789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Já pode experimentar o novo Gmail

Este artigo tem mais de 5 anos

Cancelar mensagens enviadas e respostas automáticas. O serviço gratuito de e-mails do Google tem novo visual e já está disponível para todos os utilizadores. Veja as novidades.

O Gmail é um serviço de e-mail lançado pela Google, em 2004.
i

O Gmail é um serviço de e-mail lançado pela Google, em 2004.

O Gmail é um serviço de e-mail lançado pela Google, em 2004.

A Google mudou a interface de um dos serviços de correio eletrónico mais populares em todo o mundo, o Gmail. Esta nova versão, anunciada na semana passada, já está disponível para todos os utilizadores. Entre os principais destaques está um “modo confidencial Gmail”, respostas automáticas e um visual completamente redesenhado.

Na prática, o e-mail é o mesmo, a experiência é que muda (e bastante). O novo Gmail quer oferecer um visual mais apelativo e fluido para quem utiliza este serviço a nível pessoal ou empresarial (este último com o G Suite, o serviço Gmail e serviço Google Cloud para empresas).

As principais mudanças no Gmail

Com a mudança da interface, a Google adicionou ao Gmail uma barra lateral esquerda onde é possível aceder ao calendário e tarefas sem sair do separador do browser. Além do modo confidencial (em que é permitido enviar email com validade e cancelar emails enviados), é possível abrir anexos de emails sem abrir o tópico e ativar alertas personalizados para responder a emails.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com mais de quatro mil empresas em todo o mundo a utilizar o G Suite, a Google centra as alterações no serviço pago para utilização empresarial. No entanto, a maior parte já está disponível para o serviço gratuito do Gmail, que é financiado por publicidade direcionada aos utilizadores.

via GIPHY

Uma das principais alterações no novo Gmail é o modo confidencial que oferece novas ferramentas de segurança no envio de email.

Em comunicado enviado às redações, David Thacker, o vice-presidente de gestão de produto do G Suite, afirma quanto ao lançamento da nova versão do Gmail: “o objetivo com o G Suite tem sido ajudar as empresas a transformarem a forma como trabalham com a nossa suite colaborativa baseada na Cloud e com as nossas apps de produtividade”.

A primeira e mais relevante mudança no serviço é o “modo confidencial”, que disponibiliza várias alterações de segurança e privacidade. Com o novo Gmail passa a ser possível acrescentar um prazo de validade aos emails, cancelar o envio de mensagens enviadas, ativar uma autenticação extra — por SMS — para o destinatário abrir o email enviado, e proibir quem recebe uma mensagem eletrónica de a imprimir, copiar ou reencaminhar.

Outra das alterações é possibilidade de responder de forma automática a e-mails no browser, uma funcionalidade que só estava disponível para smartphones. Ao receber um email, o sistema de inteligência artificial da Google sugere três respostas para se poder rapidamente responder a um email. Com este sistema inteligente, a Google mudou também as notificações, avisando os utilizadores menos vezes e só de “mensagens importantes”.

Com o novo Gmail é ainda possível abrir os anexos dos emails sem abrir a mensagem enviada apenas através da caixa de entrada. Além disso, é possível também responder automaticamente aos e-mails sem os abrir ou silenciar a troca de e-mails (uma opção útil para quem troca emails em grupo). A Google afirma que esta barra poderá ser utilizada com aplicações de “parceiros terceiros”, não obrigando os utilizadores a utilizar apenas as aplicações da empresa.

via GIPHY

Agora é possível aceder ao calendário do gmail dentro do Gmail, sem ser preciso mudar de separador

A nova barra lateral esquerda para aceder ao calendário, às notas e tarefas (outras apps Google) é outra das principais alterações na interface. Agora, sem sair do separador que está aberto, é possível aceder a estas aplicações para marcar tarefas na agenda.

O último destaque do novo Gmail vai para para as empresas, com a extensão das ferramentas offline do G Suite. À semelhança de serviços, como o Microsoft Outlook, o G Suite vai guardar mensagens no computador até 90 dias permitindo responder a emails e organizar a caixa de entrada, mesmo quando não se está ligado à Internet.

Algumas destas alterações estão focadas em clientes do G Suite no programa “Early Adopter” [ser o primeiro a experimentar]. Contudo, a Google afirma que “ao longo das próximas semanas” todas as funcionalidades ficarão disponíveis para todos. Para experimentar na sua conta pessoal as principais mudanças do novo Gmail e ver o novo visual vá a definições no canto superior direito e selecionar “Experimentar o novo Gmail.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora