504kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ainda há muito campeonato? Fomos fazer as contas

Este artigo tem mais de 5 anos

Depois do sucesso com as contas para a Liga dos Campeões, onde todos os nossos 5 favoritos chegaram aos quartos de final, decidimos agora dar uma vista de olhos na liga portuguesa.

i

ESTELA SILVA/LUSA

ESTELA SILVA/LUSA

Só já faltam cinco jornadas, mas pelas nossas contas ainda muita coisa é possível. No topo ainda “três” equipas (ok, duas…) podem chegar ao título. E mesmo a Europa, no limite, está ao alcance de… 10 equipas! Lá para baixo, os lugares da despromoção começam a estar definidos, mas ainda muita coisa pode acontecer, com três equipas com mais hipóteses de descer. Ainda assim, há 7 equipas ainda em risco de passarem a próxima época na II liga.

Comecemos pelo título. O Benfica é “claramente” o favorito, com um pouco mais de 60%, seguido do Porto, com 36%. Mas em semana de dérbi e com uma diferença pontual ainda curta, a situação pode rapidamente mudar – ainda que as probabilidades pareçam muito distantes, um jogo (ou um golo) podem fazer a diferença.

O Sporting ainda mantém uma réstia (muito ténue) de esperança, que certamente trará alguma motivação extra para o jogo deste fim-de-semana.

Curiosamente, como as coisas estão muito apertadas no topo, há uma probabilidade de 10% de que haja um empate pontual no primeiro lugar da classificação. Pelo que para ser campeão, além de ganhar, convém marcar…

A jornada que aí vem

Esta jornada promete. Será que o Sporting salva a época? É obrigatório ganhar, para manter alguma esperança, e já agora estragar a festa do rival. As probabilidades são muito semelhantes, mas o Benfica parte como ligeiro favorito apesar do jogo ser em Alvalade. No entanto, dérbi é dérbi e segundo reza a história, quem está pior ganha… será que acontece o mesmo com nosso modelo e quem tem menos probabilidade, ganha?

Outros campeonatos

E como o futebol não se resume aos três grandes e ao título, arriscamos também prever quem se qualifica para as competições europeias. O cenário mais provável é o da qualificação direta do Benfica e do FC Porto para a Champions e que o Sporting acabe em 3º lugar com Guimarães e Braga nos lugares seguintes. Tendo em conta que o Guimarães, por estar na final da Taça, tem já a presença assegurada na Liga Europa, o Marítimo aparece destacado para assegurar o lugar que falta, mas ainda assim o Rio Ave tem 10% de hipóteses e outros 4 clubes tem perto de 1% — é difícil mas não totalmente impossível.

Continuando a descer e passando para baixo da linha de água, Nacional e Tondela são os “favoritos” destacados à despromoção. Mas ainda há outras equipas que continuam sob a ameaça de uma época fora da Primeira Liga. E tendo em conta o que costuma acontecer nas últimas jornadas não são de descartar surpresas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.