Jogos Olímpicos

Sabe quem são Medvedeva e Zagitova? Antes dos Jogos Olímpicos de Inverno o mundo também não

145

As medalhas da patinagem artística foram entregues esta segunda-feira, nos Jogos Olímpicos de Inverno, mas o mundo tem os olhos postos em duas atletas russas, que estão impedidas de competir.

Autor
  • Ana Luísa Alves

Foram hoje premiadas as primeiras patinadoras artísticas nos Jogos Olímpicos de Inverno, na Coreia do Sul. Embora tenham sido as atletas do Canadá a levar a medalha de ouro para casa, é de duas patinadoras russas que mais se tem falado. As atenções estão focadas em Evgenia Medvedeva e Alina Zagitova, russas que não podem competir pelo seu país. O comité russo está suspenso, depois do conflito com o comité olímpico, resultante do escândalo de doping que envolveu os desportista russos.

As duas atletas – bem como outros 167 atletas russos – podem participar nestes Jogos Olímpicos de inverno devido a uma benesse do Comité Olímpico Internacional. A organização que controla as olimpíadas permitiu que vários atletas da Rússia, que não acusaram doping, pudessem participar nos Jogos de PyeongChang sob a égide do Comité Olímpico. Ou seja, estão presentes nas provas, estiveram na cerimónia de abertura e até já ganharam medalhas: mas não podem usar as cores russas, a bandeira russa e todas as medalhas que conquistarem não vão ficar no palmarés russo. O objetivo do Comité Olímpico é não penalizar atletas inocentes pelos erros do comité russo.

Com apenas 15 anos, Alina Zagitova ganhou a prova livre desta equipa de atletas russas esta segunda-feira, conseguindo um total de 2.38 pontos. Ao início disse estar nervosa, adianta o site NBC Olympics. “Na equipa não somos apenas responsáveis por nós próprios, mas por toda a equipa, porque o resultado também global”, disse a atleta, citada pelo mesmo site.

Desde que passou para a equipa de juniores, no verão, Zagitova ganhou o Grand Prix Finals, além de outros títulos europeus e russos.

Mais velha, mas não muito, Evgenia Medvedeva é a outra atleta de que mais se fala na Coreia do Sul. Brilha nos ringues, é bicampeã mundial de Patinagem Artística, mas não pode competir nos Jogos Olímpicos de Inverno, na Coreia do Sul. No próximo sábado, pode vir a ganhar a primeira medalha de ouro.

Tecnicamente nenhuma das duas está a representar o país, porque a Rússia não está em competição, nem nenhuma usa o uniforme russo em competição. Mas isso não as impede de serem muito populares na Coreia do Sul. Os gostos pessoais propagados pelas redes sociais foram uma ajuda preciosa. Ligadas à cultura oriental, ambas partilham fotos de anime, uma série japonesa de animação.

E, com a inspiração do anime, foi como Sailor Moon, que a patinadora Medvedeva fez algumas das suas exibições noutros anos. Em 2017 assumiu a personagem durante a Tokyo World Trophy, uma competição internacional de patinagem.

[vídeo da prestação de Evgenia Medveva em Tóquio, em 2017]

Competindo sob a bandeira neutra, um outro atleta deu que falar. O patinador Semen Elistratov ganhou a primeira medalha da patinagem artísticas destes jogos.

“Dedico esta medalha a todos aqueles que foram excluídos destes jogos de inverno, de modo muito injusto”, disse o atleta ao jornal The NY Times.  A patinagem é um desporto muito aclamado na Rússia, e nenhum país tem tantas medalhas olímpicas.

Para além da Rússia, também se fala de Mirai Nagasu. A patinadora mora nos EUA, mas os pais são japoneses. Conseguiu uma proeza que, até agora, só outras duas patinadoras tinham conseguido. Nagasu tem 24 anos e foi a terceira patinadora no mundo, e na história da patinagem, a conseguir dar três voltas no ar, o conhecido “triple axel”.

Filha de emigrantes japoneses nos EUA, os pais de Nagasu têm um restaurante de sushi que estará fechado durante os jogos olímpicos, e esta não é a primeira vez que Nagasu compete: em 2010 esteve nos Jogos Olímpicos, no Canadá, mas em 2014 falhou a qualificação e voltou para casa.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)