Está provado que uma boa noite de sono contribui para uma pele mais bonita. E não é preciso ter grandes conhecimentos científicos para sentir na pele os efeitos de uma noite mal dormida – a pele baça, os papos debaixo dos olhos e as linhas marcadas. Mas além destes danos visíveis, há outros que nos passam quase despercebidos. A falta de sono provoca a produção da hormona do stress (o cortisol) que leva à quebra de colagénio o que, por sua vez, reduz significativamente a elasticidade e a resistência da pele, acelerando o processo de envelhecimento.

Durante o sono as células reparam os danos ocorridos ao longo do dia. Esta reparação é oito vezes mais rápida do que quando está acordada. Há um aumento de nutrientes e oxigénio na pele – o que ajuda a estimular a regeneração celular – e a reserva de hidratação é reabastecida. É, por isso, importante ter cuidados de pele noturnos que a ajudem no seu processo de cura.

Vale mesmo a pena usar cremes de noite?

Sim, porque vão ajudar as células a trabalhar no seu melhor e optimizar o processo de regeneração celular. Além disso, é durante a noite que a pele está mais receptiva e vai absorver de forma mais eficaz os ingredientes hidratantes e anti-idade, reparar os danos, recarregar as suas capacidades antioxidantes, reabastecer as suas reservas de energia, melhorar a regeneração e, claro, aumentar as suas barreiras de proteção contra os radicais livres que atacam durante o dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • Acalma a pele dos danos que ocorreram durante o dia. Quando estamos acordados, a nossa pele está constantemente a defender-se das agressões ambientais a que está diariamente exposta (sol, poluição, vento, stress, ares condicionados) e, durante a noite, precisa de se reparar.
  • Mantém a pele hidratada. Os cremes de noite têm ingredientes mais potentes e texturas mais ricas que os de dia que, normalmente, têm ingredientes protetores e filtros solares que não precisamos enquanto dormimos. Por isso, não use um creme de dia durante a noite e opte sempre por tratamentos específicos.
  • Optimiza o relógio biológico da pele. É entre as 23h e as 6h que ocorre a regeneração celular com o pico entre a meia-noite e a uma da manhã. Por mais cansada que esteja, use sempre um creme de noite porque é quando dormimos que a função de barreira da nossa pele é menor e isso torna-a mais receptiva aos tratamentos que aplicamos.

Ou seja, quando finalmente nos acalmamos para dormir, a nossa pele acorda e começa a trabalhar arduamente. Isto significa que tudo o que fizermos e que a ajude a trabalhar melhor, só vai trazer benefícios. Utilizar cremes noturnos é como se desse à sua pele uma boa chávena de café para a ajudar a acordar e a ter energia para a sua noite movimentada.

O que procurar num creme de noite?

Qualquer que seja o seu tipo de pele, vai precisar de hidratantes e antioxidantes porque vão ajudar a reparar os danos diários. Mas há benefícios a retirar de certos ingredientes nos cremes de noite. A vitamina C, além de um potente antioxidante, é um ingrediente importante que vai estimular a pele a produzir colagénio e potencia o processo de regeneração natural da pele.

Nivea Q10plusC Anti-Rugas + Energizante Skin Sleep Cream é um cuidado de noite que combina dois poderosos antioxidantes – a Coenzima Q10 e a Vitamina C pura – que, juntos, vão trabalhar com a biologia da pele e ajudar na regeneração quando ela está mais receptiva para isso, ou seja, durante o sono.

Estudos comprovaram que a combinação de Q10 e Vitamina C pura impulsiona o metabolismo mais do que a coenzima Q10 por si só. Assim, esta combinação particular criada pelos laboratórios Nivea protege as células da pele, apoia a sua regeneração e aumenta a absorção de oxigénio das células para que a pele a respire mais profundamente durante a noite.
O resultado? Desperta a pele do rosto, combate os sinais de stress (rugas, pele baça e sem vida) e suaviza as primeiras rugas.

De manhã, a sua pele está mais desperta, suave e radiante – exatamente como depois de uma boa noite de sono.

Dicas para um sono de beleza reparador

  • Durma tranquilamente: Refrigerantes, café, tabaco e álcool são conhecidos como verdadeiros perturbadores do sono, devendo evitá-los antes de ir dormir. O ideal será beber uma chávena de chá de ervas calmantes e ouvir uma música suave.
  • Crie um oásis de paz: O seu quarto deve ser a divisão mais silenciosa da casa. A utilização de vidro isolante acústico pode ajudar a isolar-se do exterior. A ausência de luz também ajuda na produção de melatonina, hormona que regula o ritmo dia-e-noite do corpo humano.
  • Remova a maquilhagem e aplique o creme de noite: A limpeza profunda da pele à noite antes de dormir é importante, pois poros obstruídos impedem o processo de regeneração da pele. Prepara também a pele para receber o creme de noite.
  • Humidifique o quarto: O aquecimento diminui a humidade do quarto, o que pode conduzir a uma pele seca. A melhor solução será colocar uma tigela com água no aquecedor durante a noite – quanto mais quente o aquecedor estiver, mais água irá evaporar no quarto.