Após mais de 17 anos na liderança executiva da TAP, Fernando Pinto vai abandonar o cargo no final deste mês. O brasileiro Antonoaldo Neves é o senhor que se segue. A notícia, avançada pelo Expresso , já foi confirmada pelo Observador e comunicada esta manhã pelo gestor aos trabalhadores da transportadora portuguesa. Nesta mensagem, Fernando Pinto descreve o tempo passou à frente da empresa portuguesa como o mais enriquecedor da sua vida profissional.

Fernando Pinto sai depois de ter cumprido a missão de privatizar a TAP, para o qual foi contratado em 2000 pelo então ministro socialista Jorge Coelho, e tendo ainda assegurado o período de transição de dois anos depois da venda ao consórcio privado Gateway. “A meta que tinha imposto a mim e à minha equipa foi finalmente atingida”, disse aos colaboradores. E permitiu iniciar um novo ciclo na TAP.

O mandato de Fernando Pinto terminou no final de 2017, pelo que a mudança não é surpreendente. “Fico enquanto a minha ajuda for precisa”, disse Fernando Pinto em novembro.

Os nomes dos novos membros do conselho de administração serão propostos pela Parpública e pelos privados da Atlantic Gateway — David Neeleman e Humberto Pedrosa — que têm 50% cada um, até ao dia 16 de janeiro, para depois haver confirmação na assembleia-geral de 31 de janeiro. Nesta assembleia, o Governo vai propor a recondução como membros do conselho de administração, Miguel Frasquilho, como presidente, Ana Macedo Silva, António Gomes Menezes, Bernando Trindade, Diogo Lacerda Machado e Esmeralda Dourado.

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Antonoaldo Neves tem 42 anos e já estava nos quadros da TAP, como “chief commercial officer“. Mas já foi presidente da Azul, a transportadora de David Neeleman no Brasil, tendo acompanhado o processo de privatização da empresa portuguesa. O gestor integrou ainda os quadros da consultora McKinsey, do qual foi sócio global.

Na hora do adeus a Fernando Pinto, Humberto Pedrosa destacou a estabilidade que conseguiu manter na empresa e “excelente capacidade de chegar a consensos”, bem como o contributo para o crescimento.

“A TAP deve muito ao trabalho realizado por Fernando Pinto e pela sua equipa de gestão. Soube guiar a companhia num período em que sobreviver era o grande desafio e fê-lo com uma estratégia inteligente de reposicionamento do hub de Lisboa e de crescimento, com novas rotas e uma posição de liderança, designadamente entre a Europa e o Brasil.”

Para David Neeleman, Fernando Pinto é um excelente gestor de aviação. “Provou isso mesmo ao conseguir manter a TAP em rota apesar da impossibilidade de injetar capital na empresa. Conhece a TAP muito bem e os seus pontos de vista serão sempre bem-vindos para nós. Sempre que posso recordo a todos que a TAP só está aqui pelo grande trabalho realizado nos últimos 17 anos”.

Também o Ministério do Planeamento e Infraestruturas manifesta “o seu inequívoco reconhecimento pelo papel que desempenhou no equilíbrio e desenvolvimento da TAP na última década e meia”,