O primeiro-ministro António Costa anunciou que a Google, a gigante tecnológica, irá abrir um centro de serviços em Oeiras. Em declarações ao Observador, o presidente da câmara do município, Isaltino Morais, revelou que este “hub tecnológico”, que se espera empregar cerca de 500 pessoas, será localizado no centro empresarial Lagoas Park. Fonte do Governo confirmou ainda que as negociações para instalação do centro da Google se iniciaram em 2016, na primeira edição da Web Summit, em Lisboa.

Google vai ter um hub tecnológico em Oeiras. Serão criados 500 empregos

Quanto às instalações do novo centro da tecnológica para serviços na Europa, Médio Oriente e África, o autarca adiantou que não serão criadas novas infraestruturas para acolher os escritórios. O hub tecnológico vai ocupar um dos edifícios já existentes do Lagoas Park. Em declarações ao Observador, Isaltino Morais afirmou que a escolha da Google pelo município é símbolo de “mais uma empresa muito importante que escolhe Oeiras”. Recentemente na Assembleia Municipal o autarca já tinha anunciado que “uma grande empresa” ia abrir escritórios no concelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O autarca adiantou ainda que este “centro de difusão para outros países” implicará uma “atualização de todo o plano estratégico do município”. No entanto, esta atualização de infraestruturas enquadrar-se-á nos trabalhos de melhoria da mobilidade e acessos ao concelho já previstos para os próximos anos.

Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit, celebra anuncio de António Costa

No seguimento da confirmação de que as conversações entre o Governo e a Google se iniciaram na que é a maior feira de tecnologia e empreendedorismo da Europa — a Web Summit — Paddy Cosgrave, o presidente executivo e fundador, partilhou o anúncio no Twiiter. Na publicação afirma que “rumores dizem que é apenas a primeira de várias grandes empresas tecnológicas a abrir um grande escritório em Lisboa [entenda-se, aqui, área metropolitana de Lisboa]”.

Fonte da Google, em declarações ao Observador sobre o trabalho que será realizado pelo centro tecnológico, apenas adiantou que a empresa “vai abrir um novo centro de operações de fornecedores em Oeiras, totalmente dedicado a fornecedores terceiros”. A mesma fonte adiantou que “muitos dos fornecedores” que atualmente trabalham com as operações da Google serão colocados neste novo centro, mas não especificou quais.