O cenário repete-se em qualquer lugar onde esteja Marcelo Rebelo de Sousa: o Presidente chega e a população logo se desdobra em esforços para tirar a famosa selfie. Uma sondagem revelada pelo Expresso dá corpo aos números: 52,5% dos inquiridos admitia querer tirar uma fotografia ao lado de Marcelo — o que, trocado por miúdos, equivale a mais de cinco milhões de portugueses. A mesma pesquisa avançava também que 3,3% dos inquiridos já tinham satisfeito esse desejo. Mas existem os outros 49% que ainda não conseguiram e os “afetos” do Presidente não dão para tudo.
Vai daí, a agência de comunicação lisboeta Mosca Digital lançou uma aplicação que permite resolver o problema. Agora, todo e qualquer português pode tirar uma selfie com o Presidente — ou Marcelfie, que é o nome da app. “És o único português que não tem uma selfie com o Marcelo? Não desesperes, chegou a Marcelfie”, pode ler-se logo na página inicial do site que disponibiliza a app — que ainda só está disponível, e de forma gratuita, para Android (em breve deverá surgir a versão para iOS).
Para usar a aplicação, tem apenas de utilizar a câmara do telemóvel para sobrepor a sua imagem à de Marcelo. Há várias poses e cenários disponíveis, pelo que o utilizador pode escolher aquele que mais se adequar ao seu gosto. Depois de tirar a fotografia, pode ainda escolher se gostou ou não do resultado final e repetir até lhe agradar. Quando isso acontecer, a aplicação permite partilhar a imagem diretamente nas redes sociais.
A iniciativa partiu da mesma agência que já tinha criado um jogo no qual convidava os participantes a ajudarem Madonna a estacionar o carro em Lisboa. A ideia surgiu aproveitando a polémica em torno da cedência de lugares de parqueamento para a frota da artista.