O treinador Quim Machado é o novo técnico da Académica, substituindo Ricardo Soares que, no sábado à noite, rescindiu por mútuo acordo com o clube de Coimbra, foi anunciado esta segunda-feira. “Profundo conhecedor do campeonato onde a Académica está inserida, Quim Machado chega à Briosa acompanhado pelo adjunto Hélder Moreira, que se junta a Vítor Vinha e a Vítor Alves na equipa técnica”, refere um comunicado da “briosa” publicado na sua página do Facebook.

O técnico, de 51 anos, que já treinou o Feirense, Desportivo de Chaves, Tondela, Vitória de Setúbal e Belenenses, torna-se no terceiro treinador da época no clube. Quim Machado conta com duas subidas à I Liga no seu currículo, primeiro no Feirense, na época 2010/11, e depois no Tondela, em 2014/15, onde se sagrou campeão da II Liga. Ao nível internacional, Quim Machado conta com passagens pelo Lechia Gdansk, da Polónia, e no Al-Batin, da Arábia Saudita, do qual se tinha desvinculado em fevereiro.

O novo treinador da Académica inicia funções de imediato, orientando já esta segunda-feira o primeiro treino a partir das 16h, à porta aberta no campo Francisco Soares, na Academia do clube. A rescisão entre a “briosa” e Ricardo Soares ocorreu depois da derrota de sábado na receção à Oliveirense, por 2-0, que pode ter comprometido as aspirações de subida à I Liga. Com este desaire, o terceiro em casa na segunda volta, os ‘estudantes’ afastaram-se dos lugares do topo, ficando no quinto lugar, a cinco pontos do Nacional e a quatro do Santa Clara, os dois primeiros classificados, quando faltam disputar sete jornadas.

Ricardo Soares tinha substituído, a 14 de novembro, o técnico Ivo Vieira, que se transferiu para o Estoril Praia, da I Liga, depois de ter iniciado a temporada ao serviço da Académica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR