Rádio Observador

Receitas

3 receitas de Sara Prata que não são o que parecem

245

Um bacalhau à brás sem batata, uma mousse de chocolate a fingir e uns "happy nuggets" saudáveis. O Observador pré-publica 3 receitas originais do primeiro livro de culinária da atriz Sara Prata.

Em "Prata, pratinha, pratão", a atriz e finalista do programa "MasterChef Celebridades" quis mostrar receitas saudáveis e indicadas para os mais pequenos. Por isso há até jogos e páginas para colorir pelo meio.

© Imagem retirada do livro "Prata, pratinha, pratão!"

Autor
  • Observador

Bacalhau à brás sem batata frita

Ingredientes

2 postas de bacalhau
3 ovos
2 cenouras
1 curgete
1 alho-francês
1 cebola
1 dente de alho
1 fio de azeite
salsa picada q.b.

Preparação

Comece por cozer o bacalhau. Deixe­-o arrefecer enquanto prepara a restante receita.
Faça um refogado com a cebola, um dente de alho e o azeite. Depois, adicione as cenouras, a curgete e o alho­ francês às ripas, cortados com uma mandolina. Deixe refogar tudo e junte o bacalhau às lascas.
Bata os três ovos e deite, mexendo sempre, por cima do preparado.
Junte a salsa picada no final.

© Imagem retirada do livro “Prata, pratinha, pratão!”

Mousse de chocolate fingida

Ingredientes

1 abacate bem maduro
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha
amêndoas fatiadas q.b. (para decorar)
chocolate negro em pó q.b. (para decorar)

Preparação

Bata todos os ingredientes no liquidificador, ou no processador de alimentos, até ficar uma mousse cremosa. Divida o creme em taças individuais e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos. Antes de servir, salpique com chocolate negro em pó ou amêndoas fatiadas que pode torrar para ganharem ainda mais sabor.

Dica: Em vez do extrato de baunilha pode usar uma vagem de baunilha que, depois de lhe serem tiradas as sementes, pode ser utilizada para aromatizar açúcar, mel, farinhas…

© Imagem retirada do livro “Prata, pratinha, pratão!”

Happy nuggets

Ingredientes

4 peitos de frango
1 chávena de flocos de aveia azeite para envolver
1 pitada de sal e de pimenta

© Imagem retirada do livro “Prata, pratinha, pratão!”

Preparação

Tempere os peitos de frango com uma pitada de sal e pimenta.
Pincele­-os com azeite para a aveia aderir. Espalme bem os peitos de frango na aveia até agarrar bem e coloque­-os numa travessa para levar ao forno a 180 °C por aproximadamente 15 minutos.
Sirva com chips de batata-­doce. [Receita também no livro]
Assim, pode fazer de conta que foi àquele sítio que eles adoram, mas estes é que são os verdadeiros HAPPY Nuggets!

Nota: Todas as receitas aqui publicadas servem quatro pessoas.

O livro chega esta quinta-feira às livrarias, numa edição Casa das Letras, e custa 18,90€. Os direitos de autor revertem para a Fundação do Gil.

Receitas retiradas do livro “Prata, pratinha, pratão!” (Casa das Letras), da atriz Sara Prata, finalista do programa “MasterChef Celebridades”.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Escolas

A escola é uma seca /premium

Eduardo Sá

Não podemos continuar a opor uma ideia “industrial” de escola a uma escola “ecológica”, como se não fosse possível conciliar as duas escolas, sem a educação indispensável abalroar o direito à infância

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)