A maior ponte de vidro do mundo abriu no final de 2017, na província de Hebei, na China. Com 488 metros de comprimento e 218 metros de altura esta promete ser uma atração que coloca os nervos à flor da pele.

Constituída por 1.077 placas de vidro, com apenas quatro centímetros de espessura, a ponte de Hongyagu é reforçada por 12 cabos que pesam 126 toneladas e foi desenhada para suportar mais de três mil pessoas, segundo a CGTN. Contudo, apenas entre 500 a 600 visitantes podem caminhar ao mesmo tempo sobre ela.

Quem quiser caminhar com a paisagem a seus pés terá de calçar, por precaução, umas capas de plástico para proteger a superfície. Ao longo da estrutura suspensa, estão vários elementos de uma equipa que pretende ajudar o público caso haja alguma dificuldade.

A ponte suspensa de vidro de Hongyagu marca a Era 2.0 das pontes de vidro, na China”, disse à CNN Yang Minghua, presidente do Grupo Bailu, que deu forma à estrutura que liga dois picos da região montanhosa do nordeste da China.

De acordo com Minghua, o projeto, que demorou três anos a ser construído, inclui a maior transparência, sendo “a mais espetacular ponte suspensa de vidro pedestre”.

Esta não é a primeira ponte suspensa de vidro que provoca um friozinho na barriga. Com 266 metros, a East Taihang Scenic Area, também em Hebei, parece que vai quebrar quando alguém caminha sobre ela.