Mais de 25 mil pessoas foram deslocadas na Colômbia devido à possibilidade de desmoronamento da maior barragem hidroelétrica em construção no país e que pode ameaçar cerca de 130 mil habitantes. O aviso de evacuação – um “alerta vermelho” – foi emitido para quatro dos 12 municípios situados em redor da barragem Hidroituango, que ameaça inundar esses municípios.

A construção desta barragem, destinada a cobrir um quinto das necessidades de energia da Colômbia, começou em 2010, com um custo que ascende a três mil milhões de dólares (2,6 mil milhões de euros).

No início de maio, um deslizamento de terra bloqueou um túnel de desvio do rio Cauca, o segundo maior do país e que vai alimentar esta hidroelétrica, levando o lago da barragem a começar a encher, quando o dique ainda não estava concluído. Desde o início deste deslizamento, 12 de maio, 25.234 pessoas, principalmente agricultores, foram retiradas para áreas seguras.

Em comunicado,a Unidade Nacional de Gestão de Desastres colombiana indicou desconhecer o número total de pessoas que poderão ser deslocadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR