456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Espionagem

Espionagem

Espião russo é deportado ao tentar acesso ao TPI

Sergey Vladimirovich Cherkasov iniciaria um estágio no Tribunal Penal Internacional após recomendação de professor, quando foi deportado por agentes de segurança dos Países Baixos.
Guerra na Ucrânia

Kiev: político ucraniano em rede de espiões russa

Andriy Derkach terá supostamente montado uma rede de firmas de segurança privada que auxiliou vários militares russos a entrar nas cidades ucranianas durante a invasão de Moscovo.
Guerra na Ucrânia

A sabotagem russa para que Minsk entre na guerra

Serviços de informação do Ministério da Defesa da Ucrânia acreditam que mercenários russos disfarçados de civis vão explodir cidade na Bielorrússia para forjar um pretexto para a entrada na guerra.
Espionagem

Alemanha alivia vistos a trabalhadores russos

A decisão de diminuir exigência alemãs aos trabalhadores russos especializados que já estejam na Alemanha está a causar inquietação aos serviços secretos: receiam que possam ser usados como espiões.
Guerra na Ucrânia

O "falcão do Kremlin" que pode suceder a Putin

Poderoso e amigo íntimo de Putin, Nikolai Patrushev foi recrutado para o KGB aos 24 anos e nunca mais se afastou do atual Presidente. Está na sua linha de sucessão.
Guerra na Ucrânia

Aumento dos níveis de espionagem na Alemanha

O chefe do serviço de informações internas da Alemanha afirmou que os níveis de espionagem contra o país aumentaram, estando agora ao nível da espionagem praticada durante a Guerra Fria.
Guerra na Ucrânia

MI6: momento é tão "potente" como Guerra Fria

Diretor de aconselhamento ético do MI6 considera ainda que ameaças de países como a Rússia e a China atingiram um ponto visto pela última vez antes da queda do Muro de Berlim.
Noticiário

8h. Setúbal: Governo sabia de ligações à Rússia

Relatório das secretas revela que o primeiro-ministro e o Presidente da República conheciam as suspeitas de espionagem e de ligações à Rússia de associações que receberam ucranianos.
Conferência de Imprensa

Sobreviventes do Holocausto procuram abrigo alemão

O NYT conta a história de ucranianos sobreviventes do Holocausto e que agora procuram segurança na Alemanha. A caixa de pandora que é o software de espionagem Pegasus contado pelo El Mundo.
Refugiados

Portugal: paraíso para espiões russos

Moscovo usa como ninguém este recreio para espiões. Até porque aqui ninguém acredita que alguém no Kremlin esteja interessado em informações que chegam de Portugal. É o cenário perfeito.
Resposta Pronta

Pegasus vê "tudo o que entra e sai do telefone"

Membros do governo espanhol foram espiados pelo sistema Pegasus. Vice-presidente da Associação D3 explica que o software tem acesso a email, localização e câmara "mesmo com o dispositivo desligado".
Livros

Escritor britânico Jack Higgins morre aos 92 anos

O escritor britânico Henry Patterson, que escrevia com o pseudónimo Jack Higgins e era conhecido pelos seus livros de espionagem e suspense, morreu aos 92 anos, anunciou a editora HarperCollins.
Guerra na Ucrânia

Contrainformação ucraniana levou a fracasso russo

Terá sido montada antes da invasão uma operação dos serviços secretos da Ucrânia que, ao invés de expor os agentes russos do FSB, optou por transmitir aos espiões russo informação falsa.
Guerra na Ucrânia

Odessa. Crianças brincam à guerra dos adultos

A guerra transformou a vida de três crianças que brincam à guerra com "checkpoint" para vigiar espiões russos e por eles só passam quem diz as passwords que apenas os ucranianos sabem dizer.
Espionagem

Lista de 600 espiões russos divulgada pela Ucrânia

A lista, publicada em russo, dá conta de nomes, números de telemóvel, números de passaporte, matrículas e ainda "moradas de registo" dos alegados 620 espiões russos.
Guerra na Ucrânia

Jornalista basco preso na Polónia por espionagem 

Incomunicável durante quatro dias, Pablo González foi acusado de espionagem, enquanto cobria a crise de refugiados. A defesa pede a libertação imediata do jornalista basco que nasceu na Rússia.
Estados Unidos da América

"Um espião?" Galinha encontrada no Pentágono

Chelsea Jones, porta-voz da Liga de Bem-Estar Animal, disse num e-mail que não podia revelar o local exato onde a ave foi avistada: "Só podemos dizer que foi num ponto de controlo de segurança". 
Estados Unidos da América

FBI comprou software de espionagem Pegasus

O FBI comprou uma licença para utilizar o software Pegasus, mas garante nunca ter utilizado a plataforma de espionagem em nenhuma investigação. Diz que a aquisição foi apenas para "testar e avaliar".
Alemanha

Julgado cientista russo acusado de espionagem 

Num momento de alta tensão entre a Rússia e o Ocidente, Ilnur N., detido em junho passado por suspeita de atos de espionagem e de ligações a Moscovo vai sentar-se num tribunal em Munique.
Espionagem

Alemanha acusa cientista russo de espionagem

O homem terá fornecido "informação sobre os projetos de investigação na área da tecnologia aeroespacial, em particular dos vários desenvolvimentos do propulsor Ariane", afirmaram os procuradores.
Espionagem

Chefe do MI6 agradece paródia chinesa do 007

O chefe do MI6 agradeceu pela "publicidade grátis" à agência de notícias da China pela paródia que retrata um encontro entre os espiões britânicos e agentes norte-americanos pertencentes à CIA.
Polónia

Senador polaco espiado por tecnologia israelita

Donncha O'Cearbhaill, especialista do Laboratório de Segurança da Amnistia Internacional, confirmou as descobertas do Citizen Lab, depois de receber cópias de segurança brutas do telefone de Brejza.
Ciberespionagem

Grupos de ativistas pedem sanções contra Pegasus

Carta de 86 organizações a exigir sanções foi dirigida esta sexta-feira ao chefe da diplomacia da União Europeia e aos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países do bloco europeu.
Espionagem

Israel acusa caseiro de ministro de ser espião

Goren Gorochowsky, empregado doméstico do ministro da Defesa de Israel, contactou um grupo de hackers ligado ao Irão para fornecer serviços de espionagem.
Espionagem

CIA admite que perdeu o rasto a informadores

Nos últimos anos, a CIA perdeu o contacto com dezenas de informadores da agência devido a erros na preparação de missões e no recrutamento de novas fontes de informação e agentes.
Rússia

Russia rejeita recurso de suposto espião dos EUA

Whelan foi preso em 28 de dezembro de 2018 num hotel de Moscovo por supostas "atividades de espionagem" em favor dos Estados Unidos.
Robótica

Robô-artista detida por suspeita de espionagem

A robô-artista Ai-Da, que possuiu um sistema de inteligência artificial que cria arte abstrata, ficou detida durante 10 dias na alfândega do Egito, por suspeita de espionagem.
Rússia

Rússia suspende representação na NATO em Moscovo

A decisão surge após a NATO retirar as credenciais a oito membros da missão russa junto da NATO, que eram operacionais não declarados dos serviços de informações russos.
Estados Unidos da América

Caça russo interceta avião dos EUA no Mar Negro

Radares russos detetaram um alvo aéreo sobre o Mar Negro que se aproximava da fronteira. Caça Su-27 acabou por escoltar o avião norte-americano, que regressou à base em segurança.
Espionagem

UE denuncia ciberespionagem conduzida pela Rússia

Em causa estão acessos indevidos a sistemas informáticos e a contas de e-mail pessoais e roubo de dados que visaram parlamentares, funcionários, políticos, jornalistas e membros da sociedade civil.
Tribunal

Rússia considerada culpada da morte de Litvinenko

Alexander Litvinenko foi envenenado em Londres, em 2006. O tribunal considerou a Rússia responsável e decretou que terá de pagar 100 mil euros à viúva. A Rússia já disse não reconhecer a decisão.
Alemanha

Espião vendia informações à Rússia

Funcionário de embaixada britânica recebeu dinheiro, pelo menos uma vez, por fornecer informações contraterrorismo aos serviços secretos russos. Investigação foi feita pela Alemanha e Reino Unido.
Crime Informático

Chave universal criada contra ataques informáticos

Após ataques informáticos russos a milhares de empresas americanas, a empresa informática Kaseya descobriu uma "chave universal" que permitirá desbloquear as empresas paralisadas pelos ataques.
Angela Merkel

Merkel quer restrições a vigilância informática

Para a chanceler da Alemanha, estes programas informáticos "não devem ser vendidos a países onde a monitorização pela Justiça das operações (de escuta) talvez não esteja garantida".
Mundo

Polícia grega acusa membros de ONG de espionagem

A polícia grega acusou dez pessoas de tráfico humano e espionagem, quatro delas sendo membros da ONG que realizam operações de resgate no mar Egeu.
Espionagem

Jornalistas e políticos vigiados por spyware

Afinal o spyware Pegasus não serve apenas para vigiar e extrair dados de terroristas e criminosos. Uma investigação revela que pelo menos 180 jornalistas e 600 políticos tinham o telefone sinalizado.
Alemanha

Alemão detido sob suspeita de ser espião da China

O académico terá alegadamente fornecido aos serviços chineses informações "obtidas principalmente por meio dos seus numerosos contactos políticos de alto nível", ligados ao think tank que dirige.
Rússia

Rússia usou missão em Itália para criar vacina

Numa "grande operação de espionagem", como lhe chama o La Repubblica, o Kremlin recolheu informação sobre o coronavírus que veio a revelar-se essencial ao desenvolvimento da vacina Sputnik V.
Alemanha

Espionagem. Universitário russo detido na Alemanha

O detido ter-se-á reunido pelo menos três vezes com um espião russo e, em duas destas ocasiões, forneceu-lhe informações do domínio da universidade, em troca de dinheiro.
Espionagem

Mário Neves: o embaixador português e o KGB

Foi jornalista e foi também o primeiro embaixador português na antiga União Soviética. Mas além dos registos oficiais, que papel teve Mário Neves na ligação entre a URSS e Portugal no pós-25 de Abril?
Rússia

Rússia vai fornecer satélite sofisticado ao Irão

O satélite Kanopus-V, com uma câmara de alta resolução, permitirá ao Irão vigiar as instalações dos seus adversários em todo o Médio Oriente, explica o jornal, citando responsáveis em cargos nos EUA.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.