Qual é a maior desvantagem de usar fato de banho na praia? As marcas, claro. Por isso é que, no verão passado, a Coração Bobo dedicou a sua primeira coleção a este básico veraneante. A solução para as barrigas brancas (neste caso, também para as partes íntimas) tem qualquer coisa de científico. A marca encontrou um tecido cinco vezes mais permeável aos raios solares do que as licras convencionais e fez disso a sua principal bandeira. Mas antes da grande boa nova, e apesar das garantias do fabricante, as fundadoras da Coração Bobo fizeram questão de experimentar elas próprias este material milagroso. “Tínhamos o tecido, fizemos uma peça e fomos para o solário ver se funcionava mesmo”, conta Rafaela Monteiro, uma das criativas por trás da marca.

Ao lado de Rafaela está Sara Santos, ambas com 26 anos. Quando a marca arrancou eram três, o mesmo trio de amigas que, anos antes, viajou para o Brasil através de um intercâmbio da faculdade. Foi lá que se aperceberam da dimensão que o mercado da moda de praia tem do outro lado do Atlântico. Em comparação, o português era uma espécie de ervilha, apesar da costa generosa. Foi aí que começaram a cozinhar tudo, antes até de sonharem que um tecido amigo do bronze pudesse existir.

De regresso, a busca por um material inteligente obrigou a muita pesquisa, dentro e fora de Portugal. Onde o encontraram, não revelam (uma espécie de receita dos Pastéis de Belém, mas agora na moda), mas sabemos que a engenhoca resulta por causa de um certo e determinado fio de poliéster. A secagem rápida é um bónus, tal como a proteção face aos raios UV, equivalente a um fator 10. O que quer dizer que, para ter o tão desejado bronze homogéneo e com zero marcas, é preciso perder um pouco mais de tempo a espalhar o protetor. Como toda a pele fica exposta, convém que o creme chegue a todo o lado.

Depois de uma primeira coleção só com fatos de banho, neste verão a Coração Bobo quis atender aos pedidos mais frequentes de 2016. A nova coleção tem também biquínis e chega finalmente ao tamanho XL. Os padrões são novos e inteiramente desenhados na casa, tal como já eram os do ano passado. Rafaela e Sara aproveitaram o último inverno para partir à conquista do outro hemisfério. Portugal continua a representar a maior fatia das vendas, se bem que a primeira incursão ao Brasil não correu nada mal. Aliás, é de lá que veio o nome da marca, mais propriamente de um êxito do cantor Alceu Valença. Para as duas amigas, o resumo perfeito do que sempre quiseram que a marca fosse: “alegria, inocência e o ser mulher”.

Com a nova campanha cá fora, fotografada nas praias da Arrábida, foi preciso arranjar solução para aquelas clientes que não compram nada sem experimentar primeiro. Além da loja online, a marca está com um showroom de verão nas Galerias de São Bento, em Lisboa, mais uma frente de negócio para as duas sócias que continuam a ter a arquitetura como ocupação principal. E parece que há uns quantos homens à espera do dia em que a Coração Bobo se volte para o mercado masculino. Eles também querem ter um bronze completo, mas vão ter de esperar até ao verão de 2017, no mínimo.

Nome: Coração Bobo
Data: 2016
Pontos de venda: loja online e Galerias de São Bento (Lisboa)
Preços: 55€ a 63€

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