A direção do Belenenses anunciou que registou uma equipa de futebol sénior na Federação Portuguesa de Futebol que “deverá arrancar na I Divisão da Associação de Futebol de Lisboa, ou seja, no terceiro escalão distrital”. A decisão surge no seguimento do término do protocolo entre o clube e a SAD, que terminou a 30 de junho e “impedia a criação de uma equipa sénior do Belenenses.

Em comunicado, a direção liderada por Patrick Morais de Carvalho revelou que o registo foi feito na passada quinta-feira: esta equipa tem como objetivo regressar à principal divisão portuguesa no espaço de cinco anos. Equipa técnica, médica, diretor desportivo e plantel – que vai provavelmente basear-se nos escalões de formação do clube – devem ser anunciados nos próximos dias.

A direção do Belenenses sublinha ainda que vai “trabalhar de forma afincada” para “impedir qualquer confusão de identidade entre o clube e a SAD”, o que se traduz em várias medidas, algumas de cariz judicial, para que a equipa sénior que está inscrita na primeira divisão não possa utilizar o nome e o emblema do clube do Restelo.

Belenenses quer impedir SAD de usar o nome e o emblema do clube

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final do mês de junho, Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses, anunciou que o clube vai jogar no Estádio do Jamor na próxima temporada. Na razão da mudança estará o facto de a SAD ter sido “despejada” do Estádio do Restelo pela direção do clube.

“É por todos conhecido que em fevereiro passado fomos surpreendidos por uma carta da direção do clube a despejar-nos do Estádio do Restelo. Portanto na próxima época vamos jogar no Estádio do Jamor. É com muita pena que transmito isso aos adeptos do Belenenses, mas não é surpresa nenhuma”, declarou o presidente da SAD em conferência de imprensa, citado pelo Correio da Manhã.

Belenenses sai do Restelo e passa a jogar no Jamor

Leia o comunicado da direção do Belenenses na íntegra:

No sentido de esclarecer os sócios do Clube de Futebol “Os Belenenses” relativamente às questões relacionadas com a existência de futebol sénior no nosso clube, cumpre-nos fazer um ponto da situação à data de 8 de Julho de 2018.

Como é público, e para contextualizar, a 12 de Dezembro de 2012 o CFB alienou 51% do capital social da sua SAD à empresa Codecity Sports Management.

De registar, porque é fundamental em todo este processo, que o Clube e os seus sócios só aceitaram vender essa participação porque lhes foi garantido – tendo ficado plasmado em letra de contrato – que ao Clube ficava assegurado o direito de recomprar esses 51% do capital em 2014 ou em 2017, a troco de determinadas contrapartidas. Condição indispensável para a concretização do negócio.

Apesar das dificuldades que se sabiam existir, o exercício desse direito foi sempre objectivo do Clube de Futebol “Os Belenenses”, desde logo pela Direcção liderada pelo Eng. António José Soares.

A SAD, a mando da sua controladora Codecity, tudo fez para que tal direito nunca fosse exercido ao ponto de, em Abril de 2014, ter rescindido unilateralmente o Acordo Parassocial onde estavam contempladas essas opções mandatórias de recompra por parte do Clube, impedindo para sempre a possibilidade do Clube reaver a maioria e o controlo da sua SAD.

Este foi o pontapé de saída do litígio entre Clube e SAD/Codecity e que infelizmente se manteve até hoje, pese embora todas as tentativas que foram feitas ao longo dos últimos 4 anos por vários intervenientes da vida associativa do Clube, todas elas como se sabe sem qualquer resultado prático.

Agora, tendo terminado o protocolo entre o Clube e a SAD que impedia a criação de uma equipa sénior do Clube de Futebol “Os Belenenses”, informamos os associados e simpatizantes do CFB que está, desde quinta-feira, dia 5 de Julho, oficialmente registada na FPF uma equipa de Futebol Sénior do Clube de Futebol “Os Belenenses” cuja gestão será feita exclusivamente pelo Clube. Esta equipa deverá arrancar na 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Lisboa, ou seja, no terceiro escalão distrital.

Como foi explicado e debatido entre os sócios presentes na Assembleia Geral ocorrida no passado dia 28 de Junho, o projecto desportivo para a equipa profissional do Clube de Futebol “Os Belenenses” passa pelo seu regresso à I Liga no espaço de cinco temporadas, o que implica a subida de divisão consecutiva – da 1.ª divisão da AFL até à Pro Nacional, passando pelo CNS, pela Liga de Honra e, por fim, pelo regresso ao nosso lugar.

Este projecto terá por base preferencial a formação de excelência do Clube de Futebol “Os Belenenses”, cujo trabalho se destina a projectar um plantel a longo prazo. Em breve, serão anunciados e apresentados o Director Desportivo, a equipa técnica, a equipa médica, os jogadores, os novos equipamentos, bem como toda a restante estrutura e o conjunto dos patrocinadores.

É um projecto entusiasmante, baseado nos nossos valores, história e nomes, cujo único intérprete e seu legítimo representante é o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

A par disso, tornou-se evidente que a SAD que fundámos deixou de ser representativa do Clube de Futebol “Os Belenenses”, dos nossos valores e da vontade expressa pelos nossos sócios em AG.

Desta forma, e face às várias manifestações que nos têm chegado, cabe-nos tranquilizar os sócios e simpatizantes do Clube de Futebol “Os Belenenses”, informando-os, bem como ao país, de que o Clube está a trabalhar de forma afincada, através de várias iniciativas,  no sentido de impedir qualquer confusão de identidade entre o Clube de Futebol “Os Belenenses” e a SAD, que é gerida de forma unilateral e desrespeitando as normas legais societárias pela empresa privada Codecity Sports Management.

Naturalmente, essas iniciativas não produzem efeitos imediatos, tão pouco devem ser debatidas no espaço público, de modo a não perturbar o seu normal funcionamento.

Está, no entanto, em marcha o resultado de um trabalho minucioso, que por certo contribuirá para que o futebol da Codecity, que desertou do Restelo e abandonou a nossa história, não mais possa ser confundido com o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

O facto de a Codecity, que abandonou o Mundo Belenense, continuar a utilizar o nosso nome e símbolo, constitui um forte prejuízo de imagem e, consequentemente, causa danos reputacionais muito elevados ao Clube de Futebol “Os Belenenses” o que, caso não seja corrigido, implicará a responsabilização civil de todas as entidades que o permitirem e fomentarem.

A equipa que fundámos e que desertou com o nosso emblema para o Concelho de Oeiras, ignorando todos os apelos feitos pelos sócios do Clube, não pode querer fazer-se passar por ser, ou sequer ser confundida com o Clube que conta no currículo com 4 Campeonatos e 3 Taças de Portugal.

Só há um Belenenses: aquele que foi fundando pelos Rapazes da Praia em 1919 e que é (re)conhecido em todo o Mundo como o Clube da Cruz de Cristo. Qualquer apropriação indevida será alvo de acção judicial.

A união de todos os Belenenses é fundamental: temos a tranquilidade e a garantia de que o Clube de Futebol “Os Belenenses” tem o seu caminho bem definido e tem especialistas a trabalhar diariamente em todos os aspectos relevantes para a vida futura do nosso emblema.

Ao País, aos organismos desportivos e à Comunicação Social, relembramos que não existem dois Belenenses a competir. O Belenenses jogará no Estádio do Restelo, com a sua equipa e o apoio dos seus sócios, de onde se reerguerá para rapidamente voltar ao lugar que é seu por direito, porque

Hoje como antigamente
Nada temos que temer
Belenenses para a frente
Com a certeza de Vencer

Restelo, 8 de julho de 2018
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”