Numa altura em que os cuidados de pele estão cada vez mais enraizados na mulher, tem havido uma enorme demanda pela procura de produtos de maquilhagem que também tenham benefícios. E isto não é uma moda passageira. Talvez tudo tenha começado com os BB Creams e o conceito de coberturas hidratantes, mas foi apenas o gatilho para uma nova consciência na forma de maquilhar. Se antigamente as mulheres apenas confiavam na maquilhagem para esconder algumas falhas, hoje em dia já procuram produtos que consigam melhorar a pele, dar-lhe um aspecto mais natural e protegê-la.

E felizmente isto também está a mudar a indústria da beleza. Cada vez mais marcas apostam em ter nas suas linhas bases que contenham cobertura, protetor solar e hidratante. Além de facilitar a nossa rotina matinal, tornam a maquilhagem mais uma camada de proteção entre a nossa pele e o ambiente. Hoje em dia já temos máscaras que fortalecem as pestanas, pós que hidratam, bases que protegem do sol e produtos com ingredientes antioxidantes que não fazem se não bem.

A pergunta já não é “que produtos é que têm benefícios para a pele?” mas sim “que produtos é que ainda não têm benefícios para a pele?”. Muitas marcas estão um passo à frente e já têm linhas extraordinárias livres de químicos, embaladas com antioxidantes e muitas vitaminas e minerais. Aquela antiga ideia de que usávamos maquilhagem para esconder os problemas de pele causados exatamente por ela é apenas isso: uma ideia antiga. O mundo muda e a tecnologia vai acompanhando as mudanças. E a maquilhagem é agora também um cuidado de pele – se souber escolhê-la bem.

Antes de comprar um qualquer produto que prometa milagres, leia os rótulos. É preciso que um produto tenha realmente uma boa percentagem de um ingrediente-chave para fazer a diferença. Assim, terá de estar listado nos primeiros lugares porque as embalagens enumeram os ingredientes da maior percentagem para a menor. Comprar uma base que diz que tem vitamina E mas esse ingrediente aparecer no fim da lista, significa que a sua percentagem é muito pequena e, provavelmente, irrelevante.

Na fotogaleria, reunimos alguns produtos de maquilhagem que aliam a beleza ao cuidado de pele para começar a ter uma rotina de beleza com mais benefícios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR