Existem eventos que fazem crescer mais em 15 dias  do que num ano inteiro, experiências capazes de mudar a vida de um jovem, fazê-lo acreditar que é capaz de ir mais além, que as ideias que guarda em segredo podem ser melhores do que alguma vez imaginou, que a timidez é ultrapassável e que as capacidades de comunicação também se treinam.

Existem experiências capazes de mudar a vida não de um, mas de muitos jovens. É este o objetivo do programa de empreendedorismo European Innovation Academy (EIA), que depois do sucesso da 1ª edição, vai regressar ao Centro de Congressos do Estoril, entre 15 de julho e 3 de agosto. Num ambiente intercultural vão marcar presença 500 estudantes, de 75 nacionalidades diferentes, dos quais 100 são portugueses. “Por causa da EIA recebi várias ofertas de emprego de Silicon Valley e da Alemanha”, sublinha Bemi Adeosun, um estudante do Dublin Institute of Technology.

Lisbon Meetup

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Lisbon Meetup

O Lisbon Meetup tem como objetivo apresentar o programa da edição de 2018 e servir de inspiração para todos os participantes. Durante duas horas, podem ser ouvidas inúmeras histórias de quem esteve na primeira edição da EIA, para além de serem partilhadas múltiplas aprendizagens relacionadas com o networking.

Onde? Centro Santander Totta, em Lisboa

Quando? 6 de abril

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“Da ideia à startup em 15 dias”

Reformular a educação para o empreendedorismo é uma das metas da EIA que visa transformar, em apenas 15 dias, uma ideia de negócio numa startup, mudando a perceção do risco e do que parece impossível.

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No próximo verão espera-se a reedição da iniciativa com a criatividade e a vontade dos estudantes, vindos de vários cantos do mundo, de fazer crescer negócios inovadores. “Os participantes da edição anterior dizem-nos que foi uma experiência que mudou as suas vidas. Os alunos adquirem acesso uma rede internacional e capacidades únicas necessárias para construírem uma carreira de sucesso”, explica Anni Sinijarv, CEO da EIA.

Aprender a ser um empreendedor global

Testar ideias de negócio para não perder tempo com um produto que ninguém quer comprar é uma das máximas que guia o programa de empreendedorismo. A EIA pretende também transmitir competências interdisciplinares e estimular conhecimentos acerca das mais modernas tendências empresariais para que os universitários possam ganhar vantagens no mercado global. O evento conta com uma metodologia única desenvolvida por representantes da Google, Universidade de Stanford e Universidade de Berkeley, que participará com cerca de uma centena de alunos, a maior delegação de sempre.

Um verdadeiro ecossistema de inovação

Todos os jovens devem integrar-se numa equipa de cinco elementos, com estudantes de várias nacionalidades que não se conhecem, mas que devem reunir as competências necessárias para o desenvolvimento de uma ideia de negócio. Depois do brainstorming e de muitas horas de trabalho, as startups apresentam soluções aos participantes, mentores e visitantes através do pitch e vão responder a questões de profissionais e potenciais investidores para que a viabilidade do negócio possa ser avaliada.

Nas sessões de mentoring os estudantes têm a oportunidade única de trabalhar em conjunto com profissionais que se destacam no mundo do empreendedorismo. No evento vão estar, por exemplo, diversos empresários de Silicon Valley para partilhar experiências e orientar os jovens. É o caso de Jesse Leimgruber, um estudante de 22 anos que criou um negócio de sucesso. Hoje lidera a Neoreach, uma empresa que movimenta milhões com o desenvolvimento de um software que nasceu para apoiar o marketing nas redes sociais (procura influenciadores, analisa a audiência, gere campanhas, etc).

Os docentes das instituições de referência parceiras da iniciativa também estarão ao lado dos estudantes para os guiar nos projetos de empreendedorismo.

Para além de mentores de “carne e osso”, os jovens vão igualmente contar com a Growby, a chatbot que funciona com base na inteligência artificial para apoiar nos primeiros passos do lançamento das startups.

Parceiros a favor do empreendedorismo

A cidade de Cascais é o palco estratégico da EIA enquanto polo de inovação e empreendedorismo, com o apoio do Santander Universidades que desempenha um papel central na ligação às universidades e aos politécnicos portugueses, estimulando o espírito empreendedor e as capacidades digitais dos alunos. A Beta-i, a Universidade Nova e a Daimler AG associam-se também à iniciativa.