A regulamentação europeia já tornou obrigatório, desde Abril, que todos os novos veículos estejam equipados com o sistema eCall, que notifica os serviços de emergência automaticamente em caso de acidente grave, agilizando o socorro e salvando vidas. Mas agora a Ford e a Vodafone querem ir mais longe, proporcionando o sistema eCall Plus.

O projecto que liga o fabricante americano à empresa britânica de telecomunicações pretende não só informar os serviços de emergência, como avisar os condutores dos restantes veículos, num raio de 500 metros do local acidente, que é melhor tomarem precauções e prepararem-se para facilitar a passagem de uma ambulância ou outros meios de socorro. Se o eCall permite salvar vidas, o eCall Plus tenta poupar vidas e tempo.

Segundo a Ford, estudos revelam que, graças ao novo sistema, o tempo de resposta dos socorristas é reduzido, o que é tão mais importante quanto um ganho de apenas 4 minutos representa uma melhoria de 40% na probabilidade de sobrevivência das vítimas de acidentes graves. Pelo seu lado, a Vodafone, através do CEO na Alemanha Hannes Ametsreiter, admite que “a revolução digital traz consigo novas possibilidades para salvar vidas na estrada”.

A Ford e a Vodafone ainda não anunciaram quando esperam que o serviço esteja activo, ou até em fase experimental, mas ninguém discute o seu potencial. Veja aqui como tudo funciona: