O momento de tensão entre Letizia e a rainha emérita Sofia já aconteceu no domingo de Páscoa mas continua a provocar reações. E, desta vez, o comentário vem da realeza. Marie-Chantal Miller, mulher de Paulo da Grécia – príncipe herdeiro e primo direito de Felipe VI foi a primeira figura próxima da família real espanhola que comentou o caso. E a reação não é simpática para a rainha Letizia.

No Twitter, Marie-Chantal escreveu que “nenhuma avó merece este tipo de tratamento” e acrescentou que a rainha “mostrou a sua verdadeira cara”. Já na terça-feira, a mulher do príncipe herdeiro grego partilhou uma fotografia dos próprios pais com os 11 netos, em conjunto com a descrição: “Avós felizes! A família é o mais importante!”.

Marie-Chantal Miller, de 49 anos, é filha do empresário multimilionário Robert Warren Miller e da equatoriana María Clara Becerra. Nasceu em Londres, cresceu em Nova Iorque e, segundo conta o El País, conheceu Paulo da Grécia num encontro às cegas em 1992. Casaram em 1995 e Felipe VI foi o padrinho do noivo. Paulo, por sua vez, é o filho mais velho de Constantino da Grécia – irmão da rainha emérita Sofia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A prima por afinidade de Felipe VI tornou-se assim a primeira pessoa próxima da família real espanhola a comentar a situação tensa entre Letizia e Sofia. A infanta Elena, irmã do rei, foi questionada à saída do cinema mas limitou-se a recomendar o filme que tinha acabado de ver aos jornalistas.

O momento tenso aconteceu este domingo, no final da missa pascal em que a família real marcou presença. À saída da missa, a rainha emérita Sofia preparava-se para posar para a fotografia com as netas, Leonor e Sofia, que abraçava pelos ombros. Nesse momento, a rainha Letizia colocou-se em frente às três impedindo o momento fotográfico e a neta retirou a mão da avó do ombro.