Futebol

Espanha conta com Portugal para organizar o Campeonato da Europa de 2028

120

Os espanhóis queriam organizar o Mundial 2030 com Marrocos e Portugal, mas a hipótese caiu por terra quando o país africano avançou sozinho. Agora, Espanha quer o Euro 2028 - e conta com Portugal.

A seleção espanhola sagrou-se campeã do mundo em 2010, no Mundial da África do Sul

AFP/Getty Images

Espanha quer voltar a ser o país anfitrião de um grande torneio de seleções. Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Pedro Sánchez, presidente do Governo espanhol e Gianni Infantino, presidente da FIFA, reuniram na manhã desta quarta-feira no Palácio da Moncloa, a residência oficial de Sánchez, com o objetivo de organizar uma campanha que leve o futebol internacional de regresso a terras espanholas. A última vez que Espanha organizou um Europeu ou um Mundial foi já em 1982, quando a seleção italiana se tornou campeã do mundo.

As duas grandes competições em cima da mesa são o Campeonato da Europa de 2028 e o Campeonato do Mundo de 2030. De acordo com o jornal Marca, a prioridade, atualmente, será o primeiro: a ideia dos responsáveis pelo futebol espanhol era fazer uma candidatura conjunta com Portugal e Marrocos ao Mundial 2030 – não só devido à partilha de custos como também à força que a proposta ganhava com outros dois países -, mas a nação africana antecipou-se e já anunciou que vai concorrer a solo, competindo assim com a candidatura conjunta da Argentina, do Uruguai e do Paraguai. Assim sendo, a Real Federação Espanhola de Futebol e o próprio Governo do país viraram o azimute para o Europeu 2028 e, neste caso, continuam a contar com o apoio português.

De recordar que Portugal e Espanha avançaram com uma candidatura conjunta para organizar o Mundial 2018, mas a Rússia acabou por ganhar a corrida. O país que foi duas vezes campeão da Europa e uma campeão do mundo em apenas seis anos vai integrar a organização do Euro 2020 — que vai ser espalhado por várias cidades europeias – e o estádio do Atl. Bilbao vai ser um dos palcos do torneio.

Nos anos seguintes, já se sabe que será o Qatar a organizar o Mundial 2022 enquanto que o Campeonato do Mundo de 2026 será disputado nos Estados Unidos, no México e no Canadá. Alemanha e Turquia ainda discutem a organização do Europeu 2024: a decisão será anunciada a 27 de setembro.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mfernandes@observador.pt
Futebol

Sobre o futuro próximo de José Mourinho

António Bento

No frio e previsivelmente longo Inverno de 2018-2019 a pele de José Mourinho não é boa de se vestir, como se vê por uma parte significativa das suas declarações à imprensa desde que foi despedido.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)