Os portugueses são os cidadãos europeus que mais tempo demoram a almoçar, com uma média de 58 minutos. Em sentido oposto, e no fim da tabela, está a Polónia com 26 minutos, conclui um estudo independente realizado pelo YouGov Plc e divulgado esta segunda-feira.

A hora de almoço tornou-se desinteressante para muitos portugueses. Um novo estudo constatou que ”um em cada quatro portugueses faz a mesma refeição todos os dias sendo as sanduíches (33%) confecionadas em casa, a refeição mais popular no horário de almoço. O menu mais popular é seguido de perto por saladas (33%) e massas (32%)”.

A prática de almoçar “à secretária” surpreende com 17% sendo que 22% admite trabalhar ao mesmo tempo que almoça. Em contrapartida, 3% dos inquiridos admitem não almoçar dadas as excessivas tarefas laborais.

Sobre este último facto, Amanda Hamilton, especialista em nutrição, afirma que “segundo os dados mais recentes, um funcionário a tempo inteiro na UE trabalha em média 40,3 horas. No entanto, estudos concluem que não é possível concentrar-se ou ser produtivo durante esse período de tempo sem uma pausa adequada. O declínio na tradicional “hora do almoço” significa que os trabalhadores não estão a ter a possibilidade de restabelecer energias e refrescar. É essencial que as pessoas façam boas escolhas no horário do almoço para garantir que sintam-se melhor durante o horário de trabalho.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Diferenças nas rotinas de almoço entre os europeus

De acordo com o comunicado emitido, os polacos são os mais populares a consumir a mesma refeição todos os dias, enquanto que os holandeses demonstram um leque de opções mais amplo, com apenas 18% a admitir almoçar o mesmo menu todos os dias.

Os polacos fazem o intervalo de almoço mais curto com 26 minutos, enquanto que os portugueses usufruem de mais tempo com 58 minutos. Por outro lado, os romenos (32%) são menos propensos a fazer qualquer pausa para o almoço e os suecos são os que demonstram mais disposição para fazerem refeições em espaços partilhados do escritório.

O que almoçamos e quando almoçamos

Sanduíches, saladas e massas são umas comidas mais desejadas, contudo algumas pessoas confessam entregar-se a comidas exóticas, como comida tailandesa ou oriental e sushi.

As horas apontadas para a realização da maioria das refeições é entre as 12h e as 13h com 76%. Em toda a Europa, apenas os espanhóis almoçam mais tarde, em média entre as 13h e as 14h.

A inovação com os serviços de entrega

Os serviços de entrega tornam-se cada vez mais populares e muitos são os que admitem recorrer a este género de serviços. De acordo com o estudo, 39% dos trabalhadores sentem que o benefício destas aplicações é a capacidade de fazer uma refeição quente na hora do almoço, 35% adorariam usar uma aplicação para não ter que preparar a sua própria refeição e mais 35% gostam do número de opções de refeições disponíveis.

O estudo realizou-se entre 12 e 20 de Setembro, através de meios online, e compreendeu uma amostra de 8058 adultos europeus, com idades superiores a 18 anos. Os países participantes foram a Roménia, Holanda, Itália, Portugal, Polónia, Suécia, Áustria, Bélgica e Espanha.