Madonna já terá conseguido comprar a sua casa em Portugal. Não em Lisboa, mas um luxuoso palacete em Sintra que estava à venda por 7,5 milhões de euros pela imobiliária Engel & Volkers, segundo a revista Nova Gente. A Quinta do Relógio, no centro da vila, tem sete quartos, sete casas de banho, três salas e um grande jardim com plantas exóticas e fontes. Com vista para o Castelo dos Mouros e localizado na mesma estrada que leva à Quinta da Regaleira, este palacete do século XVIII tem dois mil metros quadrados de área e tornou-se famoso durante o reinado do rei D. Pedro V. A venda da quinta à cantora norte-americana não foi ainda confirmada ao Observador pela agência imobiliária.

O primeiro proprietário do espaço que daria origem à quinta foi D. Fernando Maria de Sousa Coutinho Castelo Branco e Meneses, o 15º Conde de Redondo. A seguir, pertenceu a um milionário chamado Metznar que mandou construir uma torre com sinos que dava horas ao som de minuetes (danças típicas dos séculos XVI a XVIII), daí o nome por que agora é conhecida a propriedade: Quinta do Relógio. No entanto, a torre foi depois destruída em 1800 e não há pistas que permitam saber onde é que esteve erguida. Aliás, pouco se sabe sobre os primeiros tempos da Quinta: aquilo que hoje se sabe foi retirado dos desenhos dos artistas Domingos Esquioppetta e Celestino Brelaz e das notas de um aventureiro inglês que passou por Sintra, William Beckford. Nem os desenhos nem o bloco de notas se referem a uma torre, sugerindo que ela foi destruída ainda antes do início do século XIX.

A seguir, a quinta passou a pertencer ao banqueiro Thomas Horn, que pediu ao arquiteto Thiago Bradell para erguer uma moradia inspirada nos Palácio da Pena e Monserrate. A vida na Quinta do Relógio mudou em 1835, quando foi adquirida por Manuel Pinto da Fonseca, um homem muito rico também conhecido por “Monte Cristo” — saído do romance que Dumas escreveu em 1846 e que se referia à sua vida atribulada e cheia de viagens — que fez fortuna através do tráfico de escravos com o Brasil. Foi a mando de Manuel Pinto da Fonseca que se plantaram pinheiros, palmeiras, cedros, magnólias, fúscias e camélias. Mas de todas as plantas e árvores que cresciam na Quinta de Relógio, foi um dos sobreiros centenários do jardim que chamou a atenção do poeta inglês Robert Southey. Numa viagem a Sintra, o escritor escreveu:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Há (…) aqui uma árvore tão grande e tão velha que um pintor deveria vir de Inglaterra só para a ver. Os troncos e os ramos são cobertos de fetos, formando com a folhagem escura da árvore o mais pitoresco contraste”.

Todo esta exuberância foi usada no projeto do arquiteto António Manuel da Fonseca Júnior, que repensou a quinta para ter inspirações neo-árabes, como imitações de muralhas no topo da fachada e a frase “Deus é o único vencedor” escrita em árabe em três lugares nas paredes de ocre.

Quinta do Relógio. Créditos: Quinta do Relógio/ Facebook

Manuel Pinto da Fonseca era cunhado de Capitolina da Silveira Vianna, mulher do arquiteto que ergueu o palacete na Quinta do Relógio, de quem não teve filhos. Era uma mulher influente na sociedade e tinha casado em segundas núpcias com o apoiante do regime monárquico e religioso José d’Abreu do Couto d’Amorim Novaes, advogado que foi deputado, presidente da Câmara de Barcelos, governador das cidades de Aveiro, Porto e Braga e ministro da Justiça de João Franco. Capitolina pertencia à Direção da Real Associação das Creches e era organizadora da Quermesse da Real Tapada da Ajuda. Próxima à Corte, convidou D. Carlos de Bragança e D. Maria Amélia de Orléans, futuros reis de Portugal, a passar a lua de mel na Quinta do Relógio em 1886.

A mesma árvore que apaixonou Robert Southey também terá encantado D. Maria Amélia, que disse: “Vale mais a sobreira dos fetos do que Cascais e Estoril, tudo junto”. Conta-se também que D. Pedro V, passando um dia em frente à Quinta na companhia do Marquês de Sá da Bandeira e ouvindo o som de um repuxo, terá perguntado:

“Senhor, que barulho é este? Certamente é água?”. Mas o marquês terá respondido: “Não, senhor, é o sangue dos negros flagelados pelo chicote que este homem transformou em ouro”.

Quinta do Relógio. Créditos: Quinta do Relógio/ Facebook

Composta já nesta altura por vários edifícios diferenciados, mas entretanto deixada ao abandono, a Quinta do Relógio tornou-se Património da Humanidade da UNESCO em 1997 depois de ter sido formalmente incluída na Paisagem Cultural de Sintra. Em 1998 a Quinta do Relógio foi adquirida por um sueco, Christopher Berglund, que abriu o jardim ao público e decidiu restaurar o palacete e preparar várias galerias com artesanato típico da região. Também se promoveram aqui cursos de pintura e desenho dadas por Michele Silva, concertos de jazz e lançamento de obras literárias.

Foi assim até 2015. Depois, Christopher Berglund colocou a Quinta do Relógio à venda numa imobiliária. De acordo com a descrição dada pela Engel & Volkers dedicada à Quinta do Relógio, a propriedade “carece de obras substanciais de conclusão da reconstrução” que começaram a ser feitas no início do milénio. A Câmara Municipal de Sintra aprovou o projeto que permitiria tornar a propriedade habitável. Um dos planos pensados para a Quinta do Relógio era transformá-la num hotel de charme. Esse projeto foi entretanto suspenso, mas já foram feitas fundações e reforços da estrutura dos quatro pisos com lajes de metal.

Agora, a chave do palacete pode estar a caminho das mãos de Madonna.

Veja como é a mansão histórica, por fora e por dentro, na fotogaleria.