Já faz parte da família real britânica, mas parece estar ainda a habituar-se ao rígido protocolo que a realeza deve seguir. Na terça-feira, Meghan Markle tornou-se novamente o centro das atenções, agora por um “deslize” que cometeu durante uma festa no Palácio de Buckingham. É que, ao sentar-se, a duquesa de Sussex cruzou as pernas, cometendo assim um grande erro de etiqueta.

É certo que já passou mais de um mês desde o casamento real, mas os duques de Sussex continuam na mira dos fãs (e não só). O mais pequeno deslize pode ser motivo de polémica e foi o que aconteceu. Meghan e Harry compareceram no evento do programa Queen’s Young Leaders — que apoia jovens da Commonwealth que assumem liderança nas suas comunidades, mudando a vida de muitas pessoas — e ao sentarem-se lado a lado com a rainha Isabel II para uma fotografia oficial, eis que a duquesa cruza as pernas de forma errada — sim, porque há uma forma “certa”.

Assim que se apercebeu do erro, tentou corrigi-lo, porém a posição que adotou de seguida também não estava correta. Ainda assim, segundo a especialista em etiqueta real, Myka Meier, pode ser utilizada. Quando começaram a surgir críticas sobre a postura da duquesa, houve imediatamente quem viesse em sua defesa. No Twitter surgiram várias comparações entre Meghan e a princesa Diana, como se pode ver na fotografia abaixo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se para a maioria o que a ex-atriz fez é um gesto comum, na realeza cruzar as pernas à altura do joelho é considerado “um dos maiores erros de etiqueta que uma mulher pode cometer”, segundo disse a mesma especialista à revista People ainda este mês. A postura correta que uma duquesa deve adotar é “manter os joelhos e os tornozelos sempre juntos e posicionar as pernas de modo a que se crie uma inclinação” e as mãos “devem ser dobradas uma sobre a outra e colocadas no colo”. “É sofisticado, protege de vulnerabilidades e dá um ar fabuloso nas fotografias”, acrescentou Meier.

A duques de Sussex cruzou as pernas assim:

Meghan Markle, o príncipe Harry e a rainha Isabel II durante a cerimónia do programa Queen’s Young Leaders.

Meghan deveria ter cruzado as pernas assim (tal como fez durante a primeira visita oficial que fez com a rainha Isabel):

Durante a visita oficial de Meghan Markle e da rainha Isabel II a Cheshire, a cerca de quatro horas de Londres.

Ainda que a postura de Meghan não tenha sido a elegante “Duchess Slant” (qualquer coisa como uma “posição inclinada”, e tida como a mais elegante que uma duquesa pode ter), Meghan e Harry ali estiveram para apoiar a rainha no evento que organizou e que premiou vários jovens líderes de 53 países.