Política

Centeno também pediu bilhetes para o Benfica-Nápoles

633

O ministro das Finanças pediu bilhetes ao clube da Luz para assistir ao jogo Benfica-Nápoles, em dezembro de 2016. Gabinete de Centeno insiste na necessidade de garantir segurança pessoal de ministro.

Luís Filipe Vieira acompanhado por Mário Centeno, Fernando Gomes e Fernando Santos durante o Benfica-Nápoles

MÁRIO CRUZ/LUSA

Mário Centeno também pediu bilhetes ao Benfica para ir assistir ao jogo entre o clube da Luz e os italianos do Nápoles, disputado a 6 de dezembro de 2016. Os convites foram pedidos aos responsáveis encarnados pelo gabinete do ministro das Finanças, que se fez acompanhar pelo filho de 15 anos.

A notícia é avançada pela revista Visão, que teve acesso a e-mails trocados entre responsáveis do clube da Luz e que faziam referência ao pedido do ministro. Nessa troca de correspondência, Orlando Dias, secretário de Luís Filipe Vieira, informa Ana Paula Godinho, responsável de Protocolo, Direção, Inovação e Desenvolvimento de Negócio do Benfica, que a secretária de Mário Centeno tinha telefonado para dizer que o ministro desejava “ver o Benfica-Nápoles mais o filho que tem 15 anos de idade“.

Este caso é anterior àquele que foi revelado pelo Observador, em janeiro de 2018. Nessa altura, o Observador revelou que Mário Centeno pedira bilhetes para si e para o filho de forma a poder assistir de camarote ao Benfica-Porto, a 1 de abril de 2017. Afinal, meses antes, o ministro já tinha feito um pedido semelhante, desta vez para um jogo a contar para a Liga dos Campeões.

Agora, tal como antes, Mário Centeno justificou o pedido com a necessidade de salvaguardar a segurança pessoal do governante.

A notoriedade pública do ministro das Finanças coloca exigências à sua participação em eventos públicos, como jogos de futebol, no que concerne a garantir a sua segurança pessoal. Neste sentido o Gabinete do Ministro das Finanças entende que a presença do Ministro, enquanto adepto do SL Benfica, deve ser avaliada em função das condições de segurança e grau de risco classificado em cada evento desportivo”, sugeriu o gabinete de Mário Centeno, numa nota enviada à Visão.

Quando o primeiro caso veio a público, o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa abriu um inquérito e o Ministério das Finanças foi alvo de buscas por suspeitas de que Centeno tivesse cometido um crime de recebimento indevido de vantagem. A investigação acabaria por ser arquivada, depois de o Ministério Público concluir “pela não verificação do crime de obtenção de vantagem indevida ou qualquer outro”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: msantos@observador.pt
Rui Rio

Políticos à beira mar plantados

António Valle

Costa quer surgir, aos olhos dos portugueses, como o grande agregador moderado da política nacional. Rio quer parecer, aos olhos de Costa, o seu novo pequeno parceiro que apenas quer uns lugarzinhos.

Arménia

Arménios não querem “putinismo” no seu país

José Milhazes

A crise política na Arménia está longe do fim, mas já se pode tirar uma conclusão: os cidadãos desse país da Transcaucásia disseram não à rotatividade política copiada da Rússia pelos seus dirigentes.

25 de Abril

A liberdade

Paulo Tunhas

A nossa tradição, a nossa casinha, é pequenina e esperanças sanguíneas não são recomendáveis: temos de andar sempre um bocado curvados. Se fosse preciso prova disso, os discursos de ontem mostraram-no

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)