A Sábado teve acesso a vários emails internos do Benfica que estarão ligados às buscas realizadas por inspetores da Polícia Judiciária ao Estádio da Luz e a algumas casas particulares (Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves, Pedro Guerra, Adão Mendes, Nuno Cabral e Ferreira Nunes), assegurando que a Unidade Nacional Contra a Corrupção da PJ investiga as ligações entre responsáveis dos encarnados e dirigentes de várias estruturas do futebol português.
“Os factos sob investigação respeitam à suspeita da atuação de responsáveis do SLB SAD que, em conluio com personalidades do mundo do futebol e da arbitragem, procuraram exercer pressão e influência junto de responsáveis da arbitragem e outras estruturas de decisão do futebol nacional, tendo em vista influir na nomeação e classificação de árbitros nesse âmbito”, defendiam os mandados de busca dos inspetores da PJ.
Caso dos emails. Juíza diz que novas provas “adensaram as suspeitas” de crimes
Através dessa correspondência interna, a publicação dá alguns exemplos do tipo de relação existente. Como quando João Pedro Dias, antigo delegado da Liga que tinha sido suspenso por ano e meio por falsificação de relatório num caso ocorrido na Luz em 2009 entre Nuno Gomes, Paulo Gonçalves e o árbitro Pedro Henriques, pede dois bilhetes para um jogo do Benfica à direção comercial do clube. “Desenrasca, por favor (…) Safou-me a mim e ao Nuno Gomes de uma sanção, mas lixou-se. É boa gente, benfiquista indefetível”, responde o assessor jurídico dos encarnados, Paulo Gonçalves, que transformou o pedido em convite. Há ainda outros casos semelhantes com o ex-líder do Conselho de Disciplina, Herculano Lima, ou os convites para a final da Liga Europa de 2014.
Aí, segundo a Sábado, Paulo Gonçalves terá feito uma lista de pessoas que tinham “de alguma maneira ajudado a alcançar” as pretensões das águias ou “ajudado o SLB no passado”. Andreia Couto, funcionária da Liga de Clubes, Nuno Cabral, antigo delegado da Liga, e Emídio Fidalgo, “responsável pela nomeação dos delegados da Liga e decisivo nos pareceres que emitiu”, foram alguns dos que tiveram direito a esse convite.
Buscas no Benfica levam à constituição de arguido de braço direito de Luís Filipe Vieira
Há ainda um ponto novo que advém das próprias buscas da PJ e que tem a ver com a procura de documentação financeira e registos documentais das contas correntes da Benfica SAD com sociedades de advogados como a Vieira de Almeida e Associados, o que terá provocado alguma surpresa. Uma fonte ligada à investigação disse à Sábado que “está a ser pesquisada a hipótese de terem sido realizados pagamentos indiretos de clube/SAD através de prestação de serviços jurídicos a ex-árbitros e outros responsáveis ligados à arbitragem”.