Os portugueses pagam o dobro dos seus vizinhos espanhóis em comissões bancárias, segundo um estudo feito pela consultora Deloitte em Espanha, que além de apontar os valores mais elevados pagos em Portugal, conclui que os portugueses têm o pior nível de serviço bancário num universo de sete países estudados, que inclui também Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido, Holanda e França.

A média anual dos preços dos serviços bancários em Espanha é 38 euros, enquanto em Portugal é de 78 euros. A notícia avançada pelo JN na sua versão impressa (link não disponível), dá conta de que, para além do preço praticado, Portugal tem os piores níveis de serviço da Europa.

O número de serviços disponibilizados pelos bancos nacionais também é inferior ao dos restantes países analisados. Espanha e Itália lideram o ranking na qualidade de serviços oferecidos aos seus clientes.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/banca-portuguesa/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”246″ slug=”banca-portuguesa” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/banca-portuguesa/thumbnail?version=1529517944812&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre os sete países analisados no estudo, Portugal apresenta o menor número de serviços gratuitos prestados pelos bancos.

Nuno Rico, economista da Deco Proteste, não se mostrou surpreendido com o resultado do estudo. “Estamos a ter cada vez menos Banca em Portugal e cada vez mais cara”, afirmou o economista ao JN.

Os clientes portugueses têm cada vez menos acesso aos serviços. O número de balcões e de caixas multibanco tem vindo a ser reduzido, tal como o número de funcionários, o que prejudica o acesso dos clientes aos serviços.

A crescente digitalização dos serviços bancários e a redução de custos que proporcionou também parece não ter tido efeito os preços cobrados aos clientes.

A digitalização trouxe milhões de euros de poupança aos bancos mas infelizmente as comissões cobradas até deverão aumentar”, adiantou Nuno Rico.

O serviço bancário mais barato encontra-se no Reino Unido, onde o custo médio é de 20 euros por ano. Em contraste está a Alemanha, onde o custo médio anual chega aos 181 euros. Mas é o país com maior número de serviços.

Mude de banco. Descubra onde está livre de comissões