435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Preços

Boa moeda, má moeda

Alimentos e gás menos caros

Em Abril, os preços dos produtos alimentares caíram ligeiramente em termos globais. E em Portugal e Espanha vai avançar a nova fórmula de cálculo para baixar o preço do gás.
Explicador

Petróleo. "Não deve haver pico de preços"

Nuno Ribeiro da Silva, vice-presidente da AIP, admite subida, mas não um pico de preços. O especialista em assuntos europeus Paulo Sande diz que o "6.º pacote está a criar maior fricção entre os 27".
Contra-Corrente

Porque têm falhado tantas políticas de Habitação?

Todos se queixam do preço das habitações mas aquilo que o PRR prevê para o sector é quase nada e as leis dos últimos anos só têm destruído o sector. Quando é que temos finalmente uma política a sério?
Boa moeda, má moeda

Tudo esclarecido sobre preços dos combustíveis?

O Governo criou uma expectativa de redução dos preços que o mercado não confirmou. Parece afastada a hipótese de apropriação do imposto por parte das gasolineiras.
Combustível

Combustível. Margem "independente" dos preços

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis esclareceu que as margens dos revendedores são fixas e, por isso, independentes do preço dos combustíveis.
Preços

Alimentos aumentam 3,5% entre janeiro e março

"Em três meses aumentos da ordem dos 3%, 4% é imenso", refere a economista Francisca Guedes de Oliveira, lembrando que se tratam de produtos de primeira necessidade, com muito peso nos orçamentos.
Explicador

Combustível. Porque é que o preço não desceu mais?

O líder da APETRO, António Comprido, explica que foram feitos ajustes face ao valor dos dos produtos refinados. O economista Abel Mateus defende uma investigação aos preços das bombas nas autoestradas
Noticiário

22h. Energia. Portugal e Espanha sem proposta

Uma semana depois de anunciarem acordo político, os dois países ainda não deram resposta, que tem de ser aprovada pelo executivo comunitário, revela fonte oficial da Comissão Europeia ao Observador.
Inflação

Entre abril e maio, quase tudo a inflação aumentou

O Observador preparou um cabaz de produtos essenciais, no qual é visível o aumento dos preços entre abril e maio. Ovos, farinha, esparguete ou papel higiénico são dos produtos mais afetados.
Eletricidade

Preço médio da eletricidade sobe 2,4 euros na UE

Na segunda metade de 2021, os preços médios da eletricidade doméstica aumentaram para os 23,7 euros por 100 kWh e os do gás para 7,8 euros.
Eurostat

Inflação na zona euro cresce para 7,5% em abril

A taxa de inflação na zona euro terá acelerado para 7,5% em abril, segundo a estimativa rápida do Eurostat divulgada esta sexta-feira.
Inflação

Inflação acelera para 7,2% em abril

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de variação do índice de preços no consumidor foi de 7,2% em abril na variação homóloga.
Indonésia

Indonésia suspende exportação de óleo de palma

A Indonésia é o maior produtor mundial de óleo de palma. A suspensão do produto poderá levar a uma subida dos preços dos alimentos a nível mundial.
Boa moeda, má moeda

A electricidade pode baixar com mudança de cálculo

Portugal e Espanha já estão autorizados pela Comissão Europeia a alterar a forma como é neste momento calculada a formação de preços na electricidade.
Noticiário

23h. Rússia quer invadir outros países, acusa Kiev

Declarações surgem depois de Rússia ter ameaçado a Moldávia, ao avisar que um dos objetivos passa por controlar a região separatista de Transnístria. E, preço dos combustíveis volta a subir.
Noticiário

20h. Gasóleo vai subir 6 cêntimos, gasolina 2

Governo já decidiu que o desconto temporário do ISP vai manter-se inalterado na próxima semana. E ainda, António Guterres desloca-se a Moscovo na próxima semana, para se reunir com Vladimir Putin.
Boa moeda, má moeda

Produção industrial mais cara, preços pressionados

O Índice de Preços na Produção Industrial aumentou 26,3% em Março. Há um ano tinha subido 0,6%. É um sinal da forte pressão que se mantém sobre os preços finais.
Inflação

Inflação não era tão alta desde junho de 1994

O INE confirmou o valor da inflação para março. Atingiu 5,3%. Os preços de energia dispararam 19,8%, o valor mais elevado desde fevereiro de 1991. Os produtos agrícolas subiram 5,8%.
Noticiário

7h. Energia. Governo aprova medidas de emergência 

O governo aprovou ao início da madrugada medidas de emergência para contenção dos preços da energia e agroalimentar. Ainda, Luís Montenegro espera uma campanha interna com "fair play democrático".
Preços

As guerras que travamos pela nossa sobrevivência

A pandemia e a guerra não podem ser desculpa para toda esta escalada de aumentos injustos, alguns dos quais até podem estar a atentar contra direitos dos cidadãos.
Boa moeda, má moeda

Autovoucher: aumentos anulados até 75L de gasóleo

Os 20 euros por mês de devolução do custo dos combustíveis compensa o aumento verificado até aos 75 litros de gasóleo e 115 litros de gasolina.
Noticiário

3h. Petróleo: 120 milhões de barris libertados

Dos 120 milhões de barris a serem lançados para o mercado, 60 milhões são dos Estados Unidos. Ainda neste jornal, o Governo tem margem para baixar mais o imposto petrolífero.
Noticiário

5h. Aumenta o preço dos bens essenciais

Alimentos aumentaram 5% desde o início do conflito na Ucrânia. Em comparação, desde janeiro, os vencimentos subiram apenas 1,7%.
Preços

Jornais em banca sobem preços em 10 cêntimos

Os jornais em banca ficaram em média 10 cêntimos mais caros. Várias fontes do setor deram conta da subida dos preços, provocada pelo aumento dos custos de produção, nomeadamente do papel.
Noticiário

12h. Inflação atingiu novo máximo na zona Euro

Inflação terá atingido os 7,5%, em Porrtugal prevê-se uma inflação de 5,5%. O antigo presidente da Autoridade da Concorrência estima uma perda de 2,5% do poder de compra dos portugueses.
Explicador

Inflação. "2,5% cairá na perda do poder de compra"

Ex-presidente da Autoridade da Concorrência, Abel Mateus, prevê um "empobrecimento geral do país" e "queda do nível de vida" face aos impactos da guerra. Diz que um cenário de estagflação é provável.
Resposta Pronta

Vinho: "vai ser inevitável aumento de 10%"

Ana Isabel Alves, diretora executiva da ACIBEV, Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal, estima um aumento de preço do vinho em 10% no segundo semestre do ano.
Noticiário

20h. Portugal e Espanha vão travar preços do gás

Anúncio feito por António Costa e Pedro Sanchez. No final do Conselho Europeu, os primeiros-ministros português e espanhol confirmam que Bruxelas dá luz verde à adoção de uma medida extraordinária.
Energia

Energia. Metalurgia admite parar a partir de maio

A partir de maio, as empresas do setor metalúrgico vão ver os custos de energia aumentar e admitem reduzir a atividade porque "quanto menos dias de trabalho", menos prejuízos têm.
Guerra na Ucrânia

Produtores de milho debatem a subida dos preços

A escalada dos preços das matérias-primas foi agravada com a guerra na Ucrânia, o que conduzirá a uma subida dos preços ao consumidor e uma situação de maior incerteza para os produtores.
Noticiário

21h. Guerra vai aumentar pobreza extrema no mundo

É o alerta do Centro para o Desenvolvimento Global. A guerra vai empurrar mais de 40 milhões de pessoas para a pobreza extrema devido ao disparar dos preços das matérias-primas alimentares.
Noticiário

7h. Rússia e Ucrânia ainda longe de um acordo

Rússia e Ucrânia ainda longe de um acordo, diz MNE ucraniano; Acabou recolher obrigatório em Kiev; Empresas abrandam produção e trabalhadores são mandados para casa por causa dos preços da energia
Brasil

Combustível. Bolsonaro critica Petrobras 

Na passada quinta-feira, a Petrobras anunciou um aumento de 18,77% na gasolina, de 24,9% sobre o gasóleo e 16,1% sobre o gás de cozinha, após quase dois meses sem elevar os preços.
Noticiário

20h. Prateleiras com preços cada vez mais elevados

Assim considera Nuno Melo, eurodeputado do CDS, que pede intervenção da União Europeia e vai pedir ao comissário europeu para a Agricultura a criação de um mecanismo para evitar subidas de preços.
Noticiário

19h. ANTROP com prejuízo de 70 milhões de euros

Por causa do aumento dos preços. ANTROP diz que o serviço público pode ficar comprometido. A Associação reuniu hoje com o Governo e indica que o ‘feedback’ do executivo "foi positivo".
Combustível

Quais as gasolineiras mais baratas do país?

Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia, além do valor histórico da gasolina (mais de 2 euros/litro), o gasóleo atingiu os 1,95 euros/litro. Saiba quais os postos com o combustível mais barato.
Noticiário

20h. Produtos energéticos. Governo quer baixar IVA

Foi uma das medidas propostas pelo executivo socialista na reunião extraordinária da Concertação Social. Objetivo é evitar a escalada de preços devido ao impacto da guerra na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Kiev decreta controlo de preços de bens essenciais

O governo ucraniano "controlará os preços de uma série de bens de primeira necessidade para as pessoas". A lista inclui farinha, massa, pão, carne, leite, certos grupos de medicamentos e combustíveis.
Combustível

AUTOvoucher com 80 mil novas adesões

O ministério de João Leão referiu que o AUTOvoucher regista 80 mil novas adesões e que até esta terça-feira tinham já sido reembolsados 35,3 milhões de euros aos consumidores.
Resposta Pronta

"O pão está mais caro, mas deve aumentar mais"

Hélder Pires, presidente do Conselho Fiscal da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, admite o aumento do preço, mas refere a falta de pão nas padarias como "possibilidade remota"
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.