Em 2016, o piloto italiano Fabio Barone assumia os comandos de um Ferrari 458 Italia e, tirando partido dos argumentos do Cavallino Rampante – que foi propositadamente modificado para galgar a estrada de montanha mais perigosa do mundo – devorou a famosa subida de Tianmen, na China, em 10 minutos e 31 segundos. Proeza que, não só lhe permitiu retirar quatro minutos (sim, quatro minutos) à marca mais rápida até então, como fez dele o detentor do recorde. Até agora.

Ainda não é oficial, mas o livro de recordes do Guinness deverá ser actualizado com uma nova façanha assinada pela Land Rover que, depois de ter sido notícia por ter conseguido que um Range Rover Sport híbrido subisse 999 degraus, aproveitou o facto de estar na China para tentar nova proeza.

Desta feita, a marca britânica entregou um Range Rover Sport SVR nas mãos do vencedor do LMP2 em Le Mans, Ho-Pin Tung, e desafiou-o a tirar partido do 5.0 litros V8 sobrealimentado, a gasolina, que equipa o SUV e que não só lhe permite debitar uns generosos 575 cv, como os põe a correr de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Uma marca que não deixa de ser impressionante, atendendo a que estamos a falar de um veículo com quase 5 metros de comprimento (4,87 m) e 2.310 kg de peso…

Podendo atingir como velocidade máxima os 280 km/h, o SUV inglês percorreu os 11,3 km da estrada de Tianmen, deixando para trás as 99 curvas da subida em 9 minutos 51 segundos. Ou seja, batendo o registo do Ferrari 458 Italia.

Segundo a marca, o desafio foi cumprido a uma velocidade média de 68,8 km/h. Parece-lhe pouco? Pois, convém recordar que o percurso não só é sinuoso, como é acompanhado por umas ravinas capazes de gelar o sangue aos mais intrépidos. A não ser assim, dificilmente seria tida como a estrada de montanha mais perigosa do mundo. Ora veja lá:

[jwplatform uhoFbPUq]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR