O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, esteve esta manhã de quarta-feira a ser ouvido no Parlamento. Durante a audição, Fernando Gomes revelou sete ameaças enviadas para os telemóveis de árbitros, esta temporada , e publicadas pelos jornais Record e O Jogo:

  1. “meu—-! Hoje vais arbitrar o teu —-! Tem juízo, se não vais ter com o Paray, fdp!”
  2. “vai te correr mal”
  3. “vaiste assustar o —-. Eles vao te matar pah”
  4. “filho duma grande p—“
  5. “Vamos te apanhar e vais ver o queq te vai custar”
  6. “Se tiveres filhos cuidado seu mouro de m—-“
  7. “o roubo de ontem vai te ficar caro seu filho duma grande p—

O presidente da FPF lamentou que estas situações sejam cada vez mais frequentes e recordou ainda que o prédio do árbitro Vasco Santos foi vandalizado, esta época.

A audição foi pedida na comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto pelo Partido Socialista, Partido Social Democrata e Bloco de Esquerda, depois de Fernando Gomes ter alertado, num artigo, para as consequências de uma “apologia do ódio” e críticas à arbitragem no futebol português.

“A Federação Portuguesa de Futebol vai aumentar a exigência em relação aos dirigentes desportivos, obrigando a um curso de formação para todos que se sentarem no banco em competições nacionais”, foi também anunciado.

O líder federativo apresentou ainda quatro outras propostas que se assumem como preponderantes para o futuro do futebol nacional: criação de uma autoridade administrativa vocacionada para a segurança e combate à violência no desporto; maior eficácia na aplicação das medidas de interdição do acesso a recintos desportivos; reavaliação da possível retirada de benefícios aos promotores na competição dos encargos com policiamento; reforço ou mudança da política de apoios ou regulação de grupos de adeptos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR