Ainda têm os homens portugueses medo da beleza? Ou cuidar da pele e do cabelo já não é uma preocupação exclusiva das mulheres? A verdade é que muitos homens preferem produtos práticos e convenientes – podem dizer olá aos produtos de banho que são champô e gel de banho ao mesmo tempo. Mais prático que isto não há – e no seu dia a dia não fazem ideia para que servem os produtos de pele e como é que é suposto utilizá-los. Não admira que muitos ainda os deixem a ganhar pó na casa de banho.

Mas há boas notícias: um estudo realizado pela L’Oréal Portugal concluiu que 75% dos homens portugueses já usa produtos de beleza e 89% tem mesmo um papel ativo na escolha e na compra dos produtos que utiliza. E o que é que os homens fazem para melhorar a sua aparência? 72% valoriza a alimentação saudável, 30% ir ao ginásio, 22% usar perfumes e 17% cremes. Há mais números interessantes: o perfil de homens que utiliza produtos de beleza (tratamento de rosto, de corpo, de cabelo, styling, produtos para a barba, coloração e maquilhagem) é mais jovem com menos de 44 anos, enquanto o perfil dos utilizadores de produtos de higiene (champô, desodorizante, gel de duche, produtos para fazer a barba e perfume) é mais velho e com mais de 45 anos.

Mais novos ou mais velhos, todos os homens têm de perder o medo dos produtos de beleza. Como escreve o site de beleza StyleCaster, “desde tenra idade, os homens são condicionados a serem vistos como masculinos, robustos e fortes. Colocar esforço na sua aparência era bom, mas importar-se muito com isso era ridicularizado, muitas vezes por outros homens, e visto como uma ameaça à sua masculinidade”.

David Beckham é um exemplo desta mudança na forma como os homens estão a começar a olhar para a beleza. Este ano o jogador lançou a sua linha de beleza – House 99 – para “dar aos homens a inspiração e os produtos certos para experimentarem e sentirem-se confiantes ao fazê-lo”, explicou. E o jogador diz que, para ele, os cuidados de beleza não são apenas sobre a forma como cada homem se mostra mas sim como se sente. Os produtos House 99 já estão à venda em Portugal também.

O jogador numa das suas imagens de apresentação da marca. Fotografia de House 99

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, mesmo que os homens não tenham preocupações de beleza por motivos de vaidade, devem ter, pelo menos, por motivos de saúde. Eis porquê:

Todos os homens precisam de um hidratante

Todos, mesmo. Porque não são só as mulheres que envelhecem. Assim, não é preciso ter uma rotina muito complicada todas as manhãs. Basta um protetor solar e um bom hidratante e já estão prontos para o que der e vier e, claro, estão retardar os sinais de envelhecimento, a proteger a pele dos raios UV e a alimentá-la com vitaminas e nutrientes que criam uma barreira que protege a pele das toxinas do dia a dia (como o fumo ou a poluição).

Limpar e exfoliar não é só para as mulheres

Para muitos homens, exfoliar a pele pode ser demasiado feminino. Mas é um passo que vai fazer toda a diferença na pele: vai desobstruir os poros, eliminar as células mortas, minimizar a aparência de linhas e, quando a exfoliação é feita antes de barbear, evita os pelos encravados. Como fazer? É muito simples: deve-se limpar a pele à noite para eliminar todos os resíduos de poluição, suor e impurezas. O exfoliante pode ser usado duas ou três vezes por semana em vez do produto de limpeza habitual. Adam Elis, um ilustrador e autor com mais de um milhão de seguidores, diz que recebe tantas questões sobre os seus cuidados que criou um destaque no seu Instagram para mostrar aos outros homens a sua rotina de pele.

Barbear não tem de ser a parte mais temida da manhã

Um creme de barbear pode mudar completamente a forma como a pele fica depois de barbeada. Um bom creme vai ajudar a que a lâmina deslize de forma mais suave e evitar que a pele fica irritada e com vermelhidão durante horas.

Os homens que querem cuidados mais profundos podem ainda apostar em máscaras, cremes de olhos e tónicos. Imagem de Pinterest

Já está preocupado com a idade?

É para isso que existem os cremes de noite anti-idade e os séruns. E também esta parte é simples: basta escolher um produto que vá de encontro ao que pretende, aplicar antes de ir para a cama e depois é dormir sobre o assunto. De manhã, a pele vai estar mais descansada, saudável, jovem e fresca.

E para os que não têm medo de ir mais longe…

O céu é o limite! Que é como quem diz, há muitas mais coisas que pode conhecer. Se já nota a área ao redor dos olhos cansada e com pés de galinha, pode adotar um creme de olhos à sua rotina como um gel energizante ou um creme anti-rugas. Se os poros são a sua preocupação, os tónicos contêm ingredientes de limpeza que ajudam a minimizar a sua aparência. Basta colocar num disco de algodão e aplicar na pele depois de a limpar à noite. E se tem a pele desidratada, baça ou irritada, pode aplicar uma máscara uma vez por semana. Só tem de escolher as máscaras que melhor respondem àquilo que a sua pele precisa.

Não sabe o que comprar? É aqui que nós podemos ajudar. Na fotogaleria, reunimos alguns produtos úteis para os homens que querem cuidar mais de si mas nem sabem por onde começar.