O Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores de Portugal, registou um aumento de 81% do número de reclamações dirigidas a ginásios, comparativamente ao período homólogo.

De acordo com a análise de dados entre janeiro e agosto de 2018, em comparação com 2017, chegaram ao Portal da Queixa cerca de 150 reclamações dirigidas a diversas marcas de ginásios. As reclamações têm aumentado ano após ano, segundo os dados obtidos.

O mau atendimento/serviço e débitos/cobranças indevidas são os principais motivos das queixa. Relativamente ao primeiro, chegaram ao Portal da Queixa mais de 50 reclamações, com um aumento de 96%; já o segundo foi alvo de 41 queixas em 2018, registando um aumento de 71%.

Foram também são motivo de reclamação a rescisão/cancelamento e a publicidade enganosa agregada a más práticas comerciais, cujos valores aumentaram, de 2017 para 2018, em 45% e 144%, respetivamente.

Em termos globais, cerca de 63% dos casos referem-se, não só, a problemas com débitos e rescisões, mas também, a utilizadores que se sentem enganados ou injustiçados por más práticas comerciais.

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O Fitness Hut, Solinca Health Clubs e Holmes Place são as marcas que apresentam o maior número de reclamações, com um aumento entre os dois anos de 106%, 79% e 42%, respetivamente.

Em comparação com o período homólogo, as marcas Fitness Hut e Solinca Health Clubs são as que apresentam um maior número de reclamações. Cerca de 48% das queixas foram respondidas, contudo, são poucas as que têm resolução, como é possível confirmar na página sobre as marcas no Portal da Queixa: Fitness Hut e Solinca.

O Portal da Queixa surgiu como um projeto pioneiro em Portugal, em 2009, e, em 9 anos de existência, já recebeu mais de 215.000 reclamações, apresentadas por 270 mil utilizadores registados online.