Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, fez a denúncia na terça-feira à noite: haveria um alegado esquema de corrupção na escolha de árbitros para favorecimento do Benfica. Para sustentar a ideia, leu algumas trocas de emails entre Adão Mendes, um ex-árbitro de Braga, e Pedro Guerra, diretor de conteúdos da BTV. O segundo é conhecido de todos. E o primeiro? O que se sabe de Adão Mendes?

Pedro Guerra. A vida do benfiquista que colecciona inimigos

As quatro acusações do FC Porto ao Benfica nos últimos dois meses

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se procurarmos com algum cuidado na Internet e excluirmos as notícias ligadas à recente polémica levantada pelo FC Porto, a primeira coisa que encontramos sobre Adão Mendes é a sua participação nos “Debates Impensáveis no Desporto”, organizados pelo Guimarães Turismo e que juntavam “o sindicalista e ex-árbitro e jogador de futebol”, José Antunes, sacerdote e dirigente desportivo, e Pedro Chagas Freitas, escritor.

Estávamos em março de 2013. Mas, curiosamente, Adão Mendes é mais conhecido pelo sindicalismo do que pelo futebol. Foi árbitro da principal categoria no início da década de 90 (o filho também seguiu carreira na arbitragem), passou depois para observador de árbitros e integrou o Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Braga. Antes, jogou dos infantis aos juniores no Riopele mas abandonou cedo. Aos 14 anos tinha começado também a trabalhar na empresa têxtil com o nome do clube.

Natural de Ronfe, Adão Mendes tem 66 anos. Foi coordenador da União de Sindicatos de Braga durante cerca de 30 anos, como explicou o Correio do Minho, até abandonar os órgãos nacionais da CGTP-Intersindical em 2012 “pela aplicação da regra estatutária que impede a eleição de dirigentes que cheguem à idade de reforma durante o mandato”.

Militante do PCP, católico, passou a liderar a estrutura distrital da CGTP em 1985, tendo deixado o emprego de preparador de amostras para se dedicar a 100% ao sindicalismo. Ainda de acordo com o Correio do Minho, foi presidente do Conselho Sindical Inter Regional Galiza Norte de Portugal. E ganhou a alcunha de “árbitro vermelho” exatamente pela filiação partidária.

Conselho de Disciplina abre inquérito a emails denunciados pelo FC Porto

Até ao momento, Adão Mendes não teceu qualquer comentário sobre a denúncia do FC Porto. Já Pedro Guerra irá falar no próximo domingo, num especial da TVI24 dedicado à nova polémica do futebol português.