Bulgária
Bulgária

Sófia. Vai ser criada Cátedra José Saramago

A Universidade Sveti Kliment Ohrisdki, em Sófia, vai criar a cátedra José Saramago, que vai "refletir a importância que a obra do escritor assume nos estudos literários na Bulgária".
Racismo

Seis adeptos detidos por cânticos racistas

Foram detidos seis adeptos na sequência dos incidentes racistas registados na segunda-feira no jogo Bulgária-Inglaterra, de apuramento para o Europeu2020 de futebol. Três são ainda procurados.
Futebol

Presidente da Federação búlgara demite-se

O Governo da Bulgária ameaçou cortar os subsídios à federação caso o presidente não se demitisse. Na raiz do problema estão os insultos racistas dos adeptos no jogo frente à Inglaterra.
Futebol

A goleada moral (e real) dos ingleses à Bulgária

Cânticos racistas, sons a imitar macacos, saudações nazis. A receção da Bulgária a Inglaterra foi interrompida duas vezes devido ao racismo vindo das bancadas: mas Balakov diz que não ouviu nada.
Proteção de Dados

Bulgária. Dados de milhões foram comprometidos

172
Segundo as autoridades búlgaras, a maioria dos adultos no país teve os dados comprometidos depois de um ataque informático às Finanças. Entre a informação obtida estão nomes e moradas.
Papa Francisco

Papa na Bulgária pede "portas abertas" a migrantes

1417
O Papa Francisco esteve dois dias na Bulgária, cujo Governo tem fortes ideias anti-migrantes, e dedicou quase toda a visita ao tópico dos refugiados. Esta manhã, partiu para a Macedónia do Norte.
Bulgária

Exposição LGBT cria polémica na capital da cultura

A controvérsia em Plovdiv, na Bulgária, é causada por uma exposição de fotografia com imagens de paradas gay. Coligação nacionalista está determinada a impedir a inauguração: "Vamos travá-los".
Seleção Nacional

Seleção feminina defronta Espanha e Dinamarca

O selecionador nacional feminino de sub-17 considerou que entre as equipas que vão defrontar Portugal, Espanha é "claramente a favorita" no grupo, mas sublinha a vontade de Portugal de se revelar.
Belenenses

Belenenses empresta Nuno Tomás ao CSKA de Sófia

Nuno Tomás perdeu, esta temporada, o estatuto de titular e realizou apenas cinco jogos. Vai jogar até a final da temporada o CSKA de Sófia, que fica com opção de compra do defesa português.
Venezuela

Venezuela. Bulgária bloqueia conta de petrolífera

Sófia anulou uma conta num banco através da qual o dinheiro foi transferido da empresa de petróleo estatal da Venezuela para outros países. Caracas estaria a tentar furar as sanções dos EUA.
Bulgária

Bulgária quer controlar natalidade cigana

1657
O plano prevê a destruição de habitações ilegais e cortes nas ajudas sociais para as famílias que não enviem os seus filhos à escola e está a suscitar polémica no país balcânico.
Diplomacia

Presidente búlgaro saúda relações com Portugal

Marcelo é pela "defesa de um acordo" que foi negociado entre UE e Reino Unido. Presidente búlgaro declara que relações entre Bulgária e Portugal são um símbolo para o futuro da Europa.
Bulgária

Demissão por ofensa a mães de crianças deficientes

103
Valeri Simeonov descreveu um grupo de manifestantes como "mulheres estridentes" que usaram os filhos deficientes para "manipular a sociedade". O primeiro-ministro aceitou agora a sua resignação.
Migrações

Migrações. Bulgária não adere ao pacto da ONU

1473
O Governo búlgaro é o quarto país a anunciar que não vai assinar o Pacto Mundial para a Migração na cimeira prevista para Marrocos em dezembro, após os Estados Unidos, a Hungria e a Áustria.
Liberdade de Imprensa

Jornalista búlgara violada e morta

7469
Viktoria Marinova, de 30 anos, investigava casos de corrupção que envolviam fundos da União Europeia. A morte da jornalista está a causar vaga de indignação na Europa.
Acidente Rodoviário

Bulgária. 16 mortos em acidente de autocarro

Dezasseis pessoas morreram e 26 ficaram feridas devido a um acidente de autocarro numa estrada de montanha perto de Svoge, no noroeste da Bulgária, anunciou o ministro do Interior Valentin Radev.
Dança

Ballet. O outro português que ganhou ouro lá fora

14470
Além dos sub-19 campeões europeus, um português também conquistou a vitória este domingo um dos mais prestigiados concursos de ballet do mundo. Veja a atuação de António Casalinho no vídeo.
Dança

Português vence prestigiado concurso de ballet

21638
Aos 14 anos, António Casalinho conquistou a medalha de ouro na Bulgária, num dos mais prestigiados concursos de dança do mundo. Foi nomeado "o bailarino mais promissor" da competição.
Monarquia

"Um Rei no exílio pode ser uma figura patética" /premium

292
Quando tinha apenas seis anos, Simeão II foi nomeado Rei da Bulgária. Com a imposição do comunismo, fugiu e passou 50 anos fora. Depois, foi eleito primeiro-ministro. Falou em exclusivo ao Observador.
Euro

Bulgária candidata-se à zona Euro

Primeiro-ministro do país, atualmente na presidência rotativa da UE, anuncia candidatura da Bulgária para julho. "Vamos candidatar-nos à sala de espera da zona Euro", afirmou Borissov.
Justiça

Tráfico humano. Conhecidas penas de 13 arguidos

Os 26 arguidos estavam acusados, cada um, de um crime de associação criminosa e de 35 crimes de tráfico de pessoas. Metade dos arguidos condenados a penas entre 6 e 16 anos de prisão.
Tráfico Humano

Rede acusada de tráfico humano conhece acórdão

26 arguidos, de nacionalidades romena e búlgara, acusados de pertencerem a uma rede de tráfico humano conhecem o acórdão do Tribunal em Monsanto.
Literatura

Autobiografia de Elias Canetti chega a Portugal

Primeiro volume -- "A língua resgatada -- História de uma juventude" -- já está nas livrarias. O segundo volume sai em junho e o terceiro ainda não tem data definida.
Tráfico Humano

Bulgária. Desmantelada rede de tráfico humano

Membros da polícia especializados em crime organizado detiveram 18 pessoas e desmantelaram uma rede de tráfico de migrantes que operava desde a Turquia com destino à União Europeia.
Bulgária

Centenas de neonazis desfilam na Bulgária

522
Centenas de neonazis da Bulgária e de outros países da Europa manifestaram-se este sábado em Sófia. O desfile foi feito em homenagem a um tenente-general anti-semita.
Banco de Portugal

Onecoin e Onelife não podem receber depósitos

O Banco de Portugal declarou que três sociedades - do Belize, Dubai e Bulgária - não estão nem nunca estiveram habilitadas a receber depósitos em Portugal.
Coreia do Norte

E se o senhorio do hotel for Kim Jong Un?

238
O regime norte-coreano também retira financiamento do aluguer de imóveis que detém na Europa. Os inquilinos vão desde hotéis a salões de casamento, mas poucos sabem que o senhorio é Kim Jong Un.
Canoagem

Portugal com 11 canoístas nos Europeus

Portugal vai levar uma equipa de 11 canoístas aos Europeus de canoagem de Plovdiv, na Bulgária, de 14 a 16 de julho.
Bulgária

Primeiro-ministro pró-UE vence eleição na Bulgária

O antigo bombeiro Boiko Borisov venceu as eleições na Bulgária, mantendo-se na liderança do Governo do país mais pobre da UE e vencendo os socialistas pró-russos.
Bulgária

Conservadores preparados para formar Governo

O líder dos conservadores, Boiko Borisov, afirmou que está preparado para formar Governo, depois das primeiras projeções apontarem para uma vitória nas legislativas.
Bulgária

Presidente da Bulgária dissolve parlamento

O novo Presidente da Bulgária anunciou a dissolução do parlamento para a próxima sexta-feira e convocou eleições gerais antecipadas.
Bulgária

Explosão de comboio na Bulgária faz quatro mortos

Pelo menos quatro pessoas morreram e 23 ficaram feridas numa explosão num comboio que transportava tanques de gás e que descarrilou hoje na gare de Hitrino, no nordeste da Bulgária, atingindo cerca de 20 habitações, segundo as autoridades.
Bulgária

Primeiro-ministro búlgaro formaliza demissão

O primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov, apresentou a demissão no parlamento depois da derrota da candidata apoiada pelo governo de Sófia na segunda volta das presidenciais.
Bulgária

Projeção: Vitória de amigo da Rússia na Bulgária

Primeiro-ministro lidera um governo maioritário, mas tinha avisado que, caso Radev vencesse as Presidenciais, se demitia. Já fez saber que irá cumprir a promessa.
Bulgária

Ginasta búlgara em estado muito grave após queda

Tsvetelina Stoyanova, integrante da equipa de ginástica rítmica da Bulgária, está em estado muito grave depois de ter saltado do sexto piso de um edifício de Sofia.
Crise dos Refugiados

Bulgária impede, pela 1ª vez, entrada de migrantes

A Bulgária impediu, pela primeira vez, cerca de cem migrantes de entrarem no país através da fronteira com a Grécia, a sul, uma decisão que pretende enviar uma "mensagem forte" aos traficantes.
Seleção Nacional

Ricardo Carvalho falha jogo com Bulgária

O defesa central Ricardo Carvalho vai falhar o jogo particular de futebol entre Portugal e Bulgária. Jogador não recuperou de uma gripe. Lotação para o jogo em Leiria está esgotada.
Bulgária

Parlamento búlgaro aprova voto eletrónico

144
Os deputados búlgaros aprovaram esta quinta-feira o voto eletrónico para todos os atos eleitorais futuros. Em outubro, 70% dos búlgaros já tinham dito "sim" à medida, em referendo.
Nações Unidas

Búlgaras na dianteira, Guterres na ONU "prematuro"

Guterres como secretário-geral da ONU parece algo cada vez mais remoto. A carta da ONU a pedir a indicação de candidatos já seguiu para todos os países. Governo português diz que ainda é cedo.
Refugiados

Polícia búlgara e refugiados: abuso de violência?

Dezenas de refugiados, que tentam entrar na Bulgária através da Turquia, estão a denunciar ter sido alvo de ações violentas das autoridades búlgaras na fronteira. Há relatos de tiros.
Crise dos Refugiados

Quase 130 encontrados em camião frigorífico

Foram encontradas cerca de 130 pessoas escondidas num camião frigorífico que atravessava a fronteira de Kapitan-Andreevo entre a Bulgária e a Turquia. O seu estado de saúde não inspira cuidados.
Crise dos Refugiados

Refugiado afegão morto pela polícia búlgara

Um refugiado afegão foi baleado pela guarda fronteiriça búlgara quando tentava entrar ilegalmente no país, revelou o Ministério do Interior búlgaro.
Crise dos Refugiados

Bulgária com "medo" dos refugiados muçulmanos

A Croácia recebeu 65 mil migrantes desde dia 15 de setembro e a Hungria mais de 240 mil só este ano. A Hungria continua a construir vedações e a Bulgária também quer impedir a entrada de muçulmanos.
Crise dos Refugiados

Bulgária diz ter condições para receber mais 1.200 refugiados

O primeiro-ministro do país anunciou esta sexta-feira que tem condições para receber mais 1200 refugiados vindos do Médio Oriente. Síria e Iraque são as origens da maioria destas pessoas.
Imigrantes Ilegais

Bulgária. Polícia e exército reforçam fronteiras

A Bulgária reforçou a segurança nas suas fronteiras com a Turquia, a Grécia e Macedónia com o envio de mais forças da polícia e do exército para enfrentar a crescente chegada de migrantes.
Crise dos Refugiados

Os novos muros da Europa

493
Perante a maior crise de refugiados do pós-guerra, países como a Bulgária e a Hungria responderam com novos muros. Está a Europa a voltar aos tempos em que a política externa é feita de arame farpado?
Imigração

Bulgária ergue muro anti-imigração

A Bulgária está a apertar o cerco aos refugiados que querem entrar na Europa. Nos últimos meses já foram construídos 32 quilómetros de muro ao longo da fronteira com a Turquia.
Imigração

Bulgária alarga barreira na fronteira com Turquia

Bulgária anunciou planos para prolongar em 30 quilómetros a barreira de proteção ao longo da sua fronteira com a Turquia, um ponto de entrada de imigrantes que pretendem alcançar a União Europeia.
Ciência

Descoberta uma campa de 'vampiro' na Bulgária

143
Uma campa com um esqueleto que tem uma estaca espetada na zona do peito foi descoberta no sul da Bulgária. Não é o primeiro caso, mas o arqueólogo que o descobriu diz que este está bem conservado.
Mundo

Bulgária vai às urnas pela segunda vez em 17 meses

Num clima de persistente crise política, os eleitores da Bulgária são hoje convocados para as segundas eleições legislativas antecipadas em 17 meses em clima de grande instabilidade.
Sistema Financeiro

Corrida aos bancos na Bulgária, UE manda dinheiro

Rumores sobre a situação de dois bancos búlgaros provocaram uma corrida desenfreada aos depósitos. Sete pessoas já foram detidas, suspeitas de dar informação falsa, e a UE foi forçada a intervir.
A página está a demorar muito tempo.