Alguns utilizadores do sistema operativo do iPhone, o novo iOS 11, estão a ter uma falha misteriosa que não deixa digitar a letra “i”, em maiúscula, substituindo-a por um conjunto de caracteres estranhos. Segundo o The Guardian, em vez de aparecer um I, aparece um A e um símbolo indecifrável, em alguns casos cinco barras horizontais.

O erro surgiu há cerca de duas semanas, afetando iPhones, iPad e até computadores Mac. O problema afeta sobretudo o novo sistema operativo iOS 11, que já constará da maioria dos aparelhos, mas também terão existido alguns casos em dispositivos com o iOS 10.

Na origem do erro estará o sistema de texto preditivo que a Apple disponibiliza e que está na “nuvem”, ou seja, tira partido das contribuições de todos os utilizadores para enriquecer o dicionário das sugestões de escrita. Um exemplo prático, dado pelo The Guardian: quando o gorila Harambe foi abatido num zoo norte-americano, gerando um fenómeno viral de revolta nas redes sociais, a palavra entrou no dicionário que está na “nuvem”, pelo que os dispositivos passaram a poder sugerir uma correção caso alguém escrevesse, por exemplo, Haranbe.

O problema com a letra “i” parece afetar, sobretudo, quando se tenta escrever com letra maiúscula. O que se torna mais incómodo porque é o pronome de primeira pessoa na língua inglesa — o equivalente a “eu”.

A Apple não deu uma explicação para o problema, nem informou quando será corrigido, mas propôs uma solução temporária que passa pela configuração do texto pretitivo para substituir automaticamente “I” por “i” — fica gramaticalmente incorreto mas, pelo menos, fica legível. Nesta ligação está a solução temporária proposta pela empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR