As autoridades francesas estão a investigar o jogo PSG-Estrela Vermelha, do passado dia 3 de outubro, a contar para a 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, por suspeita de manipulação de resultados. De acordo com o jornal desportivo francês L’Equipe, que esta sexta-feira revela o caso, a polícia francesa foi alertada pela UEFA depois do organismo que regula o futebol europeu ter recebido a informação de fonte credível de que um dirigente do clube sérvio tinha apostado cinco milhões de euros na derrota do Estrela Vermelha por cinco golos de diferença.

Na semana passada, num jogo arbitrado por Artur Soares Dias, os franceses venceram os sérvios por 6-1 no Parque dos Príncipes – logo, este dirigente do clube de Belgrado, que utilizou vários cúmplices para a realização das apostas, ganhou dezenas de milhões de euros com a aposta. Segundo o jornal francês, a UEFA foi avisada da intenção deste dirigente dias antes do jogo e prontamente informou as autoridades francesas.

O PSG venceu o Estrela Vermelha de Belgrado com um hat-trick de Neymar e golos de Edinson Cavani, Di María e Mbappé. Ao intervalo, os franceses já venciam por 4-0 e os sérvios só conseguiram responder com um golo solitário de Marko Marin. O Estrela Vermelha está esta temporada de regresso à Liga dos Campeões depois de uma ausência de 26 anos. Integrados no Grupo C, surpreenderam ao empatar sem golos em Belgrado com o Nápoles antes de serem goleados em Paris. Na próxima jornada, a 24 e outubro, visitam o Liverpool em Anfield Road.

De recordar que, depois deste jogo, PSG e Estrela Vermelha foram multados pela UEFA devido à violência entre claques. Franceses e sérvios já reagiram entretanto às notícias de que o jogo entre os dois clubes está a ser investigado. Em comunicado, o PSG diz que foi “com o maior espanto que soube desta informação” e “rejeita categoricamente qualquer envolvimento direto ou indireto em relação à suspeita de resultados combinados”. Já o Estrela Vermelha declara-se “escandalizado e enojado” e “nega as acusações em relação ao jogo PSG-Estrela Vermelha e o envolvimento de qualquer pessoa do clube em ações contrárias à honra”. “O Estrela Vermelha espera que a verdade se estabeleça no menor prazo possível e que desapareça qualquer dúvida sobre um vínculo de um membro do clube com estes atos. Estas acusações trazem um grande prejuízo ao nome e à reputação de nosso clube. É por isso que o Estrela Vermelha insiste diante dos órgãos competentes na Sérvia, na UEFA e em França para que investiguem até o fim”, acrescenta o comunicado do clube de Belgrado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR