Redes Sociais

Dois terços dos links partilhados no Twitter são publicados por contas automáticas e não por seres humanos

Um centro de investigação norte-americano descobriu que 66% dos links partilhados do Twitter são divulgados por bots. O Pew Research Center examinou 1.2 milhões de tweets.

O centro de investigação utilizou a ferramenta "Botometer"

SASCHA STEINBACH/EPA

O Twitter é uma rede social. Ora, rede social, por defeito, será algo que une uma sociedade, logo composta por pessoas. Depreende-se assim que tudo que ali seja escrito, partilhado e divulgado provenha de seres humanos. Mas parece que não é assim. O Pew Research Center, um centro de investigação de Washington, concluiu que 66% dos links para sites populares que são partilhados no Twitter são divulgados por bots: contas autónomas que conseguem partilhar conteúdo ou interagir com utilizadores sem intervenção humana.

O centro de investigação analisou 2.315 links para sites populares divulgados na rede social e examinou cerca de 1.2 milhões de tweets. Além de descobrir que 2/3 dos links publicados não passam pela mão de humanos, revelou uma grande discrepância entre as ligações para sites de entretenimento e aquelas para sites noticiosos: no primeiro caso, 89% dos links são da responsabilidade de bots; no segundo caso, essa percentagem cai radicalmente para 22%.

Para identificar estes bots, o Pew Research Center utilizou o Botometer – uma ferramenta criada por investigadores da Universidade da Califórnia que estima a probabilidade de uma determinada conta ser controlada autonomamente.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)