Liga dos Campeões. E o favorito para esta noite é...

O Real Madrid, segundo o nosso modelo de probabilidades, chega a Cardiff com 65% de hipóteses de levar a taça mais cobiçada pelos clubes europeus. Mas atenção à exceção...

i

AFP/Getty Images

AFP/Getty Images

O leitor que se encoste e aproveite a final da época de futebol – ou quase, porque ainda temos a Taça das Confederações no final do mês.

Longe vão os meses de acompanhar os grandes palcos europeus numa quarta feira chuvosa. A final é sempre outra loiça, jogada no verão e ao fim de semana puxa mais para uma esplanada imperial e prato de caracóis (ou para uma cerveja dentro de um Pub enquanto chove).

Mas como olhar para o fim da época desportiva? A final não é das mais surpreendentes das últimas edições, desde o início da época que temos vaticinado o Real Madrid como o grande favorito a erguer o troféu. E a vechia singora, não sendo super favorita, esteve sempre no nosso grupo dos “5 favoritos”.

A vantagem continua do lado do “nosso” Cristiano Ronaldo y sus amigos para erguer mais um troféu. As nossas contas apontam para mais de 50% de hipóteses de isso acontecer logo nos 90 minutos regulamentares. No total (contando com possível prolongamento e penalties) isto significa que o Real Madrid tem quase 65% de hipóteses de revalidar o titulo de campeão europeu.

Mas todos sabemos que uma final é sempre uma final. Pelo que talvez o estatuto de favorito não seja assim tão importante..

Para percebermos isso um pouco melhor fomos ver como o nosso modelo se comportou no passado. Olhando para as ultimas 14 edições, vemos resultados animadores (para os espanhóis, e para as previsões do nosso modelo) já que o favorito ganhou 10 das 14 vezes.

Curiosamente uma das exceções foi a final de 2003… onde a Juventus perdeu nos penalties contra o Milan, naquela que é considerada uma das piores finais da Champions.

Será que teremos o mesmo este ano? Ou será que o nosso modelo acerta (mais uma vez)?

Por agora resta aproveitar a final e que ganhe o … mais provável!

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.