“É uma altura entusiasmante na tecnologia, não só para a indústria mas para o mundo.” É desta forma que Panos Panay, o diretor de produto da Microsoft, dá o pontapé de saída para o anúncio das novidades que vão chegar ao Windows 11 com a próxima atualização.

Depois de ter apresentado um Bing alimentado por inteligência artificial (IA), que consegue não só fazer pesquisas complexas como também conversar ou criar texto, o novo Bing vai passar a morar na barra de tarefas do sistema operativo da Microsoft. “Damos um grande passo em frente”, diz Panay, explicando que, em breve, “milhões de utilizadores” do Windows 11 vão ter acesso a esta nova tecnologia diretamente a partir da barra de tarefas deste sistema operativo.

Bing. Usámos o motor de pesquisa com IA da Microsoft

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, a empresa diz que também fez mudanças na barra de tarefas para incluir “uma barra de pesquisa” na base do ecrã inicial, para que “todas as necessidades de pesquisa no Windows estejam num único local, fácil de encontrar”.

Até aqui, quem quiser usar o novo Bing precisa de abrir o Edge, o navegador da Microsoft, mas quando esta novidade do Windows 11 for lançada, será possível ter esta nova forma de pesquisar com IA logo no ecrã inicial, como na imagem abaixo. A Microsoft explica que, para os utilizadores que estão na preview do Bing, basta instalar a atualização para aceder à nova caixa de pesquisa. E relembra que a opção para ficar na lista de espera para experimentar esta novidade continua disponível.

Microsoft Windows 11, atualização Bing IA

O Bing com IA vai passar a morar também na barra de tarefas do Windows 11

Mas há mais novidades além da inclusão do Bing com IA ou da barra de pesquisa renovada. No ano passado já tinha sido lançada uma ferramenta para melhorar as condições de áudio e imagem durante videochamadas que tirava partido da IA. Agora o acesso a esta ferramenta, chamada Studio Effects, muda de sítio, passando a estar nas definições de acesso rápido. A integração do Teams, a plataforma de produtividade, no Windows 11 também vai ter uma experiência renovada para aceder a videochamadas mais depressa.

Também foram feitos pequenos ajustes à experiência touch, nos equipamentos que tenham essa compatibilidade, e há mais uma aplicação a ganhar navegação por separadores, o Notepad.

Há ainda novidades para quem tem um iPhone e usa Windows, ainda que só numa forma de teste, com o Phone Link para iOS.

Estas mudanças vão chegar aos utilizadores através de atualização. Quem quiser acelerar o processo pode aceder às definições do equipamento e escolher Windows Update para procurar atualizações. A Microsoft antecipa a disponibilidade destas funcionalidades através da atualização de segurança do Windows Update de março.

Google é um “gorila” na pesquisa que a Microsoft quer “pôr a dançar” na inteligência artificial