Espionagem
Rússia

Rússia diz que organização de opositor é espia

A Fundação de Combate à Corrupção foi nesta quarta-feira formalmente classificada como "agente no estrangeiro", um termo de conotação negativa na Rússia utilizado para assinalar espiões.
Timor-Leste

Timor. Grupo desafia proibição de manifestações

Um grupo desafiou o decreto que proibia manifestações em Díli, durante comemorações da independência, protestando contra o julgamento de 2 homens que denunciaram espionagem australiana a Timor-Leste.
Espionagem

China está a recrutar espiões através do LinkedIn

168
A China está a recrutar espiões nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França. E usam o LinkedIn para os encontrar. Um ex-funcionário da CIA já foi condenado. LinkedIn está a investigar.
Irão

Funcionária iraniana do British Council condenada

Detida em maio de 2018 quando visitava a família no Irão, Aras Amiri foi condenada a 10 anos de prisão por espionagem. Anousheh Ashouri, britânico-iraniana, recebeu a mesma sentença.
Timor-Leste

Timor. Gusmão pode testemunhar contra Austrália

Através das escutas, o governo australiano obteve informações que permitiriam favorecer as intenções australianas nas negociações com Timor-Leste da fronteira marítima e em zonas petrolíferas.
Edward Snowden

Edward Snowden publica memórias em setembro

Edward Snowden, que denunciou a vigilância massiva nos EUA e foi acusado de espionagem, vai publicar as suas memórias. Será editada uma versão em inglês e uma outra em francês.
Secretas

Espião "traidor" continua a ganhar 2.500 euros/mês

991
Frederico Carvalho Gil, o espião condenado por espionagem para a Rússia e corrupção passiva, continua a receber ordenado de 2.500 euros líquidos, noticia o Diário de Notícias.
Espionagem

Espionagem. Professor diz ter provas contra Huawei

Um académico norte-americano, que foi despedido de uma prestigiada universidade chinesa, disse à Lusa ter provas de os serviços de inteligência chineses têm funcionários na Huawei.
Crime

Os vizinhos de 'El Chapo' na prisão dos EUA

De acusações de terrorismo ao tráfico de droga e espionagem, 'El Chapo' deverá ficar na prisão mais segura dos Estados Unidos e vai partilhar o edifício com alguns dos reclusos mais perigosos dos EUA.
China

China põe app secreta em telemóveis de turistas

211
Uma aplicação está a ser instalada nos Android de visitantes na região de Xinjiang para espionar as informações dos turistas. Os iPhone são ligados a um leitor. Só são devolvidos uma hora depois.
Huawei

EUA. Instituto liderado por português bane Huawei

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos, com sede nos EUA e liderado por José Moura, impediu a Huawei e funcionários de participar "em certas atividades" devido à decisão de Trump.
Noruega

Jornalista norueguês reconhece "baleia espia"

Morten Vikeby garante que conhece uma beluga similar à que foi encontrada junto à Noruega com um arnês que daria para fixar uma câmara. "A baleia está a ser acusada de espionagem. Eu vou defendê-la".
Espionagem

Baleia-branca pode ser arma de espionagem russa

1300
Uma baleia-branca aproximou-se de pescadores noruegueses, que repararam que ela trazia um arnês que daria para fixar uma câmara ou uma arma. No arnês podia ler-se: "equipamento de São Petersburgo".
Estados Unidos da América

Mulher que invadiu resort de Trump será espia?

Yujing Zhang trazia consigo um detetor de sinal, várias pens USB e cartões SIM quando entrou em Mar-a-Lago. FBI investiga se faria parte de missão de espionagem chinesa.
Crime

O retrato do crime em Portugal em 2018

O Relatório Anual de Segurança de 2018, divulgado esta sexta-feira no parlamento, mostra que há menos crimes informáticos, mas o tráfico de droga, homicídios e violência doméstica aumentaram.
Cultura

Para apanhar um espião temos que pensar como um 

Há espionagem. Drama. Suspense. Saiba tudo sobre a nova série da FOX que estreia quarta-feira, 13 de março, às 22:15.
Vladimir Putin

Putin diz que desmascarou 600 espiões 

O Presidente russo afirma as agências de inteligência estrangeiras tentam obter informação sobre a Rússia. Foram detidos "129 funcionários e 465 agentes de serviços especiais estrangeiros".
Moscovo

Moscovo acusa Londres de negar acesso a ex-espião

O vice-embaixador russo na ONU disse que Londres é obrigada a permitir o acesso ao ex-espião russo e à filha para determinar se estão vivos e querem ou precisam da ajuda de Moscovo.
Espionagem

Israel. Ex-ministro condenado a 11 anos de prisão

Gonen Segev, ministro da Energia e Infraestrutura entre 1995 e 1996, foi acusado de fornecer ao Irão informações sobre a localização de instalações sensíveis de Israel e nomes de funcionários.
Rússia

Rússia recusa libertar alegado espião americano

O recurso apresentado pela defesa de Paul Whelan para ser libertado foi recusado. O norte-americano está acusado de espionagem pela Rússia e pode enfrentar uma pena até 20 anos de prisão.
Hungria

Bruria Forgách: a mãe carinhosa espia dos filhos

Bruria Forgách, conhecida por senhora Pápai, terá espiado o filho, os seus amigos e familiares durante anos a fio. A espia chegou inclusivamente a dar acesso ao apartamento de um dos filhos.
Arábia Saudita

Telemóvel espiado comprometeu Khashoggi

O programa de origem israelita Pegasus terá, alegadamente, sido instalado no telemóvel de um ativista saudita e revelado as mensagens que os dois homens trocavam.
Israel

Antigo ministro com pena de 11 anos por espionagem

Gonen Segev vai cumprir 11 anos de prisão após confessar que realizava espionagem e passava informações a um país inimigo sobre o "mercado de energia e locais de segurança em Israel".
Espionagem

Londres adverte Moscovo sobre Paul Whelan

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt, advertiu Moscovo contra um "jogo de xadrez diplomático" após a acusação por espionagem do ex-Marine Paul Whelan.
Rússia

Rússia acusa cidadão norte-americano de espionagem

O cidadão norte-americano acusado por espinagem na sexta-feira passada foi formalmente acusado pela justiça russa. Paul Whelan está em prisão preventiva, informou o seu advogado.
Espionagem

Espionagem: Russia detém cidadão norte-americano

Autoridades de Moscovo dizem que Paul Whelan foi detido quando "realizava atividades de espionagem", um delito que na Rússia é punido com penas até 20 anos de prisão
Espionagem

China nega acusações "difamatórias" dos EUA

A China classificou hoje de "difamatórias" e "sem fundamento" as acusações dos Estados Unidos contra dois piratas informáticos chineses ao serviço da principal agência de inteligência de Pequim.
Rússia

Kremlin acusa EUA de acusações infundadas

As acusações foram feitas contra a russa Maria Butina, que se declarou culpada de conspiração, nos EUA. Maria Butina incorre em seis meses de prisão e pode ser expulsa do território norte-americano.
Diplomacia

Britânico condenado em Abu Dhabi vai ser libertado

Os Emirados Árabes Unidos concederam perdão ao académico britânico Matthew Hedges, que tinha sido condenado a uma pena de prisão perpétua por espionagem depois de ter confessado ser oficial do MI-6.
Espanha

Espanha. Ex-secretária-geral do PP demite-se

Maria Dolores de Cospedal demitiu-se no seguimento do escândalo de espionagem no partido espanhol PP. Cospedal pediu a um ex-comissário da polícia informações confidenciais sobre um rival interno.
Espionagem

China exige aos EUA provas de espionagem económica

A China desafiou os EUA a apresentar provas do envolvimento de Pequim num caso de espionagem económica de um fabricante norte-americano de semicondutores por empresas chinesas e taiwanesas.
Arábia Saudita

Filho de Khashoggi saiu da Arábia Saudita

146
Salah Khashoggi, o filho mais velho do jornalista assassinado, Jamal Khashoggi, saiu da Arábia Saudita após um encontro com o príncipe herdeiro e com o rei saudita, no qual deram apertos de mão.
Jorge Silva Carvalho

Pressões e vigilâncias. Memórias do super-espião

Jorge Silva Carvalho, que ficaria conhecido como o super-espião, conta em livro como o SIS roubou as fichas de militante do PSR e lembra as guerras internas no interior dos serviços secretos.
Donald Trump

Trump diz que Putin está envolvido em assassínios

A afirmação do presidente dos EUA vem no seguimento do envenenamento de Sergei Skripal e a filha Yulia, seguido do da britânica Dawn Sturgess, em julho, devido aos efeitos da mesma substância química.
Turquia

Pastor Andrew Brunson ouvido esta sexta na Turquia

Nova audiência no processo do pastor norte-americano Andrew Brunson, num caso que tem originado fortes tensões entre Ancara e Washington, realiza-se esta sexta-feira em Esmirna, oeste da Turquia.
Reino Unido

Skripal. Suspeitos alegam que eram turistas

140
Os dois homens identificados pela polícia britânica como suspeitos de terem atacado o ex-espião Sergei Skripal deram uma entrevista. Garantem que estão inocentes e eram apenas turistas.
Benfica

Processos das claques com suspeitas de espionagem

Ex-líder do Instituto do Desporto fez queixa criminal por suspeitas de espionagem em processos disciplinares contra o Benfica. Processo foi arquivado mas chegou a ser consultado pela toupeira.
Rússia

Homens que envenenaram espião "não são criminosos"

O presidente russo, Vladimir Putin, diz que conhece os suspeitos acusados do envenenamento do espião Sergei Skripal, em Inglaterra, e que um dia eles hão-de contar a sua história.
Espionagem

Líderes mundiais acusam Rússia do caso Skripal

Donald Trump, Angela Merkel e Emmanuel Macron assinaram uma declaração conjunta a favor da posição britânica. Justin Trudeau também reiterou o seu apoio.
Espionagem

Realizador australiano condenado no Camboja

Um tribunal do Camboja condenou um realizador australiano a seis anos de prisão por espionagem, num caso em que a defesa e vários grupos de ativistas denunciaram existir "motivações políticas".
Rússia

Moscovo acusa EUA de maltratar cidadã russa

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo acusou as autoridades norte-americanas de maltratar uma cidadã russa, detida sob a acusação de ser uma agente secreta do Kremlin.
Diplomacia

Ministra australiana visita Timor após disputa

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália visita esta segunda-feira Timor-Leste para reparar as relações bilaterais, depois de uma disputa sobre receitas de gás e petróleo.
Coreia do Sul

Lee, o norte-coreano detido por vender segredos

Um desertor norte-coreano foi detido em Seúl, acusado de vender 109 informações secretas da Coreia do Sul a um país da Ásia Oriental. Agentes sul-coreanos no exterior tiveram de regressar ao país.
Diplomacia

Yulia Skripal: "Tivemos sorte em sobreviver"

Yulia Skripal, filha do ex-espião russo Sergei Skripal, falou pela primeira vez desde o envenenamento. Garante que ter sobrevivido foi "sorte" e planeia regressar à Rússia "a longo prazo".
Reino Unido

Ex-espião Serguei Skripal já teve alta hospitalar

O ex-espião russo Serguei Skripal teve alta hospitalar, anunciou esta sexta-feira o hospital de Salisbury, onde se encontrava internado desde o dia 4 de março.
Reino Unido

Skripal envenenado com até 100 gramas de novichok

O ex-espião russo Sergei Skripal e a sua filha Yulia foram envenenados com uma dose do agente nervoso russo Novichok de entre 50 e 100 gramas, quantidade superior à normal para fins científicos.
Reino Unido

Skripal. Neurotóxico estava em estado líquido

Vão ser precisos meses para limpar completamente os locais afetados na cidade de Salisbury, no sul de Inglaterra. Restaurante visitado por Skripla no dia 4 de março precisa de "limpeza especializada".
Diplomacia

Skripal. Rússia testou agente nervoso em maçanetas

Uma carta enviada pelo Governo britânico à NATO revelou que a Rússia testou o agente nervoso que envenenou os Skripal em maçanetas de portas. O ex-espião e a filha eram vigiados desde 2013.
Espionagem

Yulia Skripal recusa ajuda de embaixada russa

Em comunicado, a filha do ex-espião russo que foi envenenada no Reino Unido recusou a ajuda da embaixada russa e pediu que a prima que está na Rússia não a visite ou tente contactar.
Mundo

Filha de Skripal já saiu do hospital

Yulia Skripal teve alta do Hospital de Salisbury na segunda-feira, avança esta terça-feira a BBC. O pai, o ex-espião russo Serguei Skripal, ainda vai continuar internado.
Espionagem

Ativistas lamentam morte de animais de Skripal

Um gato persa e dois porquinhos-da-Índia que eram de Sergei Skripal morreram. Grupo ativista PETA acusa autoridades britânicas de nada terem feito para salvar os animais de estimação do ex-espião.
Espionagem

Embaixada russa critica Londres no caso Skripal

A embaixada russa em Londres denunciou falta de informação da parte dos britânicos sobre a morte do exilado russo Nikolai Glouchkov e o envenenamento do ex-agente duplo Serguei Skripal e da filha.
Espionagem

Ex-espião envenenado já não está em estado crítico

Sergei Skripal, o ex-espião russo envenenado à porta de casa por um agente nervoso, já não está em estado crítico. Esta semana, a filha de Skripal já tinha revelado que espera ter alta em breve.
Espionagem

Yulia Skripal terá dito que espera ter alta breve

Filha do antigo espião russo, que foi envenenada juntamente com o seu pai, terá dito a uma prima que estão ambos a recuperar e que espera sair do hospital em breve, de acordo com a imprensa russa.
Espionagem

Envenenamento é pretexto para "demonizar a Rússia"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia diz que o Reino Unido não pode ignorar as questões "legítimas" da Rússia e acusa o Ocidente de inventar um pretexto para "demonizar a Rússia".
Espionagem

Reino Unido sabe onde foi produzido agente nervoso

141
Serviços de segurança britânicos acreditam saber em que laboratório russo foi produzido o agente nervoso usado para atacar ex-espião russo em Salisbury. Laboratório estava sinalizado antes do ataque.
Espionagem

Skripal. Análises conhecidas na próxima semana

Resultados dos testes ao agente neurotóxico usado no envenenamento se Serguei Skripal devem estar prontos na próxima semana, mas não se sabe quais os laboratórios envolvidos na investigação.
Mundo

Skripal. Gás pode ser produzido em qualquer lado

Um perito militar químico russo afirmou esta terça-feira que o gás neurotóxico utilizado, segundo o Reino Unido para envenenar um ex-espião russo e a filha, pode ser produzido "em qualquer lado".
Rússia

Skripal. Putin quer investigação minuciosa

O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou que Moscovo quer uma investigação minuciosa ao envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido e vai pedir para fazer parte dela.
Rússia

Laboratório não confirma origem russa de veneno

186
O Defence Science and Technology Laboratory de Porton Down apenas conseguiu apurar que o químico utilizado é da família novichok e que é de calibre militar. Origem russa não foi confirmada.
União Europeia

A questão russa

A Europa, os EUA e as alianças ocidentais podem e devem defender-se, mas se o urso russo pode e deve ser confrontado, não é aconselhável encurralá-lo.
Rússia

Skripal. Rússia quer participar nas investigações

A Rússia anunciou que "nunca aceitará" os resultados da investigação da Organização para a Proibição de Armas Químicas em relação ao "caso Skripal" sem a participação de especialistas russos.
Diplomacia

Crise Skripal já envolve cerca de 300 diplomatas

A crise diplomática originada pelo envenenamento do antigo espião Sergei Skripal e da sua filha Yulia já levou à ordem de expulsão de cerca de 300 diplomatas.
Espionagem

Kasparov pede boicote ao Mundial de futebol

O ex-campeão mundial de xadrez e um dos principais opositores do Presidente da Rússia, Gary Kasparov, pediu um boicote diplomático do Mundial de futebol que começa em junho na Rússia.
Rússia

Londres analisa pedido da Rússia para ver Skripal

O Reino Unido está a analisar o pedido dos serviços consulares russos para ver a filha do antigo espião. Sergei e Yulia Skripal foram envenenados por um agente químico no início do mês em Salisbury.
Rússia

Diplomatas expulsos dos EUA de regresso a Moscovo

Os 60 diplomatas russos expulsos pelos Estados Unidos depois do envenenamento de um ex-agente duplo no Reino Unido, regressam este sábado a casa, anunciou o embaixador russo em Washington.
Espionagem

Espionagem é "ameaça real e concreta"

O relatório anual da Segurança Interna concluiu que a espionagem é uma "ameaça real e concreta" contra os interesses nacionais. O documento alerta para os ataques cibernéticos.
Relações Internacionais

Diplomacia. Reino Unido agradece a Portugal

229
O chefe da diplomacia britânico, Boris Johnson, agradeceu a Portugal "a solidariedade" para com o Reino Unido, destacando "a seriedade" da decisão de chamar o embaixador português em Moscovo.
Diplomacia

Rússia responde aos EUA e expulsa 60 diplomatas

A Rússia respondeu esta quinta-feira aos Estados Unidos e expulsou 60 diplomatas americanos, além de ter fechado o consulado em São Petersburgo, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo.
Diplomacia

Skripal. Moldávia expulsa três diplomatas russos

A Moldávia anunciou esta terça-feira que vai expulsar três diplomatas russos no âmbito da resposta internacional ao envenenamento de Serguei Skripal. NATO também anunciou expulsão de sete diplomatas
Nações Unidas

ONU não comenta expulsão de diplomatas russos

A ONU disse esta segunda-feira ter sido notificada pelos Estados Unidos sobre a expulsão de um grupo de diplomatas russos mas o porta-voz de António Guterres evitou comentar a decisão de Washington.
Reino Unido

Skripal. Londres saúda expulsão de agentes russos

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico saudou esta segunda-feira "a maior expulsão coletiva de agentes russos de sempre". "A Rússia não pode violar as regras internacionais impunemente"
Diplomacia

Rússia acusa Londres de confrontação internacional

O chefe da diplomacia russa acusou o governo de Londres de estar a arrastar os aliados do Reino Unido para "uma confrontação" com a Rússia.
Espionagem

Skripal. Rússia nega uso de químico militar

Um responsável da diplomacia russa negou que Skripal tenha sido envenenado com químico militar o ataque. "Qualquer substância tóxica militar teria feito múltiplas vítimas no local do envenenamento."
Espionagem

Novitchok. Cientista russo explica como funciona

Cientista russo diz que foi um dos criadores do programa com o nome do agente neurotóxico que terá envenenado Skripal: "Novitchok não é uma substância, é todo um sistema de armas químicas"
Reino Unido

Ex-espião. Químico posto na ventilação do carro?

Os serviços secretos britânicos acreditam que o agente neurotóxico "novichok" pode ter sido introduzido em forma de pó no sistema de ventilação do BMW de Skripal.
Rússia

Rússia: Reino Unido prova ou pede desculpa

O porta-voz do Kremlin exige que o Reino Unido prove as acusações de envolvimento russo no ataque ao ex-espião ou então peça desculpa. Theresa May vai discutir o tema na União Europeia esta semana.
Federica Mogherini

Envenenamento de Skripal é "inaceitável

A Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros considerou que o envenenamento do ex-espião russo é "inaceitável" e expressou "solidariedade" para com o Reino Unido.
Espionagem

Reino Unido abre inquérito ao homicídio de russo 

A polícia britânica anunciou a abertura de um inquérito por homicídio sobre a morte do cidadão russo exilado no Reino Unido Nikolaï Gluchkov.
Espionagem

131 pessoas expostas ao químico que matou Skripal

As pessoas expostas ao agente neurotóxico que envenenou Skripal foram contactadas pelas autoridades britâncias, mas não apresentam sintomas relacionados com o componente químico.
Reino Unido

Rússia. Imprensa acusa May de envenenar relações

Imprensa russa acusa hoje a primeira-ministra britânica, Theresa May, de "envenenar" as relações com Moscovo, ao anunciar um conjunto de sanções contra a Rússia.
Mundo

Rússia "é responsável" por envenenamento

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU afirmou que a Rússia "é responsável" pelo envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido.
Reino Unido

Moscovo acusa Londres de escolher "confrontação"

A Rússia acusou o Reino Unido de "ter feito a escolha da confrontação" ao impor sanções ao país, incluindo a expulsão de 23 diplomatas russos, e prometeu uma resposta rápida.
Reino Unido

NATO "preocupada" com envenenamento de agente

A NATO apoiou o Reino Unido no caso do envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal e responsabilizou a Rússia, prometendo ajudar nas investigações.
Rússia

Suspensão de contactos é "hostil e inaceitável"

A embaixada russa em Londres classificou como "hostil", "inaceitável" e "injustificada" a decisão britânica de suspender contactos bilaterais com Moscovo e expulsar 23 diplomatas russos.
Reino Unido

Portugal condena ataque contra ex-espião russo

O Governo português condenou "veementemente" a tentativa de assassinato de um ex-espião russo e da sua filha, no Reino Unido, e classificou o ato como "absolutamente inaceitável".
Rússia

Media britânicos proibidos na Rússia se RT fechar

Caso as transmissões do canal RT sejam canceladas no Reino Unido, "nenhum órgão de comunicação social britânico" irá trabalhar na Rússia, garante o país.
Reino Unido

Embaixada russa pede inquérito sobre envenenamento

A embaixada russa em Londres solicitou ao Governo britânico a abertura de um "inquérito conjunto" sobre o envenenamento de Serguei Skripal.
Presidente Trump

Envenenamento "tem semelhanças" com ato russo

O Presidente dos EUA considerou que o envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido "tem semelhanças" com um ato russo. Trump vai falar esta terça-feira com Theresa May.
Reino Unido

May culpa Rússia por envenenamento de espião

May diz que o envenenamento de Skripal se tratou "ou de um ataque directo" contra o Reino Unido ou de um descuido do governo de Putin. Rússia fala em "espectáculo circense no parlamento britânico".
Reino Unido

Theresa May pondera "medidas" contra a Rússia

A chefe do governo britânico reúne-se com o Conselho Nacional de Segurança para avaliar os últimos desenvolvimentos sobre o caso do envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha.
Espionagem

Agente letal em restaurante onde ex-espião comeu

Substância letal foi detetada no restaurante britânico onde o ex-espião russo Sergei Skripal e a filha comeram antes de ficarem inconscientes. Clientes e trabalhadores aconselhados a lavar pertences.
Espionagem

Militares na cidade onde ex-espião foi envenenado 

Foram enviados mais de 100 militares para a cidade onde o ex-espião russo foi envenenado. A polícia continua a investigar o crime. Sergey Skripal e a filha estão "em estado grave mas estável".
Espionagem

Agente nervoso afeta a comunicação nos neurónios

O agente químico usado contra o ex-espião russo e a filha afetam a comunicação entre neurónios mantendo o sistema nervoso "ligado" o tempo todo. Provoca convulsões, falência respitatória ou morte.
Reino Unido

Ex-espião russo envenenado por agente nervoso

130
A mulher encontrada inconsciente ao lado de Sergei Skripal é a filha do ex-espião russo. Foram envenenados por um agente nervoso, um composto químico que pode ser fatal.
Espionagem

Ex-agente Carvalhão Gil condenado por espionagem

O antigo agente Carvalhão Gil foi condenado a sete anos e quatro meses de prisão pelos crimes de espionagem e corrupção.
China

China e União Africana negam espionagem de Pequim

A China e a União Africana negaram as acusações de espionagem chinesa à sede da organização. O jornal francês Le Monde acusava o país asiático de ter instalado microfones secretos.
Espionagem

Espião Carvalhão Gil conhece veredito

O funcionário do Serviço de Informações e Segurança conhece esta sexta-feira o veredito. Frederico Carvalhão Gil é acusado de espionagem, violação do segredo de Estado e corrupção ativa e passiva.
União Africana

Embaixador chinês nega espionagem

Uma investigação do jornal francês Le Monde indica que Pequim espiou, pelo menos entre 2012 e 2017, a sede da União Africana, conclusão que o embaixador chinês diz ser "absurda".
Espionagem

Agente da CIA detido por revelar agentes secretos

Um antigo agente da CIA foi preso por ter blocos de notas com os nomes de todos os agentes infiltrados norte-americanos na China. Desde 2012 que o FBI sabia. Mas só agora algo foi feito.
Crime

Espião começou a ser julgado em Lisboa

Frederico Carvalhão Gil, acusado de espionagem e violação de segredo de Estado, começou a ser julgado esta quinta-feira em Lisboa.
Espionagem

Ex-militar americano acusado de espionagem

Kevin Mallory vendeu documentos secretos a agentes dos serviços de informações chineses, pelos quais recebeu 25 mil dólares. O antigo militar americano, de 60 anos, pode ser condenado à pena de morte.
México

México. Governo acusado de espiar telemóveis

Jornalistas, ativistas e grupos ligados a esquemas de fraude. Ninguém escapa. O governo mexicano pode estar a enviar programas de espionagem por SMS para controlar eventuais "desvios".
Espionagem

Espanha prende informático russo por ordem dos EUA

113
Perito em computadores foi detido em Barcelona, em cumprimento de mandado internacional emitido pelos Estados Unidos. Será suspeito de interferências na campanha presidencial americana.
Presidente Trump

Russos tentaram recrutar espião próximo de Trump

Três espiões russos julgados por operarem uma rede de espionagem dos EUA tentaram recrutar um dos ex-conselheiros de Trump. E ainda: um russo e um americano encontram-se secretamente nas Seychelles.
Donald Trump

Trump mantém acusação de espionagem contra Obama

Donald Trump, não pretende retirar a acusação sobre uma alegada operação de espionagem às suas comunicações ordenada pelo antecessor na Casa Branca, Barack Obama, nem desculpar-se.
Espionagem

Consulado em Frankfurt base de hackers da CIA

A Wikileaks acusa a CIA de usar o consulado norte-americano em Frankfurt como base para a Europa, Médio Oriente e África da sua armada de hackers.
WikiLeaks

CIA escuta iPhones, televisões e até carros

252
Wikileaks começou a publicar documentos que mostram as práticas e ferramentas de espionagem informática da CIA: as ferramentas com que acedia aos iPhones, televisões Samsung e Whatsapp. Entre outros.
Espionagem

Itália partilha provas sobre espião português

Autoridades italianas concordaram em enviar novas provas sobre Frederico Carvalhão Gil, o espião português detido em Roma no ano passado, incluindo os documentos que estavam na posse do espião russo.
Espionagem

Putin ridiculariza acusações de espionagem

O Presidente russo ridicularizou as informações da imprensa norte-americana que dão conta que a Rússia teria espiado Donald Trump. Para Putin quem encomendou o dossiê é pior que "prostitutas".
Presidente Trump

A (longa) história do "kompromat" russo

146
A ser verdade que as secretas russas têm vídeos comprometedores de Trump no Ritz de Moscovo, Putin está a ser Putin. E a Rússia está de volta aos dias da URSS, quando tudo isto era "kompromat".
Presidente Trump

Ex-espiões autores de relatório sobre Trump

Ex-espiões britânicos, que agora trabalham como consultores do setor privado, são os autores do relatório explosivo sobre as ligações à Rússia do Presidente norte-americano eleito, Donald Trump.
Espionagem

Itália atrasa acusação do espião português

As autoridades italianas ainda não enviaram ao Ministério Público as provas apreendidas ao espião russo, a quem Carvalhão Gil estaria a vender informações secretas, quando foram detidos em flagrante.
Espionagem

Negócios de ex-espiões. Bloco questiona governo

Deputado do Bloco de Esquerda José Manuel Pureza questionou o Governo sobre artigo publicado pelo Diário de Notícias, segundo o qual há antigos espiões a venderem segredos a políticos e empresários.
Espionagem

Antigo espião até quer vender serviços ao Estado

210
Ex-espião deseja que a sua empresa venda serviços de informações ao Estado, como os operadores privados norte-americanos fizeram no Iraque. Ruben Ribeiro foi do SIED mas nem chegou a quadro dirigente.
Secretas

Ex-espiões criam empresa para vender informações

1049
"Conseguimos em poucas horas saber tudo ou quase tudo sobre alguém", garante um dos fundadores ao DN. Vendem serviços de Intelligence para ajudar políticos e empresários a "neutralizar ameaças".
Espionagem

A história de Ana Montes, a espia cubana nos EUA

Ana Montes, funcionária do Pentágono, foi espia de Cuba durante 17 anos. Condenada a 25 anos de prisão em 2002, a sua história é pouco conhecida. Agora o FBI desclassificou documentos sobre o caso.
Secretas

Espião detido vai negar crime de espionagem

O funcionário do SIS detido a 21 de maio em Roma por alegada espionagem e outros crimes vai refutar as imputações do Ministério Público quando for interrogado pelo Tribunal Central de Instrução Criminal, admitiu à agência Lusa o seu advogado.
Espionagem

Espião detido em Itália já está em Portugal

Frederico Carvalhão Gil foi detido em Itália em flagrante delito quando vendia informações classificadas a outro espião russo. Aterrou esta noite em Lisboa, onde tinha inspetores da PJ à espera.
Secretas

Espião extraditado para Portugal no fim de semana

O agente do SIS Frederico Carvalhão Gil, que foi detido a vender informações secretas da NATO a um espião russo, vai ser extraditado para Portugal este fim de semana.
Espionagem

Elas estavam numa relação com um espião

Elas estavam numa relação com homens que as usaram para obter informações. Agora, sete mulheres denunciaram as práticas da Scotland Yard. Que lhes pediu desculpa.
Comunismo

Cortina de silêncio em torno de Arquivos Mitrokhin

242
As provas apresentados no Expresso e no meu livro são mais do que suficientes para que as nossas autoridades se interessassem pela espionagem do KGB, mas tudo continua perdido numa cortina de silêncio
Espionagem

Kim Philby: o vídeo secreto de uma aula na Stasi

Um vídeo inédito mostra o mais infame espião inglês durante uma conferência na Alemanha de Leste. O espião do KGB explica como serviu de agente duplo para a União Soviética durante anos.
Espionagem

Agente secreto triplo condenado a 8 anos de prisão

Espião alemão condenado a oito anos de prisão por divulgar documentos confidenciais a serviços secretos de outros países. O espião afirmou ao tribunal que procurava "uma experiência entusiasmante".
Estado Islâmico

EUA: Estado Islâmico já é ameaça mundial

O diretor dos serviços de informações dos EUA disse que o grupo Estado Islâmico se tornou a principal ameaça terrorista mundial com uma "crescente capacidade".
Espionagem

Estaline e as técnicas de espionagem... com cheiro

Um ex-agente soviético revelou que a polícia secreta de Estaline recorria a técnicas pouco convencionais de espionagem. O líder chinês Mao Tsé-Tung foi alegadamente um dos espiados através das fezes.
Espionagem

China detém japonês por espionagem

O Governo do Japão confirmou que as autoridades chinesas prenderam um terceiro cidadão nipónico e detiveram outro por suspeita de espionagem.
Estados Unidos da América

EUA libertam espião Pollard, herói em Israel

Jonathan Pollard, um judeu norte-americano espião pago por Israel, saiu da prisão nos Estados Unidos, após 30 anos de uma reclusão considerada excessiva pelo Estado hebreu.
Espionagem

Venezuela entrega aos EUA protesto por espionagem

O governo venezuelano entregou aos Estados Unidos uma nota de protesto, por uma alegada espionagem feita pelos norte-americanos à empresa venezuelana Petróleos de Venezuela SA.
Economia

Alemanha "espiou sistematicamente" países aliados

Os serviços secretos alemães "espiaram sistematicamente" países aliados e várias organizações de todo o mundo, noticiou o semanário alemão Der Spiegel.
Cinema

10 coisas que talvez não saiba sobre James Bond

263
Um gato que urina, uma cerveja solitária e um biquíni com defeito. O novo 007 estreia a 5 de Novembro e você acha que sabe tudo sobre o agente secreto mais famoso do mundo? Veja aqui se sabe mesmo.
Espionagem

O agente secreto

No nosso comércio com os humanos, tomamos como adquirido que as outras pessoas não estão sempre a reparar em coisas em que nós não reparamos, e a ouvir tudo com muita atenção.
Irão

Irão. Jornalista do Washington Post condenado

Jason Rezaian, jornalista do Washington Post e correspondente do jornal em Teerão foi condenado por espionagem e enfrenta uma pena de 10 a 20 anos na prisão. Rezaian está detido desde o ano passado.
Redes Sociais

Edward Snowden abriu conta no Twitter

Em três horas, o responsável pela maior fuga de informação da história caminha em direção aos 500 mil seguidores. Para já, muito humor e farpas à NSA.
Crime Informático

EUA e China: acordo para o fim dos ciberataques

Estados Unidos anunciaram hoje ter chegado a acordo com a China para que nenhum dos dois países realize ciberataques ao setor privado um do outro para benefício comercial.
Direitos Humanos

Snowden critica Rússia, para onde "não queria ir"

122
Edward Snowden criticou hoje as limitações à liberdade de expressão na Rússia, país onde se refugiou e para onde explicou que "nunca teve intenção de ir".
Diplomacia

EUA exigem a Pequim o fim de actividades secretas

Os Estados Unidos exigiram ao Governo de Pequim que ponha fim às atividades secretas dos agentes que estão a operar em território norte-americano para repatriar cidadãos chineses procurados na China.
Reino Unido

Putin "mandou matar" Alexander Litvinenko em 2006

674
Quase nove anos após a morte de Alexander Litvinenko, em Londres, após beber um chá com polónio, a justiça britânica concluiu que o governo russo esteve diretamente envolvido no processo.
WikiLeaks

EUA também espiaram Japão

Os Estados Unidos espiaram responsáveis governamentais japoneses, empresas e o governador do Banco do Japão, anunciou o 'site' WikiLeaks.
Estados Unidos da América

NSA vai eliminar registos telefónicos antigos

A Agência de Segurança Nacional, que tem sido alvo de polémica por espiar chamadas privadas de cidadãos, vai destruir milhares de registos de chamadas antigas.
Espionagem

Pequim suspeita que CIA usou casinos de Macau

Um relatório "altamente confidencial", datado de junho de 2010, mostra que Pequim acreditava que os casinos da Las Vegas Sands estariam a trabalhar com a CIA, em manobras de espionagem.
Espionagem

NSA: Alemanha exige explicações aos EUA

Novas revelações sobre a espionagem da NSA ao ministro dos Negócios Estrangeiros alemão enfurecem o Governo alemão. Mais um caso por esclarecer.
Diplomacia

Três republicanos contra embaixada cubana nos EUA

Os congressistas republicanos do estado da Florida Ileana Ros-Lehtinen, Mario Díaz-Balart e Carlos Curbelo manifestaram hoje a sua oposição à reabertura da embaixada de Cuba nos EUA.
WikiLeaks

John Kerry nega que EUA estejam a espiar Hollande

Secretário de estado norte-americano John Kerry garante "absolutamente" que os EUA não estão a espiar o presidente francês nem outro chefe de estado "amigo" da Casa Branca.
WikiLeaks

Satélites alemães suspeitos nas escutas em França

Siglas indicam que escutas foram feitas com equipamento não americano. Casa Branca diz que as comunicações francesas não são alvo da NSA e o Eliseu considerou "inaceitável" a espionagem entre aliados.
WikiLeaks

EUA não dizem se espiaram presidentes franceses 

Os Estados Unidos recusaram hoje confirmar ou negar os relatos da Wikileaks de que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos tenha espiado três presidentes franceses.
WikiLeaks

Hollande reúne Defesa por causa de escutas dos EUA

EUA espiaram, pelo menos entre 2006 e 2012, os três últimos presidentes franceses, Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy e François Hollande, segundo documentos da Wikileaks.
Alemanha

Computador de Merkel alvo em ataque informático

O computador do escritório da chanceler alemã, Angela Merkel, terá sido afetado no ataque informático contra o parlamento alemão, noticiou hoje o semanário "Bild am Sonntag".
Espionagem

Alemanha encerra investigação a escutas a Merkel

As autoridades judiciais alemãs decidiram encerrar a investigação sobre as alegadas escutas ao telemóvel da chanceler alemã, Angela Merkel, pela Agência de Segurança Nacional norte-americana.
Espionagem

Snowden: governos pouco reagiram, 2 anos depois 

Dois anos depois de Edward Snowden expor a vigilância em massa,os governos não só os mantêm vigentes como procuram expandi-los, denunciam a Amnistia Internacional e a Privacy Internacional.
Estados Unidos da América

Obama promulga reforma da NSA

O Presidente dos Estados Unidos promulgou, na noite de terça-feira, a reforma da lei que reduz os poderes à Agência de Segurança Nacional (NSA), horas depois da sua adoção pelo Senado norte-americano.
Estados Unidos da América

NSA com poderes reduzidos

O Senado dos Estados Unidos aprovou a reforma que reduz os poderes à Agência de Segurança Nacional (NSA), incluindo o da recolha de dados telefónicos autorizado após os atentados de 11 de setembro.
Espionagem

Bélgica investiga espionagem alemã

A Bélgica iniciou uma investigação depois das revelações sobre alegada espionagem conduzida pelos serviços secretos alemães, que se terá registado nos últimos anos em vários países Europeus.
Economia

“Queremos ajudar a manter o equilíbrio social"

Em entrevista, o MNE alemão diz que Portugal "é um exemplo para a Europa", admite que só a negociação deu à UE "grandes avanços" na resolução da crise. E vê com ceticismo o conflito Rússia-Ucrânia.
Espionagem

Chineses acusados de espionar tecnologia dos EUA

O Governo norte-americano acusou seis chineses, entre eles dois professores universitários, de roubarem a FBAR, dispositivo que permite filtrar sinais indesejados, para beneficiar empresas chinesas.
Espionagem

NSA pediu à Alemanha para espiarem a Siemens

Depois do Governo francês, Comissão Europeia e a Airbus, jornal alemão diz agora que a NSA pediu às secretas alemãs para espionarem a Siemens, por suspeita de fornecer comunicações às secretas russas.
Mundo

USA. Tribunal torna ilegal recolha de dados da NSA

A recolha de dados telefónicos de milhões de cidadãos norte-americanos pela Agência de Segurança Nacional (NSA) foi declarada ilegal por um tribunal federal dos Estados Unidos da América.
Alemanha

Oposição alemã ameaça processar Governo de Merkel

Polémica sobre escutas alemãs a França e troca de informação com serviços secretos norte-americanos levam oposição a pedir esclarecimentos ao Governo. Sem respostas, ameaçam avançar para tribunal.
Diplomacia

Austrália devolve a Timor documentos de espionagem

258
Governo australiano aceitou devolver a Timor-Leste documentos timorenses que confiscou numa rusga aos escritórios de um advogado em Camberra em 2013.
Comissão Europeia

Juncker quer que a Alemanha esclareça espionagem

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou em Bruxelas esperar que a Alemanha esclareça as suspeitas de os seus serviços secretos terem espiado, por conta dos EUA, funcionários europeus.
Espionagem

Alemanha espiou França e a Comissão Europeia

303
Os serviços secretos alemães terão espiado o Presidente francês e o Ministério dos Negócios Estrangeiros desse mesmo país. As escutas chegaram mesmo à Comissão Europeia.
A página está a demorar muito tempo.