A Microsoft decidiu fortalecer a aposta no ensino e lançou uma série de produtos focados na área de educação que inclui uma nova experiência, o Windows 10 S, e ainda um novo portátil, o Surface Laptop. A segurança e o trabalho em equipa são os pontos principais destes novos produtos apresentados pela Microsoft esta terça-feira.

O novo sistema operativo, o Windows 10 S, está mais focado na segurança e na partilha de informação entre estudantes e professores. Qualquer aplicação descarregada pelo utilizador disponibilizada na Windows Store passa primeiro por um processo de verificação para garantir a segurança, sendo executadas num espaço isolado para uma maior fiabilidade.

A nova versão do Windows 10 inclui ainda um pacote completo do Office 365. Com o Windows Ink e o Microsoft Edge – novo browser da Microsoft – os utilizadores vão conseguir tirar notas diretamente numa página da internet que podem partilhar com os colegas de forma mais simples.

Trabalho de equipa mais divertido

O Microsoft Teams foi desenhado para as salas de aula e vai permitir a colaboração através de um género de hub digital onde os professores e os alunos podem aprender e colaborar em conjunto. Em conjunto com as ferramentas Office, os estudantes vão poder ter um acesso mais direto e facilitado a conteúdos disponibilizados pelos professores que, por sua vez, vão conseguir avaliar diretamente um trabalho e transmitir a nota diretamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O famoso jogo Minecraft teve algumas alterações para poder ser utilizado para ensinar programação. Esta já é uma funcionalidade presente no Minecraft: Education Edition mas a Microsoft alargou este universo e enriqueceu-o com o Code Builder for Minecraft: Education Edition. Esta nova ferramenta foi criada para que os estudantes que estão a aprender a programas possam combinar o Minecraft com plataformas de programação como: Tynker, ScratchX e o MakeCode – nova plataforma desenvolvida pela Microsoft.

Surface Laptop

A família Surface recebeu mais um membro e chama-se Surface Laptop. Este equipamento vai estar disponível, em Portugal, a partir do dia 15 de junho e será o primeiro equipamento a vir de origem com o Windows 10 S instalado.

O portátil vem equipado com um processador Intel Core i5 ou i7, uma bateria capaz de se aguentar durante 14,5 horas e um ecrã de 13,5 polegadas tátil. A RAM do portátil pode variar entre os 4GB e os 16 GB. O preço base do Surface Laptop será de 1169 euros.