Espionagem

Espanha

Espanha. Ex-secretária-geral do PP demite-se

Maria Dolores de Cospedal demitiu-se no seguimento do escândalo de espionagem no partido espanhol PP. Cospedal pediu a um ex-comissário da polícia informações confidenciais sobre um rival interno.
Espionagem

China exige aos EUA provas de espionagem económica

A China desafiou os EUA a apresentar provas do envolvimento de Pequim num caso de espionagem económica de um fabricante norte-americano de semicondutores por empresas chinesas e taiwanesas.
Arábia Saudita

Filho de Khashoggi saiu da Arábia Saudita

146
Salah Khashoggi, o filho mais velho do jornalista assassinado, Jamal Khashoggi, saiu da Arábia Saudita após um encontro com o príncipe herdeiro e com o rei saudita, no qual deram apertos de mão.
Jorge Silva Carvalho

Pressões e vigilâncias. Memórias do super-espião

Jorge Silva Carvalho, que ficaria conhecido como o super-espião, conta em livro como o SIS roubou as fichas de militante do PSR e lembra as guerras internas no interior dos serviços secretos.
Donald Trump

Trump diz que Putin está envolvido em assassínios

A afirmação do presidente dos EUA vem no seguimento do envenenamento de Sergei Skripal e a filha Yulia, seguido do da britânica Dawn Sturgess, em julho, devido aos efeitos da mesma substância química.
Turquia

Pastor Andrew Brunson ouvido esta sexta na Turquia

Nova audiência no processo do pastor norte-americano Andrew Brunson, num caso que tem originado fortes tensões entre Ancara e Washington, realiza-se esta sexta-feira em Esmirna, oeste da Turquia.
Reino Unido

Skripal. Suspeitos alegam que eram turistas

140
Os dois homens identificados pela polícia britânica como suspeitos de terem atacado o ex-espião Sergei Skripal deram uma entrevista. Garantem que estão inocentes e eram apenas turistas.
Benfica

Processos das claques com suspeitas de espionagem

Ex-líder do Instituto do Desporto fez queixa criminal por suspeitas de espionagem em processos disciplinares contra o Benfica. Processo foi arquivado mas chegou a ser consultado pela toupeira.
Rússia

Homens que envenenaram espião "não são criminosos"

O presidente russo, Vladimir Putin, diz que conhece os suspeitos acusados do envenenamento do espião Sergei Skripal, em Inglaterra, e que um dia eles hão-de contar a sua história.
Espionagem

Líderes mundiais acusam Rússia do caso Skripal

Donald Trump, Angela Merkel e Emmanuel Macron assinaram uma declaração conjunta a favor da posição britânica. Justin Trudeau também reiterou o seu apoio.
Espionagem

Realizador australiano condenado no Camboja

Um tribunal do Camboja condenou um realizador australiano a seis anos de prisão por espionagem, num caso em que a defesa e vários grupos de ativistas denunciaram existir "motivações políticas".
Rússia

Moscovo acusa EUA de maltratar cidadã russa

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo acusou as autoridades norte-americanas de maltratar uma cidadã russa, detida sob a acusação de ser uma agente secreta do Kremlin.
Diplomacia

Ministra australiana visita Timor após disputa

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália visita esta segunda-feira Timor-Leste para reparar as relações bilaterais, depois de uma disputa sobre receitas de gás e petróleo.
Coreia do Sul

Lee, o norte-coreano detido por vender segredos

Um desertor norte-coreano foi detido em Seúl, acusado de vender 109 informações secretas da Coreia do Sul a um país da Ásia Oriental. Agentes sul-coreanos no exterior tiveram de regressar ao país.
Diplomacia

Yulia Skripal: "Tivemos sorte em sobreviver"

Yulia Skripal, filha do ex-espião russo Sergei Skripal, falou pela primeira vez desde o envenenamento. Garante que ter sobrevivido foi "sorte" e planeia regressar à Rússia "a longo prazo".
Reino Unido

Ex-espião Serguei Skripal já teve alta hospitalar

O ex-espião russo Serguei Skripal teve alta hospitalar, anunciou esta sexta-feira o hospital de Salisbury, onde se encontrava internado desde o dia 4 de março.
Reino Unido

Skripal envenenado com até 100 gramas de novichok

O ex-espião russo Sergei Skripal e a sua filha Yulia foram envenenados com uma dose do agente nervoso russo Novichok de entre 50 e 100 gramas, quantidade superior à normal para fins científicos.
Reino Unido

Skripal. Neurotóxico estava em estado líquido

Vão ser precisos meses para limpar completamente os locais afetados na cidade de Salisbury, no sul de Inglaterra. Restaurante visitado por Skripla no dia 4 de março precisa de "limpeza especializada".
Diplomacia

Skripal. Rússia testou agente nervoso em maçanetas

Uma carta enviada pelo Governo britânico à NATO revelou que a Rússia testou o agente nervoso que envenenou os Skripal em maçanetas de portas. O ex-espião e a filha eram vigiados desde 2013.
Espionagem

Yulia Skripal recusa ajuda de embaixada russa

Em comunicado, a filha do ex-espião russo que foi envenenada no Reino Unido recusou a ajuda da embaixada russa e pediu que a prima que está na Rússia não a visite ou tente contactar.
Mundo

Filha de Skripal já saiu do hospital

Yulia Skripal teve alta do Hospital de Salisbury na segunda-feira, avança esta terça-feira a BBC. O pai, o ex-espião russo Serguei Skripal, ainda vai continuar internado.
Espionagem

Ativistas lamentam morte de animais de Skripal

Um gato persa e dois porquinhos-da-Índia que eram de Sergei Skripal morreram. Grupo ativista PETA acusa autoridades britânicas de nada terem feito para salvar os animais de estimação do ex-espião.
Espionagem

Embaixada russa critica Londres no caso Skripal

A embaixada russa em Londres denunciou falta de informação da parte dos britânicos sobre a morte do exilado russo Nikolai Glouchkov e o envenenamento do ex-agente duplo Serguei Skripal e da filha.
Espionagem

Ex-espião envenenado já não está em estado crítico

Sergei Skripal, o ex-espião russo envenenado à porta de casa por um agente nervoso, já não está em estado crítico. Esta semana, a filha de Skripal já tinha revelado que espera ter alta em breve.
Espionagem

Yulia Skripal terá dito que espera ter alta breve

Filha do antigo espião russo, que foi envenenada juntamente com o seu pai, terá dito a uma prima que estão ambos a recuperar e que espera sair do hospital em breve, de acordo com a imprensa russa.
Espionagem

Envenenamento é pretexto para "demonizar a Rússia"

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia diz que o Reino Unido não pode ignorar as questões "legítimas" da Rússia e acusa o Ocidente de inventar um pretexto para "demonizar a Rússia".
Espionagem

Reino Unido sabe onde foi produzido agente nervoso

141
Serviços de segurança britânicos acreditam saber em que laboratório russo foi produzido o agente nervoso usado para atacar ex-espião russo em Salisbury. Laboratório estava sinalizado antes do ataque.
Espionagem

Skripal. Análises conhecidas na próxima semana

Resultados dos testes ao agente neurotóxico usado no envenenamento se Serguei Skripal devem estar prontos na próxima semana, mas não se sabe quais os laboratórios envolvidos na investigação.
Mundo

Skripal. Gás pode ser produzido em qualquer lado

Um perito militar químico russo afirmou esta terça-feira que o gás neurotóxico utilizado, segundo o Reino Unido para envenenar um ex-espião russo e a filha, pode ser produzido "em qualquer lado".
Rússia

Skripal. Putin quer investigação minuciosa

O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou que Moscovo quer uma investigação minuciosa ao envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido e vai pedir para fazer parte dela.
Rússia

Laboratório não confirma origem russa de veneno

186
O Defence Science and Technology Laboratory de Porton Down apenas conseguiu apurar que o químico utilizado é da família novichok e que é de calibre militar. Origem russa não foi confirmada.
União Europeia

A questão russa

A Europa, os EUA e as alianças ocidentais podem e devem defender-se, mas se o urso russo pode e deve ser confrontado, não é aconselhável encurralá-lo.
Rússia

Skripal. Rússia quer participar nas investigações

A Rússia anunciou que "nunca aceitará" os resultados da investigação da Organização para a Proibição de Armas Químicas em relação ao "caso Skripal" sem a participação de especialistas russos.
Diplomacia

Crise Skripal já envolve cerca de 300 diplomatas

A crise diplomática originada pelo envenenamento do antigo espião Sergei Skripal e da sua filha Yulia já levou à ordem de expulsão de cerca de 300 diplomatas.
Espionagem

Kasparov pede boicote ao Mundial de futebol

O ex-campeão mundial de xadrez e um dos principais opositores do Presidente da Rússia, Gary Kasparov, pediu um boicote diplomático do Mundial de futebol que começa em junho na Rússia.
Rússia

Londres analisa pedido da Rússia para ver Skripal

O Reino Unido está a analisar o pedido dos serviços consulares russos para ver a filha do antigo espião. Sergei e Yulia Skripal foram envenenados por um agente químico no início do mês em Salisbury.
Rússia

Diplomatas expulsos dos EUA de regresso a Moscovo

Os 60 diplomatas russos expulsos pelos Estados Unidos depois do envenenamento de um ex-agente duplo no Reino Unido, regressam este sábado a casa, anunciou o embaixador russo em Washington.
Espionagem

Espionagem é "ameaça real e concreta"

O relatório anual da Segurança Interna concluiu que a espionagem é uma "ameaça real e concreta" contra os interesses nacionais. O documento alerta para os ataques cibernéticos.
Relações Internacionais

Diplomacia. Reino Unido agradece a Portugal

229
O chefe da diplomacia britânico, Boris Johnson, agradeceu a Portugal "a solidariedade" para com o Reino Unido, destacando "a seriedade" da decisão de chamar o embaixador português em Moscovo.
Diplomacia

Rússia responde aos EUA e expulsa 60 diplomatas

A Rússia respondeu esta quinta-feira aos Estados Unidos e expulsou 60 diplomatas americanos, além de ter fechado o consulado em São Petersburgo, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo.
Diplomacia

Skripal. Moldávia expulsa três diplomatas russos

A Moldávia anunciou esta terça-feira que vai expulsar três diplomatas russos no âmbito da resposta internacional ao envenenamento de Serguei Skripal. NATO também anunciou expulsão de sete diplomatas
Nações Unidas

ONU não comenta expulsão de diplomatas russos

A ONU disse esta segunda-feira ter sido notificada pelos Estados Unidos sobre a expulsão de um grupo de diplomatas russos mas o porta-voz de António Guterres evitou comentar a decisão de Washington.
Reino Unido

Skripal. Londres saúda expulsão de agentes russos

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico saudou esta segunda-feira "a maior expulsão coletiva de agentes russos de sempre". "A Rússia não pode violar as regras internacionais impunemente"
Diplomacia

Rússia acusa Londres de confrontação internacional

O chefe da diplomacia russa acusou o governo de Londres de estar a arrastar os aliados do Reino Unido para "uma confrontação" com a Rússia.
Espionagem

Skripal. Rússia nega uso de químico militar

Um responsável da diplomacia russa negou que Skripal tenha sido envenenado com químico militar o ataque. "Qualquer substância tóxica militar teria feito múltiplas vítimas no local do envenenamento."
Espionagem

Novitchok. Cientista russo explica como funciona

Cientista russo diz que foi um dos criadores do programa com o nome do agente neurotóxico que terá envenenado Skripal: "Novitchok não é uma substância, é todo um sistema de armas químicas"
Reino Unido

Ex-espião. Químico posto na ventilação do carro?

Os serviços secretos britânicos acreditam que o agente neurotóxico "novichok" pode ter sido introduzido em forma de pó no sistema de ventilação do BMW de Skripal.
Rússia

Rússia: Reino Unido prova ou pede desculpa

O porta-voz do Kremlin exige que o Reino Unido prove as acusações de envolvimento russo no ataque ao ex-espião ou então peça desculpa. Theresa May vai discutir o tema na União Europeia esta semana.
Federica Mogherini

Envenenamento de Skripal é "inaceitável

A Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros considerou que o envenenamento do ex-espião russo é "inaceitável" e expressou "solidariedade" para com o Reino Unido.
Espionagem

Reino Unido abre inquérito ao homicídio de russo 

A polícia britânica anunciou a abertura de um inquérito por homicídio sobre a morte do cidadão russo exilado no Reino Unido Nikolaï Gluchkov.
Espionagem

131 pessoas expostas ao químico que matou Skripal

As pessoas expostas ao agente neurotóxico que envenenou Skripal foram contactadas pelas autoridades britâncias, mas não apresentam sintomas relacionados com o componente químico.
Reino Unido

Rússia. Imprensa acusa May de envenenar relações

Imprensa russa acusa hoje a primeira-ministra britânica, Theresa May, de "envenenar" as relações com Moscovo, ao anunciar um conjunto de sanções contra a Rússia.
Mundo

Rússia "é responsável" por envenenamento

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU afirmou que a Rússia "é responsável" pelo envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido.
Reino Unido

Moscovo acusa Londres de escolher "confrontação"

A Rússia acusou o Reino Unido de "ter feito a escolha da confrontação" ao impor sanções ao país, incluindo a expulsão de 23 diplomatas russos, e prometeu uma resposta rápida.
Reino Unido

NATO "preocupada" com envenenamento de agente

A NATO apoiou o Reino Unido no caso do envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal e responsabilizou a Rússia, prometendo ajudar nas investigações.
Rússia

Suspensão de contactos é "hostil e inaceitável"

A embaixada russa em Londres classificou como "hostil", "inaceitável" e "injustificada" a decisão britânica de suspender contactos bilaterais com Moscovo e expulsar 23 diplomatas russos.
Reino Unido

Portugal condena ataque contra ex-espião russo

O Governo português condenou "veementemente" a tentativa de assassinato de um ex-espião russo e da sua filha, no Reino Unido, e classificou o ato como "absolutamente inaceitável".
Rússia

Media britânicos proibidos na Rússia se RT fechar

Caso as transmissões do canal RT sejam canceladas no Reino Unido, "nenhum órgão de comunicação social britânico" irá trabalhar na Rússia, garante o país.
Reino Unido

Embaixada russa pede inquérito sobre envenenamento

A embaixada russa em Londres solicitou ao Governo britânico a abertura de um "inquérito conjunto" sobre o envenenamento de Serguei Skripal.
Presidente Trump

Envenenamento "tem semelhanças" com ato russo

O Presidente dos EUA considerou que o envenenamento de um ex-espião russo no Reino Unido "tem semelhanças" com um ato russo. Trump vai falar esta terça-feira com Theresa May.
Reino Unido

May culpa Rússia por envenenamento de espião

May diz que o envenenamento de Skripal se tratou "ou de um ataque directo" contra o Reino Unido ou de um descuido do governo de Putin. Rússia fala em "espectáculo circense no parlamento britânico".
Reino Unido

Theresa May pondera "medidas" contra a Rússia

A chefe do governo britânico reúne-se com o Conselho Nacional de Segurança para avaliar os últimos desenvolvimentos sobre o caso do envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha.
Espionagem

Agente letal em restaurante onde ex-espião comeu

Substância letal foi detetada no restaurante britânico onde o ex-espião russo Sergei Skripal e a filha comeram antes de ficarem inconscientes. Clientes e trabalhadores aconselhados a lavar pertences.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)