É óbvio que nenhum fabricante vai produzir automóveis, eléctricos ou outros, que saiba de antemão que não vai conseguir vender. Mas no que respeita à fabricação de veículos eléctricos, assiste-se de momento a uma estratégia que passa por incluir modelos accionados por motores eléctricos, apenas para baixar as emissões nocivas médias da gama, sem que contudo os construtores se comprometam com os volumes para fazer frente à procura no mercado. Ou até mesmo conceber veículos que o público possa adquirir em quantidade.

8 fotos

Vem isto a propósito da VW ter anunciado que a sua nova fábrica de Zwickau, na Alemanha, de onde vão sair todos os seus veículos eléctricos, ter uma capacidade de produção de 100.000 unidades por ano, um valor muito baixo para uma marca que coloca no mercado mais de 6 milhões de veículos anualmente, mas ainda assim um valor considerável. Pelo menos quando comparado com alguns concorrentes, uma vez que a Jaguar (que nem sequer fabrica o I-Pace, delegando esse investimento na Magna) se fica pelos 15.000 veículos eléctricos por ano e a Porsche não irá muito mais longe, uma vez que o Taycan tem previsto limitar-se às 20.000 unidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

5 fotos

De Zwickau vão sair já a partir do final de 2019 o I.D. Neo, o eléctrico com dimensões de Golf por fora e de Passat por dentro, a que se vai juntar nos anos seguintes o I.D. Buzz, o I.D. Crozz e o I.D. Vizzion, todos eles montados sobre a plataforma MEB, específica para carros eléctricos.

Para se ter uma ideia sobre o que representa a produção de 100.000 veículos eléctricos por ano, avançada pela marca alemã e que constitui um dos valores mais elevados entre os fabricantes europeus, basta ver que a Renault se está a preparar para conseguir fabricar, ainda em 2018, 440 unidades do Zoe por dia, o que lhe permite oscilar entre 100.000 e 160.000 unidades deste modelo eléctrico por ano e que a Nissan já produz cerca de 100.000 Leaf anualmente, nas instalações que possui na Ásia, Europa e EUA. E se isto lhe parece elevado, tenha em conta que a Tesla já está a produzir cerca de 100.000 veículos/ano dos Model S e X, a que junta, segundo os valores de agosto, uma média de 213.000 unidades/ano do Model 3. Valor este que vai continuar a aumentar até aos 400.000/ano nos próximos 12 meses, o que, com o histórico da Tesla, pode perfeitamente derrapar para 24 meses.

11 fotos