O Santo António já começou, o São Pedro e o São João estão a chegar e, nas festas, não falta a sardinha assada, os manjericos, os casamentos, os martelos, os balões e os arraiais. As ruas enchem para dançar, para comer e para ver a festa. E se tudo isto pudesse ser feito virtualmente e partilhado com o mundo?

A Massfar, uma empresa de realidade aumentada sediada no Brasil, criou uma aplicação que permite utilizar a tecnologia para celebrar e viver as festas dos Santos Populares de maneira diferente. Para quem vai à festa, é possível registar os momentos e atribuir-lhes um toque mais original. Para quem não pode estar presente, é como se lá estivesse.

O processo é simples: há um cartão postal dedicado a cada celebração, que está a ser distribuído gratuitamente nos principais hotéis e restaurantes de Lisboa (Santo António) e Sintra (São Pedro) e nos pontos de apoio ao turismo no Porto (São João). Através da aplicação “Zappar”, o utilizador aponta a câmara do seu smartphone para o cartão e, literalmente, entra na festa. Lá dentro, e movendo o cartão, abre-se o mundo da festa, sendo possível tirar fotografias no local onde o visitante está, decorá-las com elementos alusivos a cada celebração (manjericos, fogo-de-artifício, fitas, sardinhas…) e até lançar um balão virtual personalizado, registar o momento e partilhá-lo com o mundo.

A ideia foi pensada por Mário Faria que decidiu criar a aplicação depois de uma conversa com a filha mais nova, que esteve seis meses a estudar no Porto. “Ela voltou ainda mais apaixonada por Portugal e comentou sobre a alegria e pureza das tradicionais festas Joaninas, mas estava um pouco triste porque uma das alegrias das festas era a prática de lançar balões e isso já não era permitido”, contou o presidente da Massfar ao Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No ano passado, as festas de São João foram marcadas pela proibição do lançamento de balões, devido ao elevado risco de incêndio e das tragédias que assolaram o país. A tradição de anos foi suspensa, para desagrado de alguns. Mário quis trabalhar uma solução para a preservar e, ao mesmo tempo, não envolvendo qualquer risco de segurança: fazendo uso da realidade aumentada.

O mote estava dado e bastaram três meses para a empresa desenvolver o projeto para as festas dos três Santos Populares em Portugal. O processo, conta o empreendedor, “já foi uma festa” porque a ideia foi acolhida de braços abertos. “O objetivo é manter a tradição, utilizando a tecnologia e mostrar que, quando a usamos para o bem, infinitas possibilidades estão à nossa volta, basta ficar de olho nas necessidades das pessoas”, acrescentou.

Os cartões postais para utilizar na aplicação são distribuídos gratuitamente em Lisboa, Sintra e no Porto.

O projeto contou com a ajuda de uma empresa em Sintra, que se disponibilizou para a impressão dos cartões postais, a Gráfica Euro2. Para Mário Faria, as festas dos Santos Populares tornaram-se especiais desde a viagem que fez a Portugal há quatro anos: “O que nos atraiu mais foi a alegria saudável e inocente do povo que volta a ser criança para se divertir”, explica.

A Massfar é a empresa líder em criação de conteúdos para tecnologia de realidade aumentada e virtual no Brasil. Este é o segundo projeto que a empresa desenvolve em Portugal.