O sistema Multibanco teve falhas técnicas em toda a rede nacional na noite deste domingo, desde as 22h30, tendo o problema ficado totalmente resolvido cerca de uma hora e meia depois. A rede Multibanco confirmou através do Twitter, às 23h47, que os “constrangimentos técnicos” ficaram resolvidos e que o sistema já está “operacional”.
Constrangimentos técnicos que motivaram dificuldades na utilização do MULTIBANCO estão resolvidos. Sistema já operacional.
— MULTIBANCO (@multibanco) August 12, 2018
O Observador já tinha antes confirmado junto de fonte oficial da SIBS, que gere a rede Multibanco, que a rede teve problemas com pagamentos e levantamentos em algumas máquinas automáticas e também através da rede MB Way. “Foi um questão de âmbito técnico, algo complexa, relacionada com uma avaria de equipamento”, explicou a fonte ao Observador. “As equipas que temos em permanência identificaram imediatamente o problema e começaram a resolvê-lo.”
À Lusa, a assessoria da SIBS explicou que o problema apesar de poder ter tido expressão nacional não implicou que todo o sistema de caixas automáticas multibanco estivesse fora de serviço, podendo haver inclusivamente caixas ATM lado a lado em que uma funcione e outra não. Isto porque a falha técnica afetou sub-redes dentro da rede, o que explica que nem todas as ATM sejam afetadas.
O problema afetou os pagamentos e levantamentos nas máquinas ATM (multibanco) e a plataforma eletrónica MB Way, que, apesar do formato digital, integra e está ligada à rede multibanco. O Observador confirmou que quando se acedia à aplicação aparecia uma mensagem que dizia “Falha de comunicação”.
Vários utilizadores da rede utilizaram as redes sociais para relatar os problemas que encontraram nas máquinas automáticas e em aceder ao MB Way:
A rede multibanco na zona centro está em baixo!!!
— Alexandre (@AlexChaneco) August 12, 2018
https://twitter.com/jotajota91/status/1028761060944355331