A vitória do FC Porto frente ao Sporting esta noite no Dragão por 2-1, que coincidiu com o primeiro jogo grande da presente temporada na Liga que não terminou empatado, veio mudar um pouco as contas em relação à discussão do título. E, embora exista sempre aquele chavão do “enquanto for matematicamente possível”, a verdade é que os leões deram um passo de gigante atrás na ambição de chegar ao primeiro lugar, estando já a oito pontos dos dragões (nove, em caso de igualdade pontual).

Assim, a receção do Benfica ao Marítimo assume particular importância, com os encarnados a estarem obrigados a vencer para manterem intactas as esperanças de alcançar ainda o FC Porto no topo da classificação (algo que iria confirmar a melhor série da temporada, com cinco triunfos consecutivos). Caso somem os três pontos, os campeões reduzem a desvantagem para cinco pontos em relação aos comandados de Sérgio Conceição.

Olhando para as nove jornadas em falta, o clássico entre Benfica e FC Porto, que se realiza daqui a cinco jornadas, assumirá particular importância nas contas do título, mas existirão alguns jogos “perigosos” até ao final da época para os dois conjuntos, como as deslocações dos azuis e brancos à Madeira e a Guimarães ou o dérbi lisboeta em Alvalade na penúltima ronda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Calendário do FC Porto (67 pontos em 26 jogos)
* P. Ferreira (fora)
* Boavista (casa)
* Belenenses (fora)
* Desp. Aves (casa)
* Benfica (fora)
* V. Setúbal (casa)
* Marítimo (fora)
* Feirense (casa)
* V. Guimarães (fora)

Calendário do Benfica (59 pontos em 25 jogos)
* Marítimo (casa)
* Desp. Aves (casa)
* Feirense (fora)
* V. Guimarães (casa)
* V. Setúbal (fora)
* FC Porto (casa)
* Estoril (fora)
* Tondela (casa)
* Sporting (fora)
* Moreirense (casa)

Calendário do Sporting (59 jogos em 26 jogos)
* Desp. Chaves (fora)
* Rio Ave (casa)
* Sp. Braga (fora)
* P. Ferreira (casa)
* Belenenses (fora)
* Boavista (casa)
* Portimonense (fora)
* Benfica (casa)
* Marítimo (fora)