O primeiro restyling da actual geração Honda Jazz acaba de ser antecipadamente desvendado, confirmando não só os necessários retoques na estética, mas também o lançamento de uma mais desportiva e potente versão Sport.
Visualmente, o renovado Jazz prima por uma “lavagem de rosto”, que o torna mais parecido com a nova geração Civic e da qual fazem parte uma nova grelha (denominada Solid Wing Face), novas luzes diurnas em LED integradas nos faróis, pára-choques redesenhados, além de uma nova cor, chamada Skyride Blue.
Ainda mais importante do que estas alterações é, sem dúvida, a introdução de uma nova versão, denominada Sport e que, como o próprio nome indica, dota o pequeno Jazz de um aspecto mais desportivo. Resultado da inclusão de novas jantes de 16″ em preto, um pára-choques dianteiro com uma lâmina inferior de cor vermelha (de certa forma, a procurar imitar o “irmão” Civic Type R…) e de um difusor traseiro de três alhetas, emoldurado por uma lista vermelha. Sendo que a estes pormenores desportivos juntam-se ainda, como parte do equipamento de série, luzes de nevoeiro dianteiras, saias laterais, um spoiler no topo do óculo traseiro e faróis dianteiros em LED.
Já no interior, a nova versão Jazz Sport exibe bancos pretos com listas vermelhas, além de pespontos de cor laranja no volante e na alavanca da caixa de velocidades, ambos revestidos a couro. Mantendo-se, por outro lado, a já famosa funcionalidade, traduzida, entre outros aspectos, nos 354 litros de capacidade de carga na bagageira, com os cinco lugares em utilização, ou ainda no sistema de Bancos Mágicos, que permite o transporte de objectos com um comprimento de até 2,5 metros.
Finalmente, e ao contrário dos restantes “irmãos”, que envergam um motor a gasolina i-VTEC 1,3 litros de 102 cv, o Jazz Sport apresenta um mais “imponente” 1,5 litros a gasolina de 130 cv. Bloco sobre o qual a marca nipónica não revelou ainda qualquer dado, a não ser um consumo médio oficial de 5,4 l/100 km, com emissões de CO2 de 124 g/km.
Quanto a preços, só deverão ser conhecidos mais perto da abertura do período de encomendas, previsto para Novembro, porque a entrega das primeiras unidades só deverá começar no início de 2018.