O ex-presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush, foi hospitalizado na manhã de domingo com uma infeção, de acordo com informação avançada pela agência Reuters.

George H. W. Bush foi admitido no Houston Methodist Hospital depois de ter contraído uma infeção que se espalhou no sangue. De acordo com informação revelada por Jim McGrath, porta-voz do antigo presidente, num comunicado publicado no Twitter, Bush “está a responder aos tratamentos e parece estar a recuperar”. No mesmo comunicado, o porta-voz adianta que irá continuar a atualizar novas informações.

No entanto, informações avançadas pela CNN, que cita uma fonte próxima de Bush pai, indicavam que o antigo presidente teria desenvolvido septicemia e que o seu estado era crítico. Apesar da situação do ex-presidente ter estabilizado, está internado nos cuidados intensivos. Bush sofre de uma forma de doença Parkinson que o deixou incapaz de andar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ex-presidente norte-americano tem 93 anos e ficou viúvo na semana passada. Barbara Bush morreu na passada quarta-feira aos 92 anos.

EUA. Morreu Barbara Bush, mulher e mãe de Presidentes

George H. W. Bush foi presidente dos Estados Unidos pelo Partido Conservador entre 1989 e 1993. Sucedeu ao carismático Ronald Reagan, do qual foi vice-presidente. O seu mandato foi marcado pela primeira Guerra do Golfo quando os Estados Unidos lideraram uma coligação de forças internacionais contra o Iraque depois da invasão do Koweit. Bush pai não conseguiu renovar o mandato, ao perder para Bill Clinton em 1992.

O filho, George W. Bush chegou à presidência em 2001, meses antes do 11 de setembro, e fez dois mandatos. Na sua presidência, promoveu a segunda guerra do Golfo com a invasão do Iraque e o afastamento de Saddam Hussein que o pai tinha permitido que ficasse no poder depois da primeira intervenção contra o regime.

Outro filho, Jed Bush, chegou a concorrer nas primárias do Partido Republicano nas últimas eleições presidenciais, mas desistiu quando Trump começou a acumular vitórias que o levaram à presidência em 2016.