As atenções estão todas centradas no Sporting-Benfica deste sábado, que será decisivo na luta por uma vaga na Champions da próxima temporada e pode também antecipar a festa do título do FC Porto, mas nem por isso os leões deixaram de apresentar um jogador que já se encontrava em Portugal desde o início da tarde de segunda-feira: Marco Túlio, avançado de 20 anos que jogava no Atl. Mineiro, é reforço do conjunto verde e branco até 2023, permitindo em paralelo um abatimento inicial da dívida existente relativa à transferência do médio Elias de Alvalade para o Galo.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Clube Atlético Mineiro para a transferência definitiva do jogador Marco Túlio, no âmbito do acordo para a redução de 900 mil euros na dívida referente à transferência do jogador Elias. A Sporting SAD fica titular de 70% dos direitos económicos do atleta, conservando o direito de opção de aquisição do remanescente até 31 de Janeiro de 2022 por dois milhões de euros, e tendo o Clube Atlético Mineiro direito a 10% de uma mais valia futura. Marco Túlio assinou um contrato válido até 2023, com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros”, anunciou esta sexta-feira o clube através das suas plataformas de comunicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fã de Ronaldinho e Cristiano Ronaldo, o jovem dianteiro, que poderá fazer a pré-temporada com a equipa sénior e a partir daí ficar ou reforçar a formação Sub-23 que fará a estreia na próxima época, foi falando ao longo dos últimos dias sobre a hipótese de representar o Sporting. “Além de saber que é um clube de ponta na Europa, tem uma excelente estrutura de trabalho para os seus atletas e jogadores de qualidade. Já vi muito do Gelson no Youtube, tem muita qualidade”, confidenciou. Uma das pessoas que com quem se aconselhou foi Wendel, ex-médio do Fluminense que chegou a Alvalade em janeiro e que, curiosamente, foi um dos primeiros a “gostar” do anúncio público da contratação nas redes sociais.

Nascido em Belo Horizonte, Marco Túlio começou a jogar numa escola da região e chegou com apenas 11 anos ao Atl. Mineiro, onde fez todo o percurso da formação até subir aos seniores no último ano. Conhecido como um avançado móvel e com características para atuar nas costas da referência ofensiva ou a descair para uma das alas. Em 2017, além do Campeonato Mineiro, venceu a Taça do Brasil Sub-20. Por curiosidade, o irmão mais novo, Yan Philipe, joga no Galo.

Estou muito ansioso. É a primeira oportunidade fora do Brasil e espero adaptar-me o mais rápido possível para ajudar o Sporting. É uma felicidade muito grande jogar num grande clube da Europa como este e espero dar o meu melhor. O Sporting é o clube que formou o melhor jogador do mundo, o Ronaldo, e o Figo também… Espero dar o meu melhor e, quem sabe, conquistar também o prémio melhor jogador do mundo”, comentou nas primeiras declarações ao canal do clube.