Preços
Eletricidade

Eletricidade mais cara que a média europeia 

998
Os preços da eletricidade doméstica em Portugal são mais caros do que a média da União Europeia desde 2014, mesmo quando o preço baixou no país.
Oficina da Liberdade

Preços são sinais

203
Quanto mais o Leviatã estatal se dedica a proteger largos sectores da concorrência, mais se vai desfazando a capacidade dos indivíduos para criar valor. Dito de outra forma, menos competentes são.
Casas

Preços de venda das casas abrandam

A subida do preço de venda das casas em Portugal Continental foi de 14,7% em relação a 2018, o que confirma a descida de 1,1 pontos percentuais entre o primeiro e segundo trimestres deste ano.
Chile

Chile. País está "em guerra" contra "criminosos"

Recolher obrigatório, escolas e supermercados fechados, são o resultado dos protestos violentos que tiveram início na sexta-feira. Piñera condena os atos criminosos como saques e incêndios.
Habitação e Urbanismo

Preço das casas usadas já não está a subir tanto

100
Preço médio das casas usadas em Portugal continua a subir (cada metro quadrado já custa em média 1.981 euros), mas esta tendência está a "suavizar" diz o portal.
Inflação

Preços descem pelo segundo mês em agosto

IPC fixou-se em -0,1% face ao mesmo mês de 2018, depois dos -0,3% registados em julho. "Evolução deve-se em parte à recuperação dos preços da classe dos restaurantes e hotéis", explicou o INE.
Açúcar

Taxa do açúcar subiu preços e não desceu consumo

868
Segundo um estudo de dois economistas, o aumento do imposto levou não a uma mudança de hábitos de consumo mas sim ao aumento das vendas antes da entrada em vigor da taxa.
Economia

Queda dos preços em 0,3% em julho

O Índice de Preços no Consumidor desceu em julho 0,3% face ao mesmo mês de 2018, desacelerando face aos 0,4% registados em junho. Queda apresentou-se no setor de hotéis, restaurantes e vestimentas.
Casas

Preço das casas em Portugal subiu o dobro da UE

2096
Entre 2013 e 2018, os imóveis em Portugal encareceram 38,6%, enquanto que no conjunto da União Europeia o aumento médio foi de 18,6%, quase metade do registado em Portugal.
Eletricidade

Portugal tem a eletricidade mais cara da UE

8099
Segundo o Eurostat Portugal teve a eletricidade para consumo doméstico mais cara da UE, com 28,2 PPC por 100 kWh, seguido pela Alemanha com 28,0 PPC por 100 kWh.
Inflação

Taxa de inflação mantém-se nos 0,8% em abril

Segundo o INE o indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, teve uma variação homóloga de 0,8%, taxa superior em 0,1% à registada em março.
Telecomunicações

Chamadas e SMS mais baratas na UE 

Um novo tarifário para as chamadas e mensagens internacionais entram em vigor na quarta-feira e visam reduzir as grandes discrepâncias de preços que se verificavam entre os Estados-membros.
Telecomunicações

Comunicações encarecem em Portugal e baixam na UE

500
Consumidores acabam por ser penalizados por haver pouca concorrência no mercado. Enquanto em Portugal os preços subiram 14% em 10 anos, na Europa baixaram quase 10%.
Promoções

Governo vai impôr regras nos preços dos saldos

Esta legislação pretende evitar algumas práticas como a de inflacionar os preços imediatamente antes de lançar saldos ou promoções e é uma lei geral, para todos os setores de atividade.
Produção Industrial

Preços na produção industrial sobem 1,5% em março

O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) subiu 1,5% em março face ao mesmo mês de 2018 e manteve-se face a fevereiro.
Banco Central

Brasil. Banco central mantém taxas de juro em 6,5%

Apesar de os riscos de inflação estarem moderados, a frustração das expetativas sobre a continuação de reformas por parte do banco central arrisca o regresso das pressões sobre os preços.
Habitação e Urbanismo

Bruxelas regista moderação nos preços das casas

A Comissão Europeia indica ainda que "a recente recuperação na construção residencial" terá contribuído para alguma moderação na inflação dos preços das casa", refletindo uma recuperação da oferta.
Habitação e Urbanismo

Construção de habitação nova aumentou 2,3% em 2018

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,7% em dezembro de 2018 face ao mesmo período homólogo. Os índices de materiais e de mão-de-obra registaram aumentos médios anuais de 1,4% e 3,7%.
Lisboa

5 freguesias com casas acima de 3.500 euros/m2

Santo António, Misericórdia, Santa Maria Maior, Avenidas Novas e Estrela são as freguesias de Lisboa com os preços mais elevados em 2018, diz INE. No Porto, foram Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.
Habitação e Urbanismo

Avaliação bancária à habitação sobe para 1.222€

Nos apartamentos, o valor mais alto fica no Algarve (1.593 euros/m2), e no Alentejo o mais baixo (1.014 euros/m2). Os Açores tiveram a maior subida (2,7%) e o Centro a maior descida (-0,9%).
Preços

13 coisas que vão mexer com a sua carteira em 2019 /premium

205
Renda da casa, portagens, tabaco, refrigerantes, o pão e o leite vão subir de preço em 2019. Mas também há boas surpresas: a eletricidade e a gasolina baixam, pelo menos para já.
Eletricidade

Energia. Endesa baixa preços em média 6,3% em 2019

A Endesa, que opera no mercado liberalizado da eletricidade em Portugal há mais de 20 anos, vai descer os preços, em média, 6,3% em 2019. A empresa serve cerca de 300 mil clientes.
Habitação e Urbanismo

Preços da habitação voltam a desacelerar

O índice de preços da habitação desacelerou no terceiro trimestre ao crescer 8,5% em termos homólogos, 2,7 pontos percentuais abaixo do registado nos três meses anteriores.
Eletricidade

Tarifas da luz devem baixar 3,5% em janeiro

106
Governo enviou ao regulador um despacho a aprovar transferência de 189 milhões de euros para o sistema elétrico. Tarifas baixam 3,5% em janeiro para as famílias.
Preços

Operadoras querem aumentar preços em janeiro

Desde de 2017 que as operadoras não anunciavam um aumento de preços, como se verifica habitualmente no começo de cada ano, tendo com referência a taxa de inflação.
Petróleo

ANTRAM quer saber razões do gasóleo não descer

A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias interpelou o Governo sobre o porquê de o preço do gasóleo não acompanhar a descida do preço do petróleo.
Economia

Preço leva portugueses a Espanha para comprar gás

1059
Os combustíveis são dos bens que os portugueses residentes junto à fronteira entre o Algarve e Espanha mais procuram no país vizinho. Botija de gás pode custar quase metade do preço.
Rendas

Rendas deverão aumentar 1,15% em 2019

O valor das rendas deverá aumentar 1,15% em 2019, mais do que os 1,12% deste ano e um novo máximo desde 2013, segundo os números da inflação dos últimos 12 meses até agosto hoje divulgados pelo INE.
Banca

Comissões. Portugueses pagam o dobro dos espanhóis

1055
Entre sete países europeus analisados pela Deloitte, a banca portuguesa tem o pior nível de serviço. As comissões ascendem a 78 euros por ano, em média, quase o dobro das cobradas em Espanha.
Indústria

Preços na produção industrial cresceram em junho 

Os preços na produção industrial tiveram em junho o maior crescimento dos últimos 12 meses, aumentando 4% face a junho de 2017, acima do aumento homólogo de 3,2% em maio.
Preços

Preços praticados pela Airbnb violam lei europeia

A Comissão Europeia acusou o Airbnb de violar as leis europeias e "esquecer as suas responsabilidades". Empresa tem até final de agosto para explicar preços que pratica. Airbnb diz ter tudo em ordem.
Preços

Preços na produção industrial sobem na zona euro

Em maio, os preços na produção industrial aumentaram, face a abril, 0,8% na zona euro e 1% na UE, tendo Grécia (2,4%), Portugal (1,9%), Chipre e Hungria (1,8%) registado as maiores subidas.
DECO

Supermercados Jumbo têm os preços mais baixos

1120
Avaliação da DECO Proteste conclui que Jumbo pratica os preços mais baratos, sobretudo no centro do país, seguida por Continente e Pingo Doce. Intermarché, Minipreço e Lidl são os mais caros.
Petróleo

OPEP corta produção para subir preço do petróleo

Arábia Saudita e Rússia arrancam acordo a ferros para subir preço do petróleo. Produção deveria subir em um milhão de barris por dia, mas para já só aumenta em 600 mil barris por dia.
Combustível

Combustíveis. Porque pesam tanto os impostos /premium

Peso dos impostos nos combustíveis não parou de subir desde 2004. Agora foi aprovada proposta para baixar o ISP. O Estado vai perder muito? Os consumidores vão ganhar? Dez respostas para perceber.
Grécia

Preços na Grécia em maio caem face a abril

Os preços na Grécia em maio desceram 0,3% face a abril e aumentaram 0,6% face ao mesmo mês de 2017, segundo dados publicados esta sexta-feira pela agência de estatística grega Elstat.
Combustível

Combustível. Pedido o fim do preço de referência

A Autoridade da Concorrência quer que a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis deixe de publicitar os preços de referência dos combustíveis rodoviários.
Preços

Subida dos preços acelera em maio para 1%

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 1% em maio, acima dos 0,4% apurados em abril, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Timor-Leste

Preços em Timor-Leste sobem 0,7% em abril 

Os preços em Timor-Leste subiram 0,7% em abril último, depois de um aumento de 0,2% em março, e de uma subida de 2,7% comparativamente a abril de 2017.
Preços

Preços sobem 1,3% na zona euro e 1,5% na UE

A taxa de inflação anual fixou-se, em março, nos 1,3% na zona euro e nos 1,5% na União Europeia (UE), um avanço face ao mês anterior mas um recuo homólogo, em ambos os casos, segundo o Eurostat.
Venezuela

Inflação na Venezuela deve crescer quase 14.000%

O Fundo Monetário Internacional espera um futuro ainda mais negro, com a economia a cair mais 15%, o desemprego a atingir um terço da população e os preços a subirem a um ritmo sem precedentes.
Preços

Preços aumentaram 0,7% em março

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor foi de 0,7% em março, acelerando face aos 0,6% observados em fevereiro, confirmou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

Subida de preços acelera ligeiramente

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente foi de 0,8% em março face aos 0,6% registados em fevereiro.
DECO

Jumbo é a cadeia com os preços mais baixos

242
Um estudo da DECO Proteste mostra que o Jumbo é a cadeia que pratica preços mais baixos em Portugal continental. Na Madeira lidera o Pingo Doce e nos Açores o Continente Modelo.
Preços

Subida dos preços desacelera em fevereiro

A taxa de variação homóloga do IPC foi de 0,6% em fevereiro, desacelerando face aos 1,0% observados em janeiro, segundo a estimativa rápida divulgada.
Economia

INE revê em baixa subida dos preços em janeiro

O INE reviu em baixa a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor para os 1,0% em janeiro, uma décima abaixo da estimativa rápida avançada no final do mês passado.
Angola

Governo angolano alerta para especulação de preços

O Governo angolano constatou que alguns operadores económicos estão a fazer alterações de preços sem respeitarem as normas estabelecidas pelo Regime de Preços.
Mercado Imobiliário

Preços das casas. Portugal com 3ª maior subida

Entre junho e setembro últimos, os preços das habitações subiram, em termos homólogos, 4,1% na zona euro e 4,6% na UE. A quarta maior subida foi observada em Portugal (3,5%).
Preços

Preços dos alimentos subiram em 2017

Os preços dos alimentos aumentaram 8,2% em 2017 no mundo inteiro. Os produtos lácteos foram os que mais subiram.
Economia

Preços aceleram em média 1,4% em 2017

Os preços no consumidor subiram em média 1,4% no ano passado, acima da taxa de inflação média de 0,6% em 2016, informa o Instituto Nacional de Estatística.
EDP

Marcelo está a estudar aumento de preços da EDP

217
Marcelo Rebelo de Sousa revelou que o aumento dos preços da eletricidade pela EDP no mercado livre é uma matéria que está a estudar e sobre a qual poderá vir a pronunciar-se.
Preços

Prepare a carteira. 10 coisas mais caras em 2018

533
Banco de Portugal, Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Ministério das Finanças esperam uma inflação perto de 1,5% em 2018. Saiba o que mais irá pesar no seu orçamento no próximo ano.
Economia

Preços da habitação aumentam 10,4% no 3º trimestre

O Índice de Preços da Habitação aumentou 10,4% no terceiro trimestre, em termos homólogos, ao ritmo mais alto em pelo menos oito anos, divulgou esta quarta-feira o INE.
Angola

Luanda. Preço dos produtos sobe no Natal

Os vendedores justificam o aumento com a subida de preços nos armazéns e queixando-se de quebras no negócio face aos atrasos nos salários dos trabalhadores.
Eletricidade

Em 150 milhões previstos, só chegaram 5 milhões 

Contribuição cobrada às grandes empresas de energia desde 2014 deveria ter beneficiado preços de eletricidade, mas até agora o Estado só transferiu 5 milhões, face aos 150 milhões de euros previstos.
Economia

Subida de preços acelera em novembro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor foi de 1,5% em novembro, 0,1 pontos percentuais acima de outubro, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.
Alimentação

Sindicatos contestam subida do preço do pão

A Federação de Sindicatos de Alimentação contestou a subida do preço do pão em cerca de 20% em 2018. A união sindical quer uma reunião com o patronato no Ministério do Trabalho.
País

Seca. Agricultores dizem que preços vão subir

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Sousa, disse que a perda de produção agrícola provocada pela seca que o país enfrenta vai provocar um aumento dos preços.
Eurostat

Zona Euro: 1,4% de inflação anual em outubro

A taxa de inflação anual fixou-se em outubro nos 1,4% na zona euro e nos 1,7% na União Europeia (UE), acima da homóloga mas aquém da registada em setembro, segundo o Eurostat.
Angola

Angola. Inflação está acima dos 26%

A taxa de inflação em Angola acelerou 2,39% entre setembro e outubro, voltando a aproximar-se de máximos de 2017, com o acumulado a 12 meses a subir para acima dos 26%.
Economia

Subida de preços estabiliza em outubro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor manteve-se nos 1,4% em outubro, idêntica a setembro, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Preços

Portagens vão ficar mais caras em 2018

345
As taxas de portagem devem aumentar até 1,42% no próximo ano. As concessionárias de auto-estradas têm até dia 15 deste mês para entregar a proposta ao Governo.
Economia

Subida de preços acelera para 1,4% em setembro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor aumentou 0,3 pontos percentuais para 1,4% em setembro, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Angola

Angola. FMI prevê recessão de 0,7%

O Fundo Monetário Internacional divulgou uma previsão que contrasta com a do governo angolano. Os preços em Angola deverão aumentar este ano 30,9%.
EDP

EDP terá menos 165 milhões por ano. E pode pagar

Contas da ERSE ao custo final das rendas da EDP apontam para redução na fatura anual paga nos preços da luz de 165 milhões de euros, a partir de 2018. E em vez de receber, a EDP ainda pode pagar.
EDP

Lei que fixou rendas deu 510 milhões a mais à EDP

309
Regulador da energia conclui que passagem das centrais da EDP para o regime dos CMEC, aprovado em 2004, gerou um acréscimo de custos de 510 milhões de euros aos preços da eletricidade.
Combustível

Bruxelas não vai investigar preços em Portugal

Bruxelas já respondeu à carta de Portugal a pedir avaliação ao mercado dos combustíveis. Divergência de preços entre países não chega para justificar abertura de investigação europeia.
Produção Industrial

Preços na produção industrial aumentam 2,5%

Os preços na produção industrial aumentaram 2,5% em agosto, face ao mesmo mês do ano anterior, acima da subida homólogo de 2,2% de julho.
Inflação

INE: inflação foi de 1,1% em agosto

A taxa subiu em 0,2 pontos percentuais em relação a julho. O principal motivo é o aumento do preço dos transportes.
Venezuela

Maduro anuncia novo sistema de fixação de preços

135
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a entrada em vigor, a partir desta sexta-feira, de um "um novo sistema" para estabelecer os preços máximos de 50 produtos.
Angola

Angola: Maior produção de petróleo reduz défice

O aumento da produção e a subida dos preços do petróleo em Angola irão aumentar a receita fiscal nos próximos trimestres, avança a BMI Research. "A consolidação será gradual", sublinha a consultora.
Petróleo

Produtores de petróleo prometem reduzir produção

Vários países produtores de petróleo concluíram uma reunião técnica com a promessa de respeitarem as reduções na produção para estimular a subida dos preços, indica um comunicado da OPEP.
Casas

Preços de casas aumentam em 95% dos concelhos

Os preços das casas em Portugal continental subiram em 95% dos 309 concelhos, só se registando quebras em 15 daqueles territórios, no primeiro trimestre do ano.
Instituto Nacional Estatística

Preços na produção industrial desaceleram

Os preços na produção industrial desaceleraram em junho relativamente ao mesmo mês de 2016, ao subir 2,7%, depois do crescimento de 4,1% em maio, enquanto na comparação mensal desceram 0,2%.
Casas

Escassez de oferta leva a subida de preço de casas

A escassez da oferta de habitação "continua a ser um dos principais fatores a influenciar o aumento dos preços" das casas, num cenário de crescimento da procura.
Preços

Barril de Brent negociado a 44,82 dólares

O barril de petróleo Brent encerrou a valer 44,82 dólares no mercado de futuros de Londres, menos 2,60% do que no encerramento na sessão anterior, o valor mais baixo deste ano.
Produção Industrial

Produção industrial com subidas de mais de 4%

Os preços na produção industrial aumentaram 4,3% na zona euro e 4,8% na União Europeia em março e na comparação homóloga, segundo divulga esta sexta-feira o Eurostat.
Preços

Não compre Iphones nem coca-cola na Noruega

É por uma questão de poupança. O Iphone 7 é mais caro na Turquia bem como a coca-cola e a cerveja na Noruega. Mas se viver em Zurique, na Suiça, é provável que os preços não sejam uma preocupação.
Inflação

Páscoa e Turismo fazem preços subir mais que na UE

Índice Harmonizado de Preços no Consumidor subiu 2,4% em abril. Turismo, e o facto de a Páscoa ter-se celebrado em abril, fazem subir preços nos restaurantes, hotéis e transportes.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo promulgou taxa de 50 cêntimos na água

O Presidente da República promulgou o diploma que implica o pagamento de uma taxa de 50 cêntimos anuais pelos consumidores para compensar os maiores custos de distribuição de água do interior do país.
Brexit

Brexit. Preços sobem 2,3% em fevereiro

A inflação homóloga no Reino Unido fixou-se em 2,3% em fevereiro, a taxa mais alta desde novembro de 2013 e contra 1,8% em janeiro, foi esta terça-feira anunciado.
Economia

Preços voltam a subir em fevereiro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) passou de 1,3% em janeiro para 1,6% em fevereiro de 2017, devido, em parte, à aceleração dos preços dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.
Japão

Preços subiram no Japão pela primeira vez num ano

O Índice de Preços no Consumidor do Japão aumentou 0,1% em janeiro em termos anuais homólogos, registando a primeira subida em 13 meses graças à recuperação dos preços do petróleo.
Papa em Fátima

Fátima. Preços exorbitantes e absurdos

Responsáveis hoteleiros e de associações do setor consideram que os preços exorbitantes pedidos para a visita do papa em quatro unidades turísticas de Fátima são um fenómeno residual e absurdo.
Alimentação

Piolho está a provocar subida no preço do salmão

A indústria do salmão está a enfrentar um grave problema chamado piolho do mar, que tem levado a grandes cortes na produção e, consequentemente, a um aumento súbito dos preços.
Eletricidade

Governo volta a questionar preços da eletricidade

234
Preços da eletricidade subiram 80% entre 1 e 25 de janeiro e Governo pediu investigação ao regulador. Mas, perante as respostas, novas dúvidas. Em causa está o preço do gás natural que serve Portugal.
Inflação

Preços em Portugal sobem 1,3% em janeiro

136
A taxa média de inflação, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), passou de 0,9% em dezembro de 2016 para 1,3% em janeiro deste ano, refletindo sobretudo a aceleração dos preços dos combustíveis.
Casas

Portugal regista 4ª maior subida no preço de casas

O preço das habitações aumentou 3,5% na zona euro e 4,3% na União Europeia no terceiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo período de 2015, com Portugal a registar a maior subida.
Preços

Preços da habitação com maior subida desde 2010

O índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 7,6% no 3.º trimestre, numa comparação homóloga, registado a maior subida desde o início de 2010.
Preços

Preços na produção industrial inalterados

Os preços na produção de produtos industriais mantiveram-se, uma vez que os aumentos nos agrupamentos de energia e de bens de consumo compensaram as reduções nos restantes agrupamentos.
Educação

Dezenas de alunos contestaram preços das cantinas

Cerca de cinquenta estudantes do ensino superior protestaram contra o aumento do preço das refeições nas cantinas, que tornou o seu custo "incomportável" para os orçamentos dos alunos.
Eurostat

Preços sobem 0,5% na zona euro em outubro

A taxa de inflação homóloga foi, em outubro, de 0,5% na zona euro, valor que compara com os 1.0% do mesmo mês de 2015 e com os 0,4% de setembro, divulgou esta quinta-feira o Eurostat.
Preços

Preços sobem 0,9% em outubro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) passou de 0,6% em setembro para 0,9% em outubro, indicou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Petróleo

Arábia Saudita. Petróleo barato está a acabar

O ministro saudita da Energia, Khaled al-Faleh, estimou este domingo que o ciclo de baixos preços do petróleo chegou ao fim, considerando o contexto de melhoria dos fundamentos do mercado.
Preços

Subida dos preços abranda para 0,6% em setembro

A taxa de inflação em setembro, medida pelo Índice de Preços no Consumidor, registou uma variação homóloga de 0,6%, situando-se em termos mensais nos 0,7%, segundo o INE.
Habitação e Urbanismo

Preços da habitação sobem 6,3% 

O índice de preços da habitação aumentou 6,3% no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2015, menos 0,6 pontos percentuais do que a variação homóloga observada no trimestre anterior.
Preços

Preços sobem 0,5% em junho puxados por alimentação

A subida dos preços dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas levou ao aumento dos preços ao consumidor, em cerca de 0,5% em junho, segundo dados divulgado pelo INE.
Preços

Inflação atinge 8,47% em Moçambique

Moçambique registou uma inflação acumulada de 8,47% de janeiro a maio deste ano, indicou em comunicado o Instituto Nacional de Estatísticas.
Consumo

Preços do leite caíram 16% desde o fim das quotas

A queda do consumo, o embargo russo aos produtos agrícolas europeus e o fim do regime das quotas leiteiras ditaram um ano negro para os produtores nacionais de leite, que viram os preços cair 16% desde abril de 2015.
Preços

Subida dos preços abranda para 0,4%

Esta descida representa menos 0,4 pontos percentuais do que em janeiro.
Inflação

Preços sobem 0,3% na zona euro em janeiro

Taxa de inflação homóloga da zona euro fixou-se em 0,3% em janeiro, uma subida dos preços face aos -0,6% do mesmo mês do ano passado, segundo o Eurostat.
Orçamento do Estado

Imposto volta a subir se petróleo baixar mais

242
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, admitiu aumentar imposto petrolífero ao longo do ano se houver "outra redução significativa" do preço do petróleo.
Instituto Nacional Estatística

Preços sobem 0,8% em janeiro

O INE divulgou que os preços do consumidor subiram 0,8% em janeiro face ao período homólogo, mas caíram 1,0% em relação a dezembro.
Protestos

Chuva de bolas de ténis contra preços dos bilhetes

Os adeptos do Borussia de Dortmund lançaram centenas de bolas de ténis durante o jogo com o Estugarda para protestar contra o elevado preço dos bilhetes.
Orçamento do Estado

Viagens grátis, leite de arroz e 6 curiosidades

Viagens grátis para trabalhadores dos transportes públicos, aumento do preço do tabaco, descida do IVA para o leite de arroz. Conheça algumas das curiosidades do Orçamento.
CTT

Preços dos CTT aumentam hoje em média 1,1%

De acordo com os CTT a atualização "corresponderá a uma variação média anual do preço do cabaz de serviços de correspondências, correio editorial e encomendas de 1,3%".
Preços

Taxa de inflação sobe para 0,4% na zona euro

A taxa de inflação homóloga na zona euro subiu 0,2 pontos percentuais para os 0,4% em janeiro, face a dezembro de 2015, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.
CTT

Preços dos CTT aumentam em média 1,1%

Os preços nos CTT vão aumentar, em média, 1,1% a partir do dia 1 de fevereiro, anunciaram hoje os Correios de Portugal.
Economia

FMI elimina exceção que permitiu resgate português

O FMI eliminou uma regra criada em 2010 que lhe permitiu participar no resgate internacional a Portugal, Grécia e Irlanda, apesar das dúvidas sobre a sustentabilidade da dívida desses países.
Preços

Preço das casas subiu em Portugal

O preço das habitações subiu 2,3% na zona euro, enquanto em Portugal avançou 3,4%, divulga hoje o Eurostat.
Energia

Petróleo da OPEP nos 23,58 dólares

108
O petróleo de referência da OPEP cotou-se na segunda-feira a 23,58 dólares, menos 4,6% do que na véspera e o valor mais baixo desde abril de 2003, informou hoje a organização.
OPEP

Petróleo. Equilíbrio de preços começa este ano

116
A OPEP anunciou que espera um "processo de reequilíbrio" do preço do petróleo a começar em 2016 porque a acentuada descida das cotações vai fazer com que a produção dos seus concorrentes, como os Estados Unidos, comece a cair.
Energia

Petróleo da OPEP nos 25 dólares, recua a 2003

O petróleo de referência da OPEP cotou-se na quinta-feira a 25 dólares, menos 2,69% do que na véspera e o valor mais baixo desde meados de setembro de 2003.
OPEP

25,76 dólares. Petróleo assim barato só em 2003

O petróleo de referência da OPEP cotou-se terça-feira a 25,76 dólares, menos 5% do que na véspera e o valor mais baixo desde meados de maio de 2003.
Inflação

Inflação trava em dezembro para 0,4%

O índice de preços ao consumidor subiu 0,4% em dezembro, face ao mesmo mês de 2014. É uma travagem face à inflação registada em novembro que foi de 0,6%.
Juros

Taxa de juro do crédito à habitação volta a baixar

As taxas de juro médias praticadas nas novas operações para crédito à habitação voltaram a tocar num mínimo histórico ao fixarem-se em 2,13%, uma diminuição de três pontos base face ao mês anterior, divulgou o Banco de Portugal.
Agricultura

Suinicultores desmobilizam em Alcanena

Os suinicultores concentrados junto à base do Intermarché, em Alcanena, desmobilizaram horas depois terem indicado que pretendiam manter o bloqueio ao acesso e a saída de camiões.
Brasil

Inflação no Brasil: 10,67%, a maior em 12 anos

A inflação no Brasil atingiu o valor mais alto dos últimos 12 anos em 2015, aumentando para 10,67 por cento, quando no ano anterior se tinha situado nos 6,41%, anunciou o governo.
Construção

Custos de construção de casa nova aceleram 0,1%

O índice de custos de construção de habitação nova "acelerou ligeiramente" em novembro com uma progressão de 0,1%, que compara com a variação nula registada em outubro, anunciou o INE.
Energia

Petróleo atinge valor mais baixo em quase 12 anos

365
O petróleo de referência na Europa está a negociar nos 35,52 dólares o barril, em mínimos desde julho de 2004, com os investidores na expectativa de que as reservas nos EUA estejam a aumentar.
Autoridade da Concorrência

Concorrência condenada por arquivar queixa à Galp

O Tribunal da Concorrência condenou a Autoridade da Concorrência por não ter investigado (e ter arquivado) uma queixa do Automóvel Clube de Portugal, que acusava a Galp de "práticas restritivas".
Inflação

Preços estabilizam na zona euro em dezembro

A taxa de inflação homóloga da zona euro estabilizou em dezembro, segundo uma estimativa rápida do Eurostat hoje divulgada, depois de ter registado uma subida de 0,2% em novembro.
Agricultura

Prejuízos dos suinicultores devem ser "suavizados"

O ministro da Agricultura reconheceu que os produtores nacionais de carne de porco estão a ser pagos a um preço inferior à média de referência e assinalou que é importante "suavizar o prejuízo" dos suinicultores.
Autoestradas

Quais as 43 autoestradas que aumentam portagens

107
A Infraestruturas de Portugal vai aumentar em cinco cêntimos 34 das 550 tarifas de portagem das autoestradas que lhe estão concessionadas no próximo ano.
Água

EPAL sobe preço da água em média 33 cêntimos

O preço da água vai subir em média 33 cêntimos por mês para a maioria dos clientes domésticos da EPAL a partir de 1 de janeiro, mas mantém-se a tarifa social e a familiar.
Autoestradas

Portagens aumentam só 0,05 euros

O ministério do Planeamento e das Infraestruturas anunciou que o aumento das portagens em 2016 é de 0,05 euros, o que abrange "apenas 10% dos troços das autoestradas portajadas", ficando as taxas dos restantes inalteradas.
Preços

Pão, leite e rendas. Veja o que sobe em 2016

699
Alguns dos bens essenciais vão aumentar logo a partir do dia 1 de janeiro. Entre eletricidade, telefones, rendas, pão ou lei, saiba o que vai aumentar e quais os preços que se vão manter em 2016.
Energia

Preço do barril de petróleo quase a níveis de 2008

O barril de petróleo Brent para entrega em janeiro está abaixo dos 37 dólares a aproximar-se do mínimo, de 36,61 dólares, registado em 24 de dezembro de 2008.
Instituto Nacional Estatística

Custos de construção caem em outubro

A taxa de variação homóloga do índice de custos de construção de habitação nova fixou-se em 0,0% em outubro, refletindo um decréscimo de 0,1 pontos percentuais face ao mês de setembro, anunciou o INE.
Black Friday

Worten desmente Deco: não subiu preços

Depois do comunicado da Deco, que afirmava que a Worten tinha aumentado os preços antes da Black Friday, a loja informa que nem sequer participou nesse dia de promoções.
Aviação

TAP diz que sobretaxa é para proteger passageiros

O presidente executivo da TAP explicou que a sobretaxa que a companhia vai aplicar no Natal e Ano Novo serve para "proteger o passageiro" que quer voar e não tem lugar porque outro retém uma reserva.
Preços

Inflação estabiliza nos 0,1% na zona euro

A taxa de inflação homóloga da zona euro estabilizou em novembro nos 0,1%, face a outubro, segundo uma estimativa rápida do Eurostat hoje divulgada.
Preços

Combustíveis simples. Poupamos ou perdemos?

A introdução de combustíveis simples em todos os postos permitiu aos consumidores pouparem 168 milhões de euros, diz a ENMC. Associação das petrolíferas alerta para perda de qualidade do combustível.
BCE

Draghi admite fazer mais. "Assim que possível"

O presidente do BCE disse hoje que "fará tudo o que deve para subir a inflação assim que possível" se em dezembro concluírem que a atual política monetária não está a ser suficiente.
Tabaco

Receita do imposto do tabaco cai para 970 milhões

O Estado encaixou 970,3 milhões de euros com o imposto sobre o tabaco até setembro deste ano, menos 5% face ao mesmo período de 2014.
Economia

Venezuela decreta aumento de 30% para docentes

285
Nicolas Máduro vai aumentar o salário dos professores em 30%. Numa altura em que a inflação ronda os 85%, o presidente venezuelano diz querer proteger o rendimento dos trabalhadores .
Instituto Nacional Estatística

Preços na produção industrial caem 4,1%

Os preços na produção industrial caíram 4,1% em setembro, face ao mesmo mês do ano passado, uma descida determinada pela queda homóloga de 15% do agrupamento de energia, informa hoje o Instituto Nacional de Estatística.
Zona Euro

Preços caem na zona euro, sobem em Portugal

As taxas de inflação homólogas da zona euro e da União Europeia foram, em setembro, de -0,1% cada, voltando a valores negativos, mas Portugal registou a segunda maior subida de preços.
Venezuela

Salário mínimo aumenta 30%. Mas inflação é de 180%

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira um aumento de 30% do salário mínimo dos venezuelanos. O FMI calcula que a inflação é superior a 180%.
Economia

AIE corta previsão de produção de petróleo

A Agência Internacional de Energia antecipa uma desaceleração mais forte do que o esperado no crescimento da procura de petróleo em 2016 devido às previsões económicas menos otimistas.
Inflação

Preços em Portugal sobem 0,9% em setembro

A taxa de inflação em setembro, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), registou uma variação de 0,9% face ao mesmo mês do ano passado, segundo o INE.
Eurostat

Preço das casas sobe mais do que na zona euro

O preço das habitações subiu 1,2% na zona euro e 1,3% na União Europeia (UE) no segundo trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2104, enquanto em Portugal avançou 2,9%.
DECO

Onde é mais barato encher o carrinho de compras?

234
O Jumbo é o supermercado mais barato em Portugal continental, o Continente/Modelo está à frente nos Açores e o Pingo Doce na Madeira. Use o simulador da DECO e poupe até 350 euros ao ano.
Economia

Inflação: Portugal tem 4ª maior subida

A taxa de inflação homóloga da zona euro estabeleceu-se, em agosto, nos 0,1%. Portugal registou a quarta maior subida entre os Estados-membros.
Segurança Social

Segurança Social passa a ter saldo positivo

A Segurança Social "inverteu a posição deficitária que apresentava no passado", e mesmo excluindo as transferências do Orçamento do Estado, teve um saldo positivo de 439 milhões de euros até junho.
Habitação e Urbanismo

Rendas deverão aumentar 0,16% em 2016 

O valor das rendas deverá aumentar 0,16% em 2016, depois de este ano ter ficado congelado, de acordo com os números da inflação dos últimos 12 meses até agosto hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Preços

Preço do leite cai 16% em Portugal e 20% na UE

O preço do leite cru caiu, em junho, 20% na União Europeia e 16% em Portugal, quando comparado com o mesmo mês de 2014, informou o observatório europeu do mercado do leite.
Preços

Preços na produção industrial recuaram 

Os preços na produção industrial baixaram em julho 2,1% na zona euro e 2,7% na União Europeia (UE), face ao mesmo mês de 2014, segundo dados divulgados pelo Eurostat.
Energia

Preço do petróleo em mínimos de seis anos

O preço do barril de crude da Organização dos Países Produtores de Petróleo iniciou a semana com uma perda de 5,41%, ao cotar-se em 40,67 dólares, o nível mais baixo dos últimos seis anos.
Auto

Pneus usados: DECO identifica falhas de segurança

A DECO vai requerer a criação de um quadro legal específico que obrigue à triagem obrigatória dos pneus usados vendidos por considerar que sua venda não contempla a segurança e a qualidade do produto.
Agricultura

Preço da sardinha triplicou em cinco anos

O preço médio de venda da sardinha triplicou desde 2010 acompanhando a diminuição das capturas que evoluíram na proporção inversa, indicam as estatísticas da Docapesca.
Economia

Aquecimento global pode aumentar preço da cerveja

198
O aquecimento global pode agravar as condições atmosféricas e comprometer a produção de lúpulo, uma planta utilizada na produção de cerveja alemã.
Inflação

Preços em Portugal sobem 0,8% em julho

Desde março que a variação homóloga dos preços em Portugal regista variações positivas, depois de um longo período em que os preços, em termos homólogos, registavam variações nulas ou negativas.
BCE

BCE "desapontado" com fundadores do euro

Os países fundadores da zona euro não têm assistido a uma convergência real desde o lançamento da moeda única, ao contrário daquilo que se esperava inicialmente, segundo um artigo publicado pelo Banco Central Europeu.
Mundo

Disneyland Paris pede mais a alemães? UE investiga

Comissão Europeia está a investigar se a Disneyland Paris cobrou mais aos visitantes consoante o país de origem. Visitantes alemães e britânicos terão sido os mais prejudicados.
Banco de Portugal

Contas externas com défice de 104,3 milhões

As contas externas de Portugal registaram um défice de 104,3 milhões de euros até maio, uma degradação de 471,6 milhões de euros face ao mesmo período de 2014.
Instituto Nacional Estatística

Preços na produção industrial caem 1,8% em junho

Os preços na produção industrial caíram 1,8% em junho, face ao mesmo mês do ano passado, uma descida determinada pela queda homóloga de 6,8% do agrupamento de energia.
Preços

Suspeitas de cartel: buscas e apreensões em portos

A Autoridade da Concorrência realizou buscas e apreensões em 7 empresas localizadas nos portos de Lisboa, Setúbal, Sines e Viana do Castelo, no âmbito de uma investigação por suspeitas de cartel.
Consumo

Venda de combustíveis para particulares cai 10,7%

Os portugueses consumiram menos combustível no primeiro trimestre deste ano, uma quebra de 10,7% face a igual período de 2014, com os postos de combustível dos hipermercados a liderarem a preferência.
Telecomunicações

Será desta: fim do 'roaming' para junho de 2017?

169
O Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu chegaram a acordo sobre a abolição das taxas de 'roaming' dos telemóveis no espaço europeu a partir de 15 de junho de 2017, sob condições.
Gasóleo

Impostos iguais nos combustíveis ibéricos?

O secretário de Estado da Energia considerou que uma harmonização fiscal entre Portugal e Espanha nos mercados dos combustíveis seria "vantajoso para o funcionamento saudável dos mercados" de ambos os países.
A página está a demorar muito tempo.