Preços

Casas

Preço das casas em Portugal subiu o dobro da UE

2.096
Entre 2013 e 2018, os imóveis em Portugal encareceram 38,6%, enquanto que no conjunto da União Europeia o aumento médio foi de 18,6%, quase metade do registado em Portugal.
Eletricidade

Portugal tem a eletricidade mais cara da UE

8.099
Segundo o Eurostat Portugal teve a eletricidade para consumo doméstico mais cara da UE, com 28,2 PPC por 100 kWh, seguido pela Alemanha com 28,0 PPC por 100 kWh.
Inflação

Taxa de inflação mantém-se nos 0,8% em abril

Segundo o INE o indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, teve uma variação homóloga de 0,8%, taxa superior em 0,1% à registada em março.
Telecomunicações

Chamadas e SMS mais baratas na UE 

Um novo tarifário para as chamadas e mensagens internacionais entram em vigor na quarta-feira e visam reduzir as grandes discrepâncias de preços que se verificavam entre os Estados-membros.
Telecomunicações

Comunicações encarecem em Portugal e baixam na UE

500
Consumidores acabam por ser penalizados por haver pouca concorrência no mercado. Enquanto em Portugal os preços subiram 14% em 10 anos, na Europa baixaram quase 10%.
Promoções

Governo vai impôr regras nos preços dos saldos

Esta legislação pretende evitar algumas práticas como a de inflacionar os preços imediatamente antes de lançar saldos ou promoções e é uma lei geral, para todos os setores de atividade.
Produção Industrial

Preços na produção industrial sobem 1,5% em março

O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) subiu 1,5% em março face ao mesmo mês de 2018 e manteve-se face a fevereiro.
Banco Central

Brasil. Banco central mantém taxas de juro em 6,5%

Apesar de os riscos de inflação estarem moderados, a frustração das expetativas sobre a continuação de reformas por parte do banco central arrisca o regresso das pressões sobre os preços.
Habitação e Urbanismo

Bruxelas regista moderação nos preços das casas

A Comissão Europeia indica ainda que "a recente recuperação na construção residencial" terá contribuído para alguma moderação na inflação dos preços das casa", refletindo uma recuperação da oferta.
Habitação e Urbanismo

Construção de habitação nova aumentou 2,3% em 2018

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,7% em dezembro de 2018 face ao mesmo período homólogo. Os índices de materiais e de mão-de-obra registaram aumentos médios anuais de 1,4% e 3,7%.
Lisboa

5 freguesias com casas acima de 3.500 euros/m2

Santo António, Misericórdia, Santa Maria Maior, Avenidas Novas e Estrela são as freguesias de Lisboa com os preços mais elevados em 2018, diz INE. No Porto, foram Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.
Habitação e Urbanismo

Avaliação bancária à habitação sobe para 1.222€

Nos apartamentos, o valor mais alto fica no Algarve (1.593 euros/m2), e no Alentejo o mais baixo (1.014 euros/m2). Os Açores tiveram a maior subida (2,7%) e o Centro a maior descida (-0,9%).
Preços

13 coisas que vão mexer com a sua carteira em 2019 /premium

205
Renda da casa, portagens, tabaco, refrigerantes, o pão e o leite vão subir de preço em 2019. Mas também há boas surpresas: a eletricidade e a gasolina baixam, pelo menos para já.
Eletricidade

Energia. Endesa baixa preços em média 6,3% em 2019

A Endesa, que opera no mercado liberalizado da eletricidade em Portugal há mais de 20 anos, vai descer os preços, em média, 6,3% em 2019. A empresa serve cerca de 300 mil clientes.
Habitação e Urbanismo

Preços da habitação voltam a desacelerar

O índice de preços da habitação desacelerou no terceiro trimestre ao crescer 8,5% em termos homólogos, 2,7 pontos percentuais abaixo do registado nos três meses anteriores.
Eletricidade

Tarifas da luz devem baixar 3,5% em janeiro

106
Governo enviou ao regulador um despacho a aprovar transferência de 189 milhões de euros para o sistema elétrico. Tarifas baixam 3,5% em janeiro para as famílias.
Preços

Operadoras querem aumentar preços em janeiro

Desde de 2017 que as operadoras não anunciavam um aumento de preços, como se verifica habitualmente no começo de cada ano, tendo com referência a taxa de inflação.
Petróleo

ANTRAM quer saber razões do gasóleo não descer

A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias interpelou o Governo sobre o porquê de o preço do gasóleo não acompanhar a descida do preço do petróleo.
Economia

Preço leva portugueses a Espanha para comprar gás

1.059
Os combustíveis são dos bens que os portugueses residentes junto à fronteira entre o Algarve e Espanha mais procuram no país vizinho. Botija de gás pode custar quase metade do preço.
Rendas

Rendas deverão aumentar 1,15% em 2019

O valor das rendas deverá aumentar 1,15% em 2019, mais do que os 1,12% deste ano e um novo máximo desde 2013, segundo os números da inflação dos últimos 12 meses até agosto hoje divulgados pelo INE.
Banca

Comissões. Portugueses pagam o dobro dos espanhóis

1.055
Entre sete países europeus analisados pela Deloitte, a banca portuguesa tem o pior nível de serviço. As comissões ascendem a 78 euros por ano, em média, quase o dobro das cobradas em Espanha.
Indústria

Preços na produção industrial cresceram em junho 

Os preços na produção industrial tiveram em junho o maior crescimento dos últimos 12 meses, aumentando 4% face a junho de 2017, acima do aumento homólogo de 3,2% em maio.
Preços

Preços praticados pela Airbnb violam lei europeia

A Comissão Europeia acusou o Airbnb de violar as leis europeias e "esquecer as suas responsabilidades". Empresa tem até final de agosto para explicar preços que pratica. Airbnb diz ter tudo em ordem.
Preços

Preços na produção industrial sobem na zona euro

Em maio, os preços na produção industrial aumentaram, face a abril, 0,8% na zona euro e 1% na UE, tendo Grécia (2,4%), Portugal (1,9%), Chipre e Hungria (1,8%) registado as maiores subidas.
DECO

Supermercados Jumbo têm os preços mais baixos

1.120
Avaliação da DECO Proteste conclui que Jumbo pratica os preços mais baratos, sobretudo no centro do país, seguida por Continente e Pingo Doce. Intermarché, Minipreço e Lidl são os mais caros.
Petróleo

OPEP corta produção para subir preço do petróleo

Arábia Saudita e Rússia arrancam acordo a ferros para subir preço do petróleo. Produção deveria subir em um milhão de barris por dia, mas para já só aumenta em 600 mil barris por dia.
Combustível

Combustíveis. Porque pesam tanto os impostos /premium

Peso dos impostos nos combustíveis não parou de subir desde 2004. Agora foi aprovada proposta para baixar o ISP. O Estado vai perder muito? Os consumidores vão ganhar? Dez respostas para perceber.
Grécia

Preços na Grécia em maio caem face a abril

Os preços na Grécia em maio desceram 0,3% face a abril e aumentaram 0,6% face ao mesmo mês de 2017, segundo dados publicados esta sexta-feira pela agência de estatística grega Elstat.
Combustível

Combustível. Pedido o fim do preço de referência

A Autoridade da Concorrência quer que a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis deixe de publicitar os preços de referência dos combustíveis rodoviários.
Preços

Subida dos preços acelera em maio para 1%

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 1% em maio, acima dos 0,4% apurados em abril, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Timor-Leste

Preços em Timor-Leste sobem 0,7% em abril 

Os preços em Timor-Leste subiram 0,7% em abril último, depois de um aumento de 0,2% em março, e de uma subida de 2,7% comparativamente a abril de 2017.
Preços

Preços sobem 1,3% na zona euro e 1,5% na UE

A taxa de inflação anual fixou-se, em março, nos 1,3% na zona euro e nos 1,5% na União Europeia (UE), um avanço face ao mês anterior mas um recuo homólogo, em ambos os casos, segundo o Eurostat.
Venezuela

Inflação na Venezuela deve crescer quase 14.000%

O Fundo Monetário Internacional espera um futuro ainda mais negro, com a economia a cair mais 15%, o desemprego a atingir um terço da população e os preços a subirem a um ritmo sem precedentes.
Preços

Preços aumentaram 0,7% em março

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor foi de 0,7% em março, acelerando face aos 0,6% observados em fevereiro, confirmou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

Subida de preços acelera ligeiramente

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente foi de 0,8% em março face aos 0,6% registados em fevereiro.
DECO

Jumbo é a cadeia com os preços mais baixos

242
Um estudo da DECO Proteste mostra que o Jumbo é a cadeia que pratica preços mais baixos em Portugal continental. Na Madeira lidera o Pingo Doce e nos Açores o Continente Modelo.
Preços

Subida dos preços desacelera em fevereiro

A taxa de variação homóloga do IPC foi de 0,6% em fevereiro, desacelerando face aos 1,0% observados em janeiro, segundo a estimativa rápida divulgada.
Economia

INE revê em baixa subida dos preços em janeiro

O INE reviu em baixa a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor para os 1,0% em janeiro, uma décima abaixo da estimativa rápida avançada no final do mês passado.
Angola

Governo angolano alerta para especulação de preços

O Governo angolano constatou que alguns operadores económicos estão a fazer alterações de preços sem respeitarem as normas estabelecidas pelo Regime de Preços.
Mercado Imobiliário

Preços das casas. Portugal com 3ª maior subida

Entre junho e setembro últimos, os preços das habitações subiram, em termos homólogos, 4,1% na zona euro e 4,6% na UE. A quarta maior subida foi observada em Portugal (3,5%).
Preços

Preços dos alimentos subiram em 2017

Os preços dos alimentos aumentaram 8,2% em 2017 no mundo inteiro. Os produtos lácteos foram os que mais subiram.
Economia

Preços aceleram em média 1,4% em 2017

Os preços no consumidor subiram em média 1,4% no ano passado, acima da taxa de inflação média de 0,6% em 2016, informa o Instituto Nacional de Estatística.
EDP

Marcelo está a estudar aumento de preços da EDP

217
Marcelo Rebelo de Sousa revelou que o aumento dos preços da eletricidade pela EDP no mercado livre é uma matéria que está a estudar e sobre a qual poderá vir a pronunciar-se.
Preços

Prepare a carteira. 10 coisas mais caras em 2018

533
Banco de Portugal, Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Ministério das Finanças esperam uma inflação perto de 1,5% em 2018. Saiba o que mais irá pesar no seu orçamento no próximo ano.
Economia

Preços da habitação aumentam 10,4% no 3º trimestre

O Índice de Preços da Habitação aumentou 10,4% no terceiro trimestre, em termos homólogos, ao ritmo mais alto em pelo menos oito anos, divulgou esta quarta-feira o INE.
Angola

Luanda. Preço dos produtos sobe no Natal

Os vendedores justificam o aumento com a subida de preços nos armazéns e queixando-se de quebras no negócio face aos atrasos nos salários dos trabalhadores.
Eletricidade

Em 150 milhões previstos, só chegaram 5 milhões 

Contribuição cobrada às grandes empresas de energia desde 2014 deveria ter beneficiado preços de eletricidade, mas até agora o Estado só transferiu 5 milhões, face aos 150 milhões de euros previstos.
Economia

Subida de preços acelera em novembro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor foi de 1,5% em novembro, 0,1 pontos percentuais acima de outubro, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.
Alimentação

Sindicatos contestam subida do preço do pão

A Federação de Sindicatos de Alimentação contestou a subida do preço do pão em cerca de 20% em 2018. A união sindical quer uma reunião com o patronato no Ministério do Trabalho.
País

Seca. Agricultores dizem que preços vão subir

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Sousa, disse que a perda de produção agrícola provocada pela seca que o país enfrenta vai provocar um aumento dos preços.
Eurostat

Zona Euro: 1,4% de inflação anual em outubro

A taxa de inflação anual fixou-se em outubro nos 1,4% na zona euro e nos 1,7% na União Europeia (UE), acima da homóloga mas aquém da registada em setembro, segundo o Eurostat.
Angola

Angola. Inflação está acima dos 26%

A taxa de inflação em Angola acelerou 2,39% entre setembro e outubro, voltando a aproximar-se de máximos de 2017, com o acumulado a 12 meses a subir para acima dos 26%.
Economia

Subida de preços estabiliza em outubro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor manteve-se nos 1,4% em outubro, idêntica a setembro, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Preços

Portagens vão ficar mais caras em 2018

345
As taxas de portagem devem aumentar até 1,42% no próximo ano. As concessionárias de auto-estradas têm até dia 15 deste mês para entregar a proposta ao Governo.
Economia

Subida de preços acelera para 1,4% em setembro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor aumentou 0,3 pontos percentuais para 1,4% em setembro, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Angola

Angola. FMI prevê recessão de 0,7%

O Fundo Monetário Internacional divulgou uma previsão que contrasta com a do governo angolano. Os preços em Angola deverão aumentar este ano 30,9%.
EDP

EDP terá menos 165 milhões por ano. E pode pagar

Contas da ERSE ao custo final das rendas da EDP apontam para redução na fatura anual paga nos preços da luz de 165 milhões de euros, a partir de 2018. E em vez de receber, a EDP ainda pode pagar.
EDP

Lei que fixou rendas deu 510 milhões a mais à EDP

309
Regulador da energia conclui que passagem das centrais da EDP para o regime dos CMEC, aprovado em 2004, gerou um acréscimo de custos de 510 milhões de euros aos preços da eletricidade.
Combustível

Bruxelas não vai investigar preços em Portugal

Bruxelas já respondeu à carta de Portugal a pedir avaliação ao mercado dos combustíveis. Divergência de preços entre países não chega para justificar abertura de investigação europeia.
Produção Industrial

Preços na produção industrial aumentam 2,5%

Os preços na produção industrial aumentaram 2,5% em agosto, face ao mesmo mês do ano anterior, acima da subida homólogo de 2,2% de julho.
Inflação

INE: inflação foi de 1,1% em agosto

A taxa subiu em 0,2 pontos percentuais em relação a julho. O principal motivo é o aumento do preço dos transportes.
Venezuela

Maduro anuncia novo sistema de fixação de preços

135
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a entrada em vigor, a partir desta sexta-feira, de um "um novo sistema" para estabelecer os preços máximos de 50 produtos.
Angola

Angola: Maior produção de petróleo reduz défice

O aumento da produção e a subida dos preços do petróleo em Angola irão aumentar a receita fiscal nos próximos trimestres, avança a BMI Research. "A consolidação será gradual", sublinha a consultora.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)