Vinte anos depois de José Saramago ter ganho o prémio Nobel da Literatura, a Porto Editora vai publicar um livro inédito do escritor, intitulado “Último Caderno de Lanzarote”. A obra é o último volume dos diários do escritor.

Em 2011, na apresentação de “Cadernos de Lanzarote V”, em Madrid, Saramago já tinha referido a existência desta obra, mas nunca a chegou a publicar porque, como divulga a Porto Editora em comunicado enviado às redações, a sua agenda não o permitia acabar. A mulher, Pilar del Río, afirmou que “vinte anos depois, este é o momento indicado para revelar estas reflexões e confidências”.

José Saramago é autor de mais de 40 títulos. Nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. Em 1947, publicou o seu primeiro livro,  A Viúva (por razões editoriais, viria a sair com o título de Terra do Pecado).

Morreu a 18 de junho de 2010, em Lanzarote, tendo deixado “uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos que vão de Memorial do Convento a Caim, passando por O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes ou A Viagem do Elefante, obras traduzidas em todo o mundo”, recorda a editora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR