Se existiu uma mudança no futebol de formação nacional na última década, a mesma esteve relacionada com a idade base de recrutamento dos jovens talentos, que nasceu de 11/12 anos para 7/8. Mas será possível saber-se se uma criança que nem à quarta classe chegou vai dar craque? Os clubes acham todos que sim. E a Nike também. De tal forma que acaba de assinar contrato de patrocínio de cinco épocas com um miúdo de nove anos.
https://www.instagram.com/p/BXAk93RB9nT/?taken-by=shanekluivert&hl=en
Mas este contrato recorde a nível de precocidade (é o europeu mais novo de sempre com este tipo de compromisso com a marca americana) não é um contrato qualquer. Pelo primeiro nome, Shane, não se vai lá. Mas pelo apelido percebe-se tudo: o pequeno jogador é filho do antigo avançado Patrick Kluivert (também ele filho de um antigo jogador, Kenneth, internacional pelo Suriname), que passou por clubes como Ajax, AC Milan, Barcelona, Newcastle, Valencia, PSV e Lille antes de ser adjunto e diretor de futebol do PSG na época 2016/17, até chegar Antero Henrique.
https://www.instagram.com/p/BV_qz_Kh51N/?taken-by=shanekluivert&hl=en
https://www.instagram.com/p/BKu7HXiAhzr/?taken-by=patrickkluivert9&hl=en
No ano passado, Justin Kluivert, também ele filho de Patrick, ganhou protagonismo ao subir com apenas 17 anos à equipa principal do Ajax; agora, o destaque vai para Shane, avançado das camadas jovens do PSG que faz a delícia de inúmeros seguidores dentro e fora de campo, através das suas páginas pessoais no Instagram (onde tem quase 130 mil seguidores) e no Youtube.
https://www.instagram.com/p/BSa4pZJFWie/?taken-by=justink_&hl=en
E como é possível haver este tipo de apostas da Nike? À semelhança da Adidas, a marca tem um departamento de recrutamento de talentos em várias modalidades, como a BBC recordou através de uma reportagem do The New York Times sobre o tema. Mas para acabar de vez a curiosidade, nada como ver alguns vídeos do prodígio…
https://www.instagram.com/p/BS6DUhyjzjv/?taken-by=patrickkluivert9&hl=en