O Benfica processou um conjunto de gigantes da Internet, entre eles a Google, revela esta quarta-feira a Sábado. A queixa deu entrada num tribunal da Califórnia e o clube alega que foi alvo do ataque de um hacker, tendo-lhe sido furtada informação comercial e outros segredos. Ao que o Observador apurou, a gigante americana ainda não foi notificada.

As informações, onde se incluem também os emails, foram depois alojadas em páginas como o ‘blogspot’, ‘wordpress’ e ‘rgho’ e os advogados do Benfica consideram que as empresas proprietárias desses serviços acabam por ser co-autoras do crime, que é punido pela lei americana.

A Google foi processada por ser proprietária do ‘blogspot.pt’, tendo ainda o clube apresentado queixa da Cloudflare, dona do ‘rgho.st’ e da Automatic Inc, proprietária do ‘wordpress’, o servidor de blogs onde nos últimos meses se alojou a página ‘mercadodebenficapolvo’, responsável pela divulgação de emails e contratos dos jogadores do Benfica.

Ainda esta semana, o referido blog revelou os contratos dos reforços Castillo e Ferreyra, contratados pelo Benfica este verão. As informações divulgados estipulam que Facunda Ferreyra aufira um vencimento anual de 1 milhão e 946 mil euros líquidos na próxima época, com Nicolás Castillo a auferir um salário anual de 2 milhões e 364 mil euros. No caso de Castillo, o contrato prevê aumentos salariais anuais, atingindo um máximo de 2 milhões e 744 mil euros na época 2022/2023, a última do contrato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O clube reagiu, colocando a hipótese de fazer uma participação criminal assim que soubesse de onde veio a fuga de informação. Numa nota divulgada no site oficial, o clube presidido por Luís Filipe Vieira refere que os contratos “foram objeto de registo em quatro entidades diferentes, a saber: plataforma FIFA TMS, na Liga Portugal, Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e, por se tratar de jogadores estrangeiros, no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)“. Revelando que “para cada um dos contratos foram feitas marcas personalizadas encapotadas que permitirão identificar a origem do documento em causa”, o Benfica diz estar “a analisar a situação e divulgação”, planeando ainda avançar com “a participação criminal competente logo após esta análise”.

Contratos de reforços do Benfica revelados em blogue. Clube já reagiu