A Protecção Civil acaba de divulgar um aviso à população motivado pelo agravamento das condições meteorológicas em toda a orla costeira nesta quarta-feira, 13 de março.

Segundo informações recolhidas junto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista chuva, vento forte (ao longo de todo o dia) e neve a partir dos 1800 metros — a partir da tarde, a cota desce para os 1000 metros, nas regiões Centro e Norte.

A chuva poderá atingir os 30 mm entre as 00h e as 12h, subindo para 40 mm nas doze horas seguintes (especialmente a Norte do Tejo). O vento, por sua vez, poderá atingir rajadas máximas de 100 km/h, podendo este valor aumentar em zonas mais expostas ou elevadas.

No capítulo da agitação marítima, convém destacar que a ondulação poderá atingir os 4/5 metros em toda a costa. O período mais intenso deverá começar perto das 15h, podendo estender-se até às primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 16 de março.

Esta escalada das condições meteorológicas pode vir a causar cheias nos centros urbanos, transbordo de linhas de água, inundações de estruturas urbanas subterrâneas, danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de queda de árvores ou ramos, acidentes na orla costeira e até deslizamentos de terra.

A ANPC reforça a ideia de que é importante garantir a desobstrução de sistemas de escoamento, colocar correntes de neve nas rodas das viaturas, adoptar uma condução mais defensiva, evitar atravessar zonas inundadas, prender estruturas frágeis que possam estar mais expostas às intempérie, não praticar actividades marítimas e evitar a circulação em terras altas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR