O Bloco de esquerda vai propor esta quinta-feira no Parlamento o fim dos vistos gold. Segundo o partido, esta medida para permitir que estrangeiros que invistam no país tenham autorização para residir é causa de especulação imobiliária, tráfico de influências e peculato, avança o Diário de Notícias. O partido afirma que apenas 9 dos 5700 processos de Visto Gold entre fevereiro e março criaram emprego.

O deputado e vice-presidente da Assembleia da República José Manuel Pureza afirmou ao DN que “esta figura dos vistos gold apresenta um conjunto de traços profundamente negativos que, tudo ponderado, nos leva a dizer que deve ser eliminado”.

O político acusou ainda a medida de beneficiar as “oligarquias de países, como a China,(…) Rússia, Angola”, dizendo que apenas é preciso pagar meio milhão de euros por uma casa, que ” pouco importa que o imóvel não valha tanto” e leva a “práticas de corrupção, tráfico de influências, peculato e branqueamento de capitais, e a outros ilícitos fiscais e criminais”.

O Bloco de Esquerda acusou o governo de manter este regime de autorização de residência criado pelo antigo executivo, em 2012, e citou a argumentação da eurodeputada socialista Ana Gomes num debate no Parlamento Europeu, em que Portugal foi acusado de dar “guarida a um esquema (…) importação da corrupção e da criminalidade organizada para a União Europeia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR